Desde que o Re começou a ler um livro de Senhor dos Anéis todo final de ano, aqui em casa criou-se a tradição de alguém estar lendo Tolkien nesse período de Natal/Ano Novo. Nos últimos dois anos, a “tarefa” passou para mim, já que li O Senhor dos Anéis no final de 2022 e no ano passado As Duas Torres.
Eu li a trilogia lá em 2008, no meu primeiro emprego, emprestado por uma amiga. Naquela época comprar livros não era tão acessível pra mim, e lembro de ter lido vários livros emprestados do pessoal.
Agora, relendo Tolkien entendo bem o conceito de leitura conforto. A escrita é tão aconchegante, tão gostosa. Não necessariamente pra mim, uma leitura cozy precisa ser uma história levinha, a saga do anel, por exemplo, vai ganhando um peso maior a cada virar de página.
Em As Duas Torres, a gente já sente o peso – quase que literalmente – do fardo carregado por Frodo e nessas horas de tensão, quando o Sam ganha destaque com alguma passagem mais levinha (exemplo, ele cozinhando um guisado de coelhos as portas dos pântanos dos mortos) é quase como um abraço no leitor.
Quando finalizei a leitura, após quase dois meses, organizamos um final de semana pra assistir a adaptação de As Duas Torres na versão estendida, que tem quase 4 horas de filme.
Pra combinar com o tema – Hobbits – a gente queria comer algo gostoso, então no almoço fizemos macarronada, e a tarde, algumas panquecas com geleia e morangos.
Foi um dia bem aconchegante, com comidinhas gostosas e várias conversas sobre as passagens do filme/livro.
Apesar de gostar dos desdobramentos iniciais de As Duas Torres (a jornada de Merry e Pippin com os Ents, batalha do Abismo de Helm, os acontecimentos com o Saruman, etc) a parte final, com Sam, Frodo e Gollum, ainda é a minha favorita.
A leitura de SdA e o Retorno do rei ficará só pro final do ano :) Mas, até lá vou dar um jeito de ler algum livro único do Tolkien (acho que vai ser Roverandom).
Outra coisa legal pra se fazer é olhar o Atlas da Terra-Média, tanto pra relembrar, quanto pra visualizar melhor as regiões percorridas pelos personage
Você já leu algum livro do Tolkien?
Beijos, Dai ♡
eu amei ler O HOBBIT mas ainda não consegui engatar na leitura de SENHOR DOS ANEIS. mesmo tendo essa edição linda senti que fiquei presa no condado tempo demais e quando enfim sai trocentas páginas depois parei de ler com raiva HAHAHAHAHA porém gosto demais dos filmes pra desistir para todo o sempre, uma hora tento novamente :)
Essa parte é bem diferente mesmo, o livro se demora beeem mais até eles conseguirem “seguir viagem”. Mas preciso dizer que eu gosto hahaha!
Tenta de novo sim, agora alinhando suas expectativas que pode ser demorado e um pouco lento, mas vale super a pena!
Que post mais gostosinho Dai! Eu nunca li nenhum livro da saga. Só vi o segundo filme do Hobbit e fiquei completamente perdida rs
Mas eu gosto dessa ideia de livros comfy. E realmente, acho que não é devido ao estilo do livro, mas pela nostalgia que ela passa. Pela sensação de “estar em casa”, quando relemos algo que gostamos e revisitamos personagens que são como velhos amigos. Acho que essa é a verdadeira nostalgia comfy.
Bom Março pra você ♥
Exatamente clau ♡ amo essa sensação. E quanto a ver o segundo filme do hobbit, vc deve ter ficado muito perdida haha
O universo de Tolkien é tão incrível, né?! De vez em quando eu assisto a trilogia de Senhor dos Anéis novamente. Gosto muito dos filmes!
Quanto aos livros, só li O Hobbit em uma versão em quadrinhos. Achei bem legal, mas já faz muito tempo que fiz essa leitura. Tenho vontade de ler as outras obras de Tolkien. :)
Ahh eu gosto muito desse universo e de tempos em tempos tenho vontade de retornar ♡
Muito bom o post Dai, aliás eu sinto falta de suas postagens pois elas me serviam de inspiração para meu dia a dia, acompanho você desde 2017. Espero que volte a publicar mais conteúdo em breve!
Muito obrigada pelo carinho Josen. Escrevo isso no dia que postei um novo post depois de muitos meses então espero que de alguma forma você possa visualizá-la!! Um beijo
Incrível como Tolkien (literatura) possui a capacidade de nos gerar aconchego, né? Ainda, muito legal o fim de semana “temático” de vocês!
Eu amo a escrita do Tolkien então sou suspeita pra falar hehe
Preciso fazer outros finais de semana temáticos, foi bem gostoso e divertido!!