Hoje trago para vocês mais um post sobre a turma da Mônica e o personagem escolhido para conhecermos um pouquinho mais de sua história é o Bidu! É bem legal pesquisar sobre um assunto em específico, reunir e filtrar todas as informações encontradas e compartilhar com vocês aqui no blog.
Acho o momento mais do que especial para falar do cãozinho azul criado pelo Maurício de Sousa afinal, a Graphic Novel Bidu – Caminhos de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho foi lançada recentemente e tem como foco principal a origem da amizade entre o cãozinho e o Franjinha.
O personagem é considerado o primeiro integrante da Turma da Mônica e foi inspirado no cachorrinho da raça Schnauzer que o autor teve na sua infância, já o Franjinha trazia traços da personalidade de seu criador e também de um sobrinho de Maurício, a partir de então diversos outros personagens foram criados inspirados em alguém de sua convivência.
Nas tirinhas iniciais, que eram publicadas semanalmente, os personagens ainda não possuíam a personalidade que conhecemos e nem mesmo, nomes. Foi só um ano depois de sua estreia, quando as publicações passaram a ser diárias que houve a “eleição” para o nome do personagem.
Muitos nomes esquisitos e engraçados foram sugeridos, até que um deles pegou: “Bidu”, essa expressão era na época muito utilizada para indicar esperto, sabichão. Já com o Franjinha o nome surgiu justamente pelo fato do personagem possuir franjinhas de nanquim em formato de pequenas gotas.
A dupla agora “Bidu e Franjinha” permaneceu em preto e branco por bastante tempo ainda. Na época os jornais não possuíam cores e os personagens foram adquirindo a forma com que conhecemos hoje e ganhando suas cores características apenas 1963 na Folhinha de São Paulo.
Como vocês podem observar nas imagens do post, a evolução do personagem foi acontecendo gradativamente. Abaixo a comparação da capa do primeiro exemplar da revistinha do Bidu e o Encadernado Bidu 50 anos lançado em 2009.
Atualmente, encontramos o Bidu vivendo grandes aventuras e fábulas ao lado de sua própria turminha. O engraçado é que o personagem na maioria das vezes sabe que está dentro de um gibi e faz o possível para criar histórias de sucesso que quase sempre não dão certo e ele recebe as inevitáveis cartas de reclamações de seus fãs.
Espero que tenham gostado do post, em breve mais novidades sobre a história de outros personagens de quadrinhos famosos aqui no blog!