Coraline e o Mundo Secreto é uma adaptação cinematográfica do livro de Neil Gaiman lançado em 2003. Embora considerada um conto infantil, a combinação de uma atmosfera densa e uma ambientação Dark, faz com que a obra agrade também ao público adulto. Com esse livro Neil Gaiman pode fornecer as crianças leitoras uma aventura realmente emocionante e assustadora, sem pecar com cenas extremamente inocentes.
A protagonista é Coraline Jones e não ‘Caroline’ como muitos personagens costumam erroneamente chama-la. No auge dos seus 11 anos, a menina muda-se com a família para outra cidade e a partir de então, precisa encarar a saudade dos amigos e aprender a lidar que os seus pais escritores, estão sempre muito ocupados na composição de um importante trabalho.
Coraline se vê praticamente privada da presença e atenção dos pais, e é assim que ela passa a conviver com as personalidades peculiares da nova vizinhança. Encontramos o menino Wybie e seu misterioso gato preto, o Sr.Bobinsky treinador de circo mal- sucedido e as irmãs que tiveram na juventude, o seu tempo de glória como artistas.
Enquanto explorava o casarão antigo, agora seu lar, Coraline depara- se com uma misteriosa porta que aparentemente não levava a lugar algum, estando murada sabe-se lá a quanto tempo. Porém, certa noite Coraline é atraída até a estranha porta e o que encontra é uma passagem secreta para um mundo alternativo e extremamente tentador.
Lá Coraline tem pais atenciosos e interessantes, seus brinquedos ganham vida e tudo parece perfeito e bem mais colorido, a única diferença que torna os personagens macabros em sua aparência, é a presença de botões no lugar dos olhos.
A história progride com essa vida dupla de Coraline, hora no mundo real e sem graça, hora no mundo perfeito das pessoas com olhos de botões! Claro que nem tudo que parece perfeito realmente é, a menina vai aos poucos descobrindo que talvez essa versão modificada do mundo real, não seja realmente, uma versão melhor.
É através das experiência de Caroline com seu “outro” pai e com sua “outra” mãe, que o filme chama a atenção para a constante insatisfação do ser humano. Sempre imaginamos como seriam as coisas se pudéssemos moldá-las de acordo com o que desejamos, porém, praticamente não nos damos conta que a graça de viver está nas incertezas e nas apostas que fazemos das nossas vidas. E é justamente quando Caroline percebe que as coisas são bem diferentes do que se mostram nesse mundo descoberto a pouco, que passa a correr um grande perigo, tendo que recorrer a toda sua inteligência e audácia para salvar a si próprio e a seus pais verdadeiros.
Processo de Criação de Coraline em Stop Motion
O filme foi produzido inteiramente em Stop Motion, técnica praticamente artesanal que simula o movimento através de fotografias, em Coraline e o Mundo Secreto, foram utilizadas cerca de 24 imagens por segundo, assim como diversos bonecos e cenários físicos. A produção do filme teve sua pré- produção iniciada em 2005, sendo lançado apenas em 2009.
No Making off do filme, o diretor Henry Selick explica alguns processos de criação. É bem interessante, dá pra ter uma ideia do trabalho minucioso desempenhado para que Coraline ganhasse vida. ;)
http://youtu.be/hlMmBCei6h0
eu queria saber como foi feito a abertura?
Olá Carlos! Todo filme inclusive a abertura foram feitos em stop-motion.
é facil só pegar os personagens e tirar um monte de fotos e juntar depois faz uma configuraçao e colocar a musica
eu adorei esse filme é muito legal minha professora de historia ja passou pra minha sala assistir
Coraline é um das minhas animações favoritas!! Muito legal mesmo! ;)
nossa muito legal eu via esse movimento meio robótico no filme ,mas nunca liguei por que nao tira a graça do filme mais achei mto interessante essa ideia …nunca me cansso de assistir ao filme mto bom!
AIAM HAPPY
Eu amo demais esse filme ja assisti 1000 vezes as vezes minha mae e meu pai fica falando”filha desliga esse dvd um pouco” bom eu espero um dia conhecer o artista que criou essa obra fazer igual o filme”Tome cuidado com oque voce deseja”
Olá, Ana Carolina! Obrigada por visitar o blog! Eu também adoro Coraline. Esse filme é uma das minhas animações favoritas. ;)
Este filme é demais!