Antes de receber esse livro aqui em casa, (presente do Grupo Editorial Record ♥ ) eu não conhecia a dimensão do movimento Vamos Juntas? criado pela Babi Souza. A iniciativa surgiu em Julho de 2015 e aborda principalmente o conceito do empoderamento feminino, igualdade de gêneros e também da sororidade.
A origem do movimento foi bem despretensiosa. Após um dia cansativo de trabalho, enquanto atravessava uma pracinha deserta e escura, a jornalista se deu conta de que outras mulheres também passavam pela mesma situação de insegurança, e então se perguntou: “Por que não fomos Juntas?”. Um dos pilares da ideia é justamente essa: promover a união entre as mulheres para que possamos ir e vir com um pouco mais de segurança.
Um dos conceitos mais interessantes abordados no livro é a Sororidade, eu não conhecia essa palavra e é evidente que quase não a usamos no nosso dia a dia, mas o sentido tem tudo a ver com o movimento. Sororidade representa a união e aliança entre mulheres, baseada da empatia e companheirismo. Quantas vezes já não ouvimos que nós mulheres não conseguimos ser amigas uma das outras? Esse e outros conceitos são discutidos para desconstruir essa ideia disseminada desde sempre por uma sociedade visivelmente machista.
Outro assunto muito importante é a questão da rivalidade feminina, de maneira geral, a nossa cultura incentiva a competitividade entre as meninas desde a infância e jamais nos incentiva a empoderarmos umas as outras. O resultado disso, é a falta de união e o enfraquecimento da nossa voz, e só tira o foco do que realmente importa: a luta por igualdade e direitos.
O movimento Vamos Juntas? também abriu espaço e encorajou muitas mulheres a compartilharem algumas situações de assédio e desrespeito, pelas quais, já passaram. Pouco tempo após a criação da página, os primeiros depoimentos começaram a surgir e a causa ganhou uma proporção enorme, sendo abraçada por mulheres de todo o país.
O livro também fornece um material bem legal sobre o feminismo e aborda o assunto de maneira bem dinâmica e direta. A Galera Record caprichou nessa edição que ainda inclui alguns cartões com frases inspiradoras.
Entender todo o contexto é essencial para lutarmos por uma sociedade mais justa, com mais amor e menos competitividade.
Vocês já leram esse livro? Já conheciam o movimento Vamos Juntas? Beijos e até mais!
♡ Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin
[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]
Conheci o “Vamos Juntas?” na semana que estourou no Facebook, adorei o conceito, e sou super curiosa para ler o livro, mas falta $$$ hehe
É bem legal Amanda! Explica direitinho várias coisas interessantes como o feminismo e a sororidade! :)
Quero muito ler o livro e que mais pessoas leiam e entendam sobre o que é feminismo ao invés de confundir as ideias e repetir mentiras por aí. Esse movimento é muito legal e fico feliz que esteja ganhando espaço!
Beijos
Mari
As pessoas ainda confundem muito as coisas, esse livro deveria ser leitura obrigatória! :) Beijo!
Tem tanta gente gente falando bem desse livro <3 quero muito ler e já esta na minha listinha ha algum tempo :)
Espero que goste cíntia!! Lê sim <3
Não conhecia nem o livro, nem o movimento, mas fiquei com vontade de ler e entender mais sobre feminismo. Já tinha escutado a palavra sororidade, mas também não tinha ideia do que se tratava.
Acho muito bacana movimentos que ensinam mais sobre feminismo e gênero!
O livro vai te ajudar a entender tanto o significado do movimento quanto o feminismo! Vale muito a pena conferir :)
Oii Daii!
Que post lindo!
Eu ainda não consegui ler esse livro, mas quero muito!
é muito bom ver que esses movimentos estão se disseminando por ai, e crescendo cada vez mais.
Vamos ser todas migas cada vez mais hahha
Um beijooo<3
Fico feliz que tenha gostado Paloma :) Esse movimento é muito importante, né? Estou torcendo para que surjam muitos outros com esse mesmo tema, temos muito o que discutir e lutar ainda <3
Esse livro deveria ser dado de para as alunas do ensino médio. Do fundo do meu coração.
Passei esses tempos atrás por uma coisa que tá escrito aí em cima… Eu tava saindo com um cara e descobri que ele saia com outra menina também. Eu não me importei, não era uma gincana de quem ficaria com ele ou não mas a menina se revoltou contra mim, como se fosse minha culpa ELE ser galinha.
No final, eles estão namorando e ela me mandou um textão de ano novo tentando se impor com palavras como ‘eu fiquei com ele, keep away’.
| Sorteio Saia Revolution Clothing|
| Por que meu blog não cresce?|
| FB Page A Bela, não a Fera|
Nossa, muito complicada essa situação Bela. Acho que esse livro realmente deveria chegar a mais pessoas, para conscientizar mesmo! Beijos!
Esse livro é muito bom, né? <3
Eu ainda não terminei porque tô lendo bem aos pouquinhos, mas tô quase. Não conhecia o movimento "Vamos Juntas?" até receber o livro, mas achei incrível!
O mundo tá precisando de mais iniciativas assim. E seria tão bom se todos tivessem acesso a esse livro!
Fora que achei a edição tão tão linda. Não canso de ficar folheando hehe
O movimento é incrível, né? Essa edição está realmente linda!! :) Beijos!