Livro – A Guardiã de Histórias de Victoria Schwab

Já imaginou um universo em que os mortos são como livros que repousam em prateleiras? É justamente isso o que encontramos em A Guardiã de Histórias lançado pela Bertrand Brasil. Essa ideia super diferente despertou a minha atenção desde o início. Uma das coisas que mais gostei na obra foi o mundo criado por Victoria Schwab, a vontade de descobrir todos os seus segredos, me deixou ligada ao livro até o fim.

A protagonista é Mackeizie Bishop, uma adolescente de 16 anos que leva adiante o legado de seu avô, um antigo guardião que a escolheu para ser a sua sucessora. A história intercala o presente e o passado. Nos flashbacks entendemos a ligação forte entre os dois personagens e temos uma ideia de como foi o processo de treinamento, até o momento em que, finalmente, se tornou uma Guardiã de Histórias.

Para entendermos esse universo podemos imaginar três locais principais: O Arquivo, uma espécie de biblioteca que armazena os mortos, que no livro são chamados de “Histórias” e ficam dispostos em prateleiras; os corredores que interligam o Arquivo e o Externo (como é chamado o mundo real) são conhecidos por Estreitos é neste local que os guardiões entram em ação, devolvendo aos Retornos as Histórias que acordam inquietas com seu passado e acabam se desgarrando, tornando-se criaturas violentas.

A Guardiã de Histórias de Victoria Schwab

O ponto de partida da trama é a mudança da família Bishop para o  Coronado, um antigo hotel, convertido em condomínio residencial muitos anos antes.  Essa decisão foi uma tentativa de superar a morte do pequeno Ben, o irmãozinho da protagonista. Ali, Mackenzie encontra duas portas para os Estreitos, algo extremamente incomum.

Além de aprender a lidar com uma realidade longe das lembranças do irmão, a personagem depare-se com um intrigante mistério: alguém está deliberadamente apagando trechos do passado e acordando um número assustador de Histórias.

A Guardiã de Histórias de Victoria Schwab

Esse mistério nos prende a trama e conforme fazemos parte da investigação, entendemos melhor como funciona as caçadas pelos Estreitos. Além de persuasão os guardiões precisam aprender técnicas de luta eficientes para derrotar as histórias mais violentas e nesse processo, podem se ferir ou, até mesmo, morrer.

A jovem Guardiã mostra-se muito humana e forte desde o início, rapidamente nos simpatizamos com a sua missão e passamos a fazer parte desse delicado processo de luto. A morte do irmão, no entanto, acaba se tornando o seu ponto fraco, a maneira com que ela lida com a situação a deixa vulnerável e a certa altura da trama Mac, acaba indo contra a praticamente tudo o que o avô lhe ensinou, o que me surpreendeu de maneira negativa, pois esperava uma atitude mais madura da personagem.

A Guardiã de Histórias de Victoria Schwab

Eu particularmente gostei bastante dessa edição, adorei a capa do livro e acho que a chave em destaque representa muito bem a história, pois cada guardião possuiu uma chave especial capaz de destrancar as portas para os estreitos.

Ao que tudo indica o livro faz parte de uma série! Quero dar continuidade, acho que a autora poderá explorar muita coisa bacana desse universo! Vocês já conheciam A Guardiã de Histórias? Ficaram curiosos para conhecer? Beijos e até mais! :)

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]

18 comments

  • Estou bem curiosa para ler esse livro, que já está na minha listinha. Gosto muito da ideia que ele traz e já li muitas resenhas positivas. Quando eu ler, conto o que achei!
    Beijos
    Mari

  • Desde aquele dia do evento eu tô doida por esse livro e acho que deve ser bem legal. Fiquei muito curiosa para entender mais sobre essa história que é tão estranha vendo assim por fora, né? hahaha Fiquei animada por saber que gostou então acho que vou acabar gostando também. :’)

    Beijo!

  • Esse é um dos próximos livros que quero comprar. Me interessei desde o seu lançamento e ainda mais depois de ver várias resenhas sobre ele (mesmo algumas parecerem meio decepcionadas com o livro). De qualquer forma a história parece interessante e diferente, ainda mais por tratar os mortos como livros em bibliotecas.

    Beijos!!!

  • Gostei tanto desse livro :D
    Os mistérios me deixaram bem presa à história também, não consegui largar até descobrir o que tava acontecendo. E como sempre, fico tentando adivinhar ao longo da história e dessa vez errei tudo hahaha
    Certas atitudes da Mac me surpreenderam também, mas ao mesmo tempo eu não sei se agiria de forma diferente. Pra algumas coisas eu não consigo ser muito racional :(

    Gostei muito da resenha e das fotos Dai <3

    Beijos!

    • A história é muito boa mesmo ^^ Os mistérios foram bem construídos, né? Tive esse desapontamento com a Mac, mas não foi o suficiente para me desanimar com a leitura :) Beijos!!!

  • Eu nem consigo explicar o quanto amei esse livro <3. Foi uma leitura muito especial pra mim e enrolei até o último momento pra finalizar, porque por mais que eu quisesse descobrir como a trama seria solucionada, não queria que o livro acabasse nunca, haha.
    Estou super ansiosa pela continuação. Mas, também fiquei bem instigada pra ler os outros livros da Schwab, especialmente aquele "A Darker Shade of Magic".

    • Eu adorei o universo desse livro, deixa a gente presa a leitura até o final, né? :) Também gostaria de conhecer outros livros da autora :) Beijos!

  • Oie!
    Gostei muito da sua resenha, achei muito bem explicadinha! E nem preciso dizer que me deixou com vontade de ler esse livro, né?
    Pra ser bem sincera, eu conhecia a edição original, em inglês, chamada “The Archived”, e desanimei muito quando vi a capa e o nome traduzido desse livro, mas as resenhas têm sido tão positivas que estou realmente disposta a ler em português mesmo! :)
    Beijos!

  • Oi Dai (de novo – rs)
    Fiquei muito interessada em ler este livro! Já tinha visto ele pelas prateleiras, mas não tinha me chamado a atenção de ir atrás de mais informações, mas lendo sua resenha fiquei com a sensação de que ele deve ser muito interessante. Gostei bastante da premissa! Mais uma dica para a minha lista de to-read, obrigada!

    PS: Adoro as fotos que você tira para os seus posts!

    Bjs,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    • Eu gostei bastante desse livro Ruh! Tomara que você também goste ^^ Fico feliz que goste das fotos!! Estou sempre tentando melhorar :D Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *