Vamos ao Cinema? Divertida Mente (Inside Out)

divertidamente-ColorindoNuvens

Nesse final de semana fui ao cinema assistir Divertida Mente! Eu estava com muitas expectativas positivas com relação a esse filme até porque o assunto principal da animação é a própria mente humana, o que é no mínimo inusitado!

Grande parte dos meus filmes favoritos possui uma abordagem psicológica e a própria sinopse de Divertida Mente me lembrou de outro filme que eu também adoro: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, uma história que se passa, basicamente, dentro da cabeça de seu protagonista, sendo por esse e por muitos outros aspectos uma obra surpreendente!

E é justamente isso o que acontece em Divertida Mente, passamos grande parte do filme acompanhando os principais sentimentos de Riley, uma garotinha de 11 anos que tem a vida e a rotina completamente modificada após deixar a gelada Minnesota e se mudar com a família para São Francisco.

divertidamente-ColorindoNuvens

Na sala de controle no interior de sua cabeça, encontramos a personificação de suas emoções predominantes e quem está no comando é Alegria, que tenta garantir que a maior parte das  lembranças de Riley sejam felizes, além de controlar os outros sentimentos base como Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva.

Diversos aspectos científicos da mente humana foram abordados de maneira muito interessante e lúdica! As lembranças especiais da personagem criam as chamadas ilhas de personalidade, como a ilha da família, ilha da amizade e as memórias armazenadas em bolas de vidro podem se tornar memórias de longo prazo ou memórias base, e as menos importantes são eliminadas no triste e sombrio vale do esquecimento.

divertidamente-ColorindoNuvens

É acompanhando a jornada de Alegria e Tristeza que depois de uma situação tensa, se perdem no consciente da garotinha que passamos pela Terra da Imaginação, dos sonhos, dos medos! Assim como tentamos embarcar no trem do pensamento! Achei todas essas ideias muito bem construídas tendo como base, principalmente, a contradição e conflitos gerados entre os sentimentos principais: Alegria e Tristeza.

Esses dois universos paralelos (mente humana / vida real) conseguem coexistir de maneira muito natural. O visual do filme é extremamente colorido e cheio de detalhes o que destaca a complexidade da nossa mente.

Apesar de achar a trama muito mais voltada ao público adulto, a animação ainda consegue entreter as crianças principalmente pela representação criativa e colorida das emoções, o que resultou em personagens bem carismáticos!

divertidamente-ColorindoNuvens

Eu super me identifiquei com a Tristeza, a minha natureza nem sempre foi assim, mas confesso que diante de uma rotina que, quase sempre me deixa mal por algum motivo diferente, essa tímida rechonchudinha está assumindo mais do que gostaria o controle da minha mente, rs!

A mensagem final do filme é bem bonitinha e inspiradora! Ela destaca a importância do equilíbrio entre nossas emoções e nos mostra que é diante das dificuldades que conseguimos amadurecer, além é claro, de aprendermos a dar mais valor aos momentos de calmaria quando já passamos por uma grande tempestade.

Não há como negar que a Pixar voltou a acertar no tom de seus filmes e Divertida Mente me agradou pra valer!

Vocês também gostaram? Conta para mim o que vocês acharam!! <3

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *