Resenha do Livro: A Bússola de Ouro | Trilogia Fronteiras do Universo

A Bússola de Ouro me marcou de uma maneira bem especial: foi o primeiro filme que vi no cinema com o Re, uma experiência que me causou muitas borboletas no estômago. Faça as contas e terá mais ou menos uma ideia de quantos anos já estamos juntinhos.

Esses aspectos de início de namoro, são difíceis de esquecer, e ao mesmo tempo é impossível negar a existência de uma carga emocional muito especial a cerca dessa obra para mim, mas ouso dizer que a leitura desse livro seria prazerosa e envolvente em qualquer época da minha vida com ou sem essa lembrança afetiva.

Resenha de livro A Bussola de Ouro

Pois bem, muitos anos se passaram sem uma continuação do filme, sempre vi potencial na história mas, acho que a produção cinematográfica pecou bastante com o ritmo, e diga-se de passagem, o livro sumiu das livrarias físicas uns bons anos, ou pelo menos nunca cheguei a encontrar a trilogia completa tentadoramente juntinha nas prateleiras por ai.

Eis que uma black friday surge e com a ela a possibilidade de ter a trilogia completa repaginada, com um novo projeto gráfico e traduções revisadas, relançada pela Suma de Letras, um selo da Companhia das Letras. Estive insistentemente controlando os preços de cada livro por bons meses, e vi então, a oportunidade perfeita para adicioná-los ao carrinho, sem ter aquele tantinho de remorso que por vezes me pego sentindo, ao finalizar uma compra.

Resenha de livro A Bussola de Ouro

Muitos mentirosos não têm imaginação; é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes.

Resenha de livro A Bussola de Ouro

A Bússola de Ouro | Fronteiras do Universo

A Bússola de Ouro é o ponta pé inicial da Trilogia do Universo. Nele somos apresentados a Lyra Belacqua, uma garotinha de 12 anos que vive na Faculdade Jordan, em Oxford. Nesse universo, parte da essência das pessoas se manifestam na forma de um deamon, enquanto criança esse ser pode transformar-se em diversas formas, de acordo com a personalidade de cada um ou a circunstância apresentada. O deamon de Lyra é Pantalaimon (Pan), comumente apresentado na forma de arminho, sendo parte de sua alma a ligação entre ambos é algo puro, até mesmo, sagrado.

Resenha de livro A Bussola de Ouro

Mas não se pode mudar o que a gente é, só o que a gente faz.

Lyra é uma personagem bastante perspicaz, está o tempo inteiro rondando pela faculdade em suas aventuras com as outras crianças, um dia, metida dentro do armário na sala privativa dos catedráticos, presencia o relato de Lord Asriel, seu tio, sobre o que parece ser uma cidade revelada na Aurora Boreal e as teorias acerca de um enigmático Pó.

Resenha de livro A Bussola de Ouro

Tendo em vista o surgimento de diversos boatos macabros sobre experiências realizadas com crianças no norte, ação associada aos impiedosos sequestradores chamados Papões, e surpreendida pelo sumiço de Roger, o seu melhor amigo, Lyra se vê tentada pelo irrecusável pedido da elegante e sedutora Sra. Coulter para embarcar em uma viagem como sua assistente.

Portando sua pequena mala e o instigante Aletiômetro, um instrumento “medidor da verdade”, semelhante a uma bússola que fora cedido pelo reitor da Jordan pouco antes de sua partida, Lyra inicia a sua aventura em um Zeppelin, e deverá estar preparada para encarar desafios inimagináveis, entre Feiticeiras, Gípcios e os lendários Ursos de Armaduras.

A Narrativa de Philip Pullman

Resenha de livro A Bussola de Ouro

A narrativa de Philip Pullman é construída tendo como base argumentos inteligentes e críticas nada sutis. Aspectos como ciência, tecnologia, magia, multiverso e religião, são aos poucos desenvolvidos nesse universo Steampunk e permeia toda a ação e aventura, conceitos em alguns momentos, bastante complexos para serem abordados em um livro considerado Infanto-Juvenil, por esses e outros detalhes afirmo com total segurança que o livro é apropriado a leitores de todas as idades.

Resenha de livro A Bussola de Ouro

Os personagens são muito bem construídos, tão logo, nas primeiras páginas Lyra já tinha me conquistado. O mesmo posso dizer da Sra. Coulter e seu deamon perturbador, faz tempo que um personagem em uma história de fantasia não me causava aquele famoso arrepio na espinha.

Além de A Faca Sutil e Luneta Âmbar a Editora Suma está lançando uma prequel da obra original. A trilogia La Belle Sauvage já conta com o primeiro livro publicado: O Livro das Sombras. Enquanto fazia a minha habitual pesquisa para escrever esse post, descobri que a BBC está produzindo uma série baseado nas Fronteiras do Universo e tive que conter a minha empolgação.

A Bússola de ouro é aquele livro que dosa bem ficção científica e fantasia. Um verdadeiro deleite para os fãs desses gêneros. Vocês já leram ou gostaria de ler? Até mais pessoal!

Título: A Bússola de Ouro | ISBN: 8556510426 | Ano: 2017 | Especificações: 344 páginas | Editora: Suma de Letras | Comprar: Amazon

Classificação do livro: 5 estrelas

16 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *