Filme: Megamente (Megamind)

Megamente- Poster

Megamente, animação produzida pela Dreamworks em 2010, traz a história de um extraterrestre que é enviado para a Terra, ainda bebê, numa nave espacial durante a colisão e destruição de seu planeta natal. Foi nesse momento, porém, que o pequeno ser azul via nascer o seu maior rival: o MetroMan. Enquanto o aspirante a herói caía com sua nave na residência de uma privilegiada família de Metro City sendo recebido como um presente dos céus e criado com toda pompa e carinho, Megamente (Will Ferrell) tem um destino bem diferente, aterrissando dentro de uma prisão.

Sendo incentivado a desenvolver suas habilidades MetroMan (Brad Pitt) ainda criança já encantava a população de Metro City e rapidamente foi eleito o herói da cidade. Com uma rotina bem diferente, Megamente que passou grande parte de sua infância convivendo com presidiários, acabou formando os seus valores com base em ensinamentos que partiam do princípio que espalhar o caos e executar ações criminosas era o caminho certo a ser seguido.

Megamente-prisãoA infância de Megamente na prisão.

Moldado pelo ambiente e sendo constantemente discriminado pela sociedade em todas as suas tentativas de reinserção, Megamente percebe que não tem habilidade para bondades e decide explorar o que sabe fazer de melhor, tornando-se assim, o principal vilão de Metro City que tem como motivação, derrotar o consagrado MetroMan.

Depois de inúmeras tentativas frustradas, o inesperado aparentemente aconteceu e Megamente consegue se apoderar da cidade. Deixando tudo de pernas para o ar, colocando em prática todos os seus terríveis planos contra Metro City, o vilão durante uma crise existencial percebe que sua razão de ser, perdeu todo o sentido no exato momento em que destruiu a única pessoa que poderia detê-lo. É dessa forma que uma ideia bem ousada lhe ocorre: Criar um super herói com poderes de bondade inimagináveis para ter com quem rivalizar.

megamente e criadoMegamente e seu amigo Criado.

Sua criação o Titã (Jonah Hill), porém, acaba seguindo um caminho diferente do esperado, se tornando um grande perigo para toda sociedade, motivo que transforma Megamente no único ser capaz de deter esse novo e super poderoso vilão.

Megamente é um personagem que causa bastante empatia no espectador. Desde o início somos levados a torcer para que os seus planos malignos possam dar certo, e sua transição para o lado bom ocorre naturalmente não impactando de maneira forçada no decorrer da trama.

Rosane e MegamenteRosane Rocha, a repórter constantemente sequestrada pelo vilão.

O filme ainda conta com participação importante da mocinha da história: Rosane Rocha (Tina Fey), repórter de TV que dá exemplo de determinação e perseverança na luta contra o mal e Criado (David Cross), um peixinho com corpo de robô, e fiel ajudante do protagonista.

Basicamente, percebemos que todas as histórias voltadas para o público infantil tem como foco a transmissão de uma mensagem de bondade, o diferencial está justamente em conseguir alcançar esse objetivo de forma sutil, não sendo isso, o ponto central de toda trama.

Levantando a questão da influencia do ambiente na formação do caráter e o descobrimento do seu verdadeiro eu, em meio a educação e transmissão de valores ocorridas na infância, Megamente mostra a luta entre o bem e o mal, tanto exteriorizadas através da rivalidade com MetroMan, quanto consigo mesmo.

Uma das estratégias para cativar o público mais velho está principalmente na sátira feita através de MetroMan a um dos super heróis mais famosos da DC, o Super Man. A trilha sonora também é bem marcante com presença dos clássicos do Rock como AC/DC, Ozzy Osbourne e Guns d’ Roses, pontuando as cenas de maior ação.

MetromanO famoso MetroMan!

Utilizando a velha fórmula de produzir uma história sem grandes pretensões Megamente segue sua trama em um ritmo bem previsível. Dotado de elementos capazes de agradar o publico infantil, o filme não consegue acertar na dose exata entre a transmissão da mensagem de moral em contrapartida com uma trama mais desafiadora e envolvente, equilíbrio esse poucas vezes encontrado em produções do gênero e um dos maiores desafios enfrentados pelos estúdios de animação, sendo dessa forma, mais uma das inúmeras opções de filmes que visam somente a diversão sem grandes expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *