Filme – Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância (2014)

Bidman-ColorindoNuvens

O feriado de carnaval foi bem proveitoso. Reservei um tempo para sair, mas não me incomodei nem um pouco em ficar em casa aproveitando para fazer coisinhas legais como jogar Minecraft, dar continuidade as minhas leituras, assistir a séries e também a filmes!

Com a proximidade do Oscar e com as diversas críticas positivas a Birdman, essa foi a minha escolha para o final de semana! A produção de Alejandro González Iñarritu impressiona em diversos detalhes, é um filme diferente e extremamente fluido e dinâmico!

O seu protagonista é Riggan Thomson (Michael Keaton) um ator que busca recuperar o prestígio de sua carreira através de uma peça de teatro da Broadway. Porém, as vésperas da estreia uma série de fatores começam a atrapalhar a continuidade da produção, inclusive uma substituição inesperada de um de seus principais atores o que abre espaço para o talentoso, mas extremamente temperamental Mike Shiner (Edward Norton), que poderá atrair a atenção para a peça ou arruiná-la por completo.

Birdman-ColorindoNuvens01A Tentação de Birdman 

Riggan está passando por um momento decisivo em sua carreira, depois de estrelar o super herói Birdman em 1992, não conseguiu realizar nada realmente relevante e foi esquecido pela mídia. Eternizado no papel do Homem Pássaro, tornou-se uma pessoa instável, que lançou-se numa busca desesperada pelo verdadeiro reconhecimento, mas que mesmo empenhando todos os seus esforços continua atormentado pelos fantasmas do passado.

E não é só a sua vida profissional que carece de cuidados. Encontramos muitos conflitos em sua vida pessoal. Um exemplo é o relacionamento distante com sua filha Sam  (Emma Stone) recém saída da habilitação e prestes a ter uma recaída e seu casamento fracassado.

A trama se desenvolve basicamente nos bastidores do teatro e os cortes de câmera realizados são imperceptíveis. A sensação é que estamos navegando pelos corredores da Broadway num ritmo contínuo o que traz muita fluidez para a história.

Birdman-ColorindoNuvens01Riggan e sua filha Sam

Birdman foca bastante no psicológico. Riggan é o principal responsável por pressionar a si próprio, apostando todas as suas fichas na peça mas, ignorando completamente os meios de comunicação atuais que poderia ajudá-lo a alcançar novamente o estrelato.

A maior sensação deixada por Birdman é a eterna busca por satisfação e reconhecimento. De alguma maneira isso é completamente aplicável a vida de qualquer um. Sempre estamos buscando ser reconhecidos no nosso trabalho, valorizados pelas pessoas que gostamos e até mesmo, nos destacarmos dos demais em algum aspecto, mas até quando isso é realmente válido? Esses fatores irão preencher o vazio que sentimos ou será apenas uma maneira de maquiar a eterna insatisfação humana?

Birdman-ColorindoNuvens01Os conflitos entre Mike e Riggan

Birdman deixa margem para diversas interpretações e apesar de transmitir essa mensagem interessante ainda assim, não consegui me envolver profundamente com o drama vivido pelo protagonista.

O mais divertido é a similaridade com a realidade. O roteiro brinca bastante com as questões pessoais de seus atores Riggan é praticamente a versão fictícia de Michael Keaton que deu vida ao Batman em 1992 e após isso sua carreia andou em baixa. O mesmo ocorre com Edward Norton (Mike Shiner), que está ótimo no filme fazendo uma versão cinematográfica de si mesmo.

Por esses e outros fatores vale a pena conferir o filme e mesmo não o achando extraordinário como muitos dizem, acho que merece o Oscar na categoria de melhor filme!

E vocês o que acharam de Birdman? Já assitiram? Me contem nos comentários!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *