Midway: Message from the Gyre

Midway From The Gyre

O documentário Midway Message From The Gyre é uma nobre iniciativa do fotógrafo Chris Jordan. Realizado através de doações, a produção irá mostrar ao mundo a tragédia e beleza das ilhas de Midway.

Do outro lado do planeta é difícil imaginarmos que uma região remota esteja sofrendo tão intensamente com as consequencias das atitudes impensáveis da “civilização” humana.

Todos os anos são produzidos toneladas de lixo, grande parte desses resíduos são constituídos por plásticos, material que demora cerca de 100 anos para se decomporem por completo. Em uma localização pouco afortunada encontram-se as pequenas ilhas de Midway cenário da batalha entre americanos e japoneses na década de 1940. Localizada entre o continente Norte Americano e a Ásia, Midway encontra-se próximo de uma gigantesca ilha de lixo popularmente chamada de Pacific Garbage Patch, cujo tamanho aumentou 100 vezes nos últimos 40 anos segundo artigo publicado em 2012. Sua formação ocorreu devido a um conjunto de correntes marinhas que levam até o local todo lixo jogado indevidamente em praias e mares.

Documentário- MidwayAs Gravações com os Albatrozes.

As consequencias dessa enorme concentração de lixo na região atingem diretamente a população de albatrozes que lá vivem. Em busca de alimento os pássaros confundem lixo com comida e trazem esses objetos a seus filhotes em terra firme. O resultado de todo esse processo é obvio, após a ingestão de um material não digerível as aves acabam morrendo e no interior de seus corpos é possível encontrar uma enorme quantidade de lixo.

Natural do país mais consumista do mundo e com certeza um dos grandes contribuidores para esse cenário, o americano Chris Jordan comanda o projeto de conscientização que teve início em 2009 quando o fotógrafo passou a divulgar fotos que contrastam bem a beleza e desolação que aflige as ilhas de Midway.

midway_albatrozFoto de um albatroz  morto prematuramente devido a ingestão de lixo.

O documentário que tem previsão de lançamento no final desse ano é na verdade uma continuação do projeto, “O objetivo, no entanto, é olhar para além do sofrimento e da tragédia. No meio do Oceano Pacífico temos a oportunidade de ver o nosso mundo em contexto. No meio do caminho não podemos negar o impacto que temos sobre o planeta.” afirma.

No final de fevereiro o projeto conseguiu obter a marca de mais de 100 mil dólares de doação, dinheiro que custeará a última viagem a ilha para a finalização do projeto.

Assista ao trailer e conheça melhor a situação das Ilhas.

http://youtu.be/c1j60hs7u0E

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *