HQ – Valente Para Sempre de Vitor Caffaggi

valenteparasempre-ColorindoNuvens

Desde que li Turma da Mônica – Laços me apaixonei pelos traços e delicadeza do trabalho realizado pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi. Porém, apesar da empolgação de ter ganhado esse HQ e de ter sido fisgada imediatamente pela história do cãozinho Valente, eu não dei continuidade a sua leitura e sequer finalizei o primeiro exemplar.

Tive bons motivos para não continuar, era uma época difícil em que tudo remetia ao terrível tcc e por isso fui empilhando alguns livros e também algumas HQs aqui em casa. A boa notícia é que agora, com a vida um pouquinho mais tranquila (só um pouquinho…) eu estou conseguindo retomar o meu antigo hábito de leitura e finalmente semana passada chegou a vez do Valente!

valente quadrinhos

A história é bem simples e tocante tendo como foco o primeiro amor do protagonista. Acompanhamos os últimos meses do ensino médio e nos deparamos com todas as angustias e expectativas de um futuro relacionamento.

Valente é representado na forma de um cãozinho, aliás, todos os personagens da história são animais e traduzem de certa forma, algum traço de suas personalidades.

valente quadrinhos

A história parte da premissa “menino conhece menina” e nessa fase da vida em que tudo o que parece importar é ser notado pela garota (o) amada (o), Valente cria grandes expectativas quando começa a construir um relacionamento mais próximo com a gatinha Dama.

Eu me identifiquei muito com os sentimentos conturbados do protagonista, aliás, acho que todo mundo tem um pouquinho de Valente dentro de si. Seu nome parece brincar com a sua verdadeira personalidade, o cãozinho é um garoto tímido, pouco popular e com algumas dificuldades de se relacionar com pessoas desconhecidas. Mas o que achei mais engraçado e vi muito de mim, foi o fato de criar o desenrolar de uma vida inteira, a partir de um fato que ainda não aconteceu.

Vitor Caffagi se inspirou em passagens de sua vida para compor a trajetória de Valente. Muitos personagens ali representados fazem referencia aos seus amigos e familiares e principalmente a sua irmã mais nova Lu Caffagi.

A HQ é muito fofa e acredito que será capaz de agradar tanto aos fãs de quadrinho, quanto a quem apenas está em busca de uma boa história. Em breve a crítica dos dois outros volumes da série: Valente – Para todas e Valente – Por opção. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *