Eu Fui – Evento da Força Aérea Brasileira + Show da Esquadrilha da Fumaça

eventoaviacao-banner-colorindonuvens

Nos dias 03 e 04 de Outubro, em comemoração ao dia do aviador e dia da Força Aérea Brasileira, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) abriu os seus portões ao público em um evento que reuniu a exposição de aviões antigos e uma apresentação da esquadrilha da fumaça.

O meu namorado sempre foi um apaixonado por aviação e então, mesmo com o domingo chuvoso resolvemos encarar uma viagem de carro a São José dos Campos, para conferir o evento. A ideia inicial era ir ao campo de marte em São Paulo, onde também havia um evento semelhante, mas, em cima da hora optamos pela viagem mais longa.

Adoro ver a paisagem inicialmente urbana ir transformando-se gradativamente em montanhas verdes, mesmo com a chuvinha constante deu pra aproveitar bastante a vista ;)

paisagem-colorindonuvens

Confesso que fui ao evento sem muitas expectativas, mas estava feliz em fazer companhia ao meu namorado, que iria ver um caça em voo, ao vivo, pela primeira vez.

Vários aviões da Força Aérea Brasileira estavam em exposição, alguns que ainda estão em uso e outros já aposentados. O Re me falava algumas curiosidades conforme andávamos pelo evento, mas não vou me lembrar dos nomes das aeronaves agora :P

eventoaviacao-colorindonuvens

Muita gente compareceu e para alegria geral o tempo se firmou ao longo da tarde e o show de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça foi confirmado. Enquanto a apresentação não começava andamos pelos outros galpões da exposição. Por lá havia equipamentos, uniformes e armas usadas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas peças eram réplicas e outras originais. Foi interessante conhecer de perto esse pedaço importante da história mundial.

eventoaviacao-colorindonuvens02

Além de trazer de volta o passado, nos deparamos também com uma pecinha do futuro da aviação brasileira. A exposição trouxe uma replica em tamanho original do Gripen, o futuro caça brasileiro que ao que tudo indica será produzido aqui em São Bernardo do Campo, a minha cidade.

O Show da Esquadrilha da Fumaça foi sensacional. Infelizmente a câmera de celular não conseguiu ter um alcance suficiente para tirar boas fotos, mas nada como estar presente e ver com nossos próprios olhos. Nunca imaginei um dia dizer que o ronco dos motores dos aviões é maravilhoso e vê-los realizando acrobacias no ar, dá aquele friozinho na barriga hahaha!

eventoaviacao-colorindonuvens

eventoaviacao-colorindonuvens

Por fim tivemos o voo dos caças, um deles utilizou o afterburner (aquele foguinho que sai do motor do avião) que o permitiu atingir velocidade supersônica (voar mais rápido que o som)!

O evento também contou com apresentação de helicópteros de guerra, aeromodelismos, lojinhas com vários artigos de aviação, food trucks e um simulador de gravidade zero.

eventoaviacao-colorindonuvens06

No final do dia já estávamos super cansados, mas aproveitamos muito o evento e resolvemos parar para fazer um lanchinho só no final e ainda assim, aprovamos o lanche do Burguer Lab!

Foi um domingo bem diferente eu gostei bastante e acho que o esforço valeu super a pena. Se foi especial para mim, imagina então para o meu namorado, como ele mesmo disse: Foi épico! <3

Vocês conheciam esse evento? Já viram um show da Esquadrilha da Fumaça? Beijos e até a próxima!

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

14 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *