Antes das 6 am e um papo sobre fotografar

Esse vai ser um post simplório, com algumas fotos da luz da manhã que entrou pelo escritório e do amanhecer que eu vi pela minha janela :) Mas, quero aproveitar para falar um pouco sobre o hábito de fotografar.

Coleção Harry Potter colorindo nuvens

Ano passado eu me dei conta de que tinha perdido totalmente a vontade de fotografar. Aos poucos isso foi se tornando algo que nem passava mais pela minha cabeça, como se eu nunca tivesse tido esse hobbie na minha vida.

Eu me refiro aqui a fotos com a câmera. Eu nunca me adaptei em tirar fotos legais com o celular, acho bem legal quem consegue, mas as fotos que eu faço com o meu, mesmo quando ele ainda era um celular novo e até que atual, nunca me conquistaram de verdade (o meu rolo de câmera é repleto das fotos mais despretensiosas e aleatórias possíveis haha).

Falo daquele ritualzinho de pegar a câmera, configurar, tentar capturar um momento, editar a foto no lightroom… isso eu nunca mais tinha feito. O que me despertou um pouco desse lugar de desinteresse, foi ter me pego interessada em um modelo de câmera da Fujifilm – toda vintage, bonitona e cara – ai eu me dei conta, talvez mais uma vez, que “eu não fotografo mais”, e eu fiquei um tanto chateada com isso.

Trabalhar esporadicamente com fotografia (mais precisamente, fotografia de produtos) também contribuiu para associar o momento a tensão e um pouco daquela urgência de terminar algo logo, quase como se eu sentisse a pressão de mais uma “entrega de trabalho”. Ou seja, parece que aquele encanto acabou, amigos :<

A minha mão mística haha

Enfim, tudo isso me deixou “pensante” e desde então, tenho tentado tirar a câmera da gaveta com mais frequência.

Eu acho muito legal ter registros do cotidiano, coisas simples mesmo, como a luz da manhã batendo na estante, e que eu achei tão bonito de ver. Eu raramente estou acordada antes das 6, então não é algo que eu presencio com frequência, mas agora está registrado!

Infelizmente essa vista não é a que eu tenho ao olhar diretamente pela janela, eu preciso colocar a cabeça pra fora e olhar para a esquerda. É a minha visão favorita aqui de onde eu moro, um refresco em meio a tantas janelas indiscretas, tão próximas as minhas. Uma vista livre e aberta? Um sonho! É engraçado a gente perceber coisas aparentemente simples que trariam – nem que seja um pouquinho só a mais – de qualidade de vida pra gente.

Eu sempre me espanto em observar o quão rapidamente o sol “sobe” no horizonte

Que em 2024 eu consiga fazer mais registros carinhosos do meu dia a dia!

Por enquanto é isso pessoal,

Beijos, Dai ♡

12 comments

  • Oi, Dai. Achei lindo o seu registro do sol por trás da árvore! ^^
    Praticamente todas as fotos que tiro agora são pelo celular. E é mais por uma facilidade mesmo. O celular está sempre à mão, já fica ligado. Minha câmera anda escondida dentro do armário (talvez até esteja descarregada). Queria estar fotografando mais com ela, mas acabo me rendendo a praticidade do celular.
    Gostei muito das suas fotos com os livros e os primeiros raios de sol. Ver suas fotos me fez ter a sensação de que o mundo estava desejando um “Bom dia!”. Deve ter sido maravilhoso presenciar este momento pessoalmente. :)

    • Obrigada Débora!!
      Tava uma manhã bem tranquila mesmo! O céu estava bem bonito.
      Sim, a gente se rende mesmo a praticidade, o celular está tão fácil e a mão.
      Mas, não sei, fotografar com uma câmera me da outra sensação haha
      Um beijo :)

  • Oi, Dai!
    Você falou sobre a pressão da fotografia como trabalho e a frase que me vem à cabeça nessas horas é “trabalhe com o que amas… e não amarás mais nada”! É muito legal realizar o desejo do trabalho por amor, mas ao mesmo tempo parece que ele acaba “estragando” o fazer a coisa por vontade, né? Tô tentando vencer isso, um pouco.

    Mas fiquei feliz que você conseguiu driblar isso um pouquinho e produzir essas fotos LINDAS DEMAIS! O céu parecia que estava te esperando fazer isso, porque trouxe cores perfeitas pra você!

    • Nossa muito real Luly, é certo que pelo menos um pouco da “magia” poderá se perder.
      No seu caso com escrita – agora como escritora publicada ♥ – pode ser um pouquinho difícil voltar a escrever só por escrever, né?
      Mas, a gente vai tentando ressignificar as coisas.
      Feliz que gostou Luly!

  • Que voce consiga tirar várias fotos lindas durante esse ano,
    eu amo acordar cedo e ver o sol nascendo e suas fotos ficaram perfeitas <3
    uma das minhas metas é conseguir revelar mais fotos e fazer mais albuns de familia, amo e acho muito importante <3
    um super beijo

  • Eu também sinto isso com fotos de celular. Não é a mesma coisa. E não é a mesma coisa compartilhar elas. Porque no celular a gente tira e já mostra daquele jeito cru, mas com a câmera, leva mais tempo e dá meio que aquela sensação de revelar um filme. Porque demora e quando vê, a gente nem lembrava mais daquelas fotografias e vira uma grata surpresa.

    E também me identifico com não estar mais fazendo o que eu gostava por hobby, só porque eu gostava. No meu caso, acho que foi devido aos meus problemas pessoais. Mas sinto que estou melhorando.

    Espero que você também consiga voltar a se inspirar e criar mais arte novamente Dai ♥

    • Faz todo sentido Clau, isso de precisarmos dedicar mais tempo as fotos com a câmera e isso dar um outro significado nesse mundo cada vez mais instantâneo.
      Acho que essa questão de voltar a gostar de algo é um processo, que inclusive precisa iniciar dentro da nossa cabeça pra irmos ressignificando… Tbm espero que você crie coisas muito bonitas esse ano ♡ tudo o que você faz nos inspira muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *