Resenha: Orgulho e Preconceito em HQ

Eu sou apaixonada pelo casal Lizzy Bennet e Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito. Quando fiquei sabendo que esse clássico de Jane Austen tinha virado História em Quadrinho fiquei super curiosa para conferir.

Lançado pela Editora Nemo a adaptação desse romance histórico, escrito há mais de 200 anos ganha nova vida por meio dessa Graphic Novel. O responsável pela adaptação é Ian Edginton que seguiu a risca a história, preservando até mesmo, os afiados diálogos entre Lizzy e Mr. Darcy.

Resenha de Quadrinhos -Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenha de Quadrinhos -Orgulho e Preconceito Jane Austen

Desenhada por Robert Deas, a edição como um todo está muito caprichada. As ilustrações conseguiram manter toda a classe e elegância da Inglaterra da época, com seus casarões e figurinos do século XIX. Os traços dos personagens lembram bastante os atores da adaptação cinematográfica de 2005 com Keira Knightley e Matthew Macfadyen, mas para mim, isso não foi problema, seria mesmo difícil imaginar os personagens com outra aparência :)

Na trama as cinco filhas da família Bennet estão impedidas de herdar Longbourn a propriedade da família, Enquanto sua mãe e seu velho pai passam a temer pelo futuro das meninas, torna-se praticamente, imprescindível que elas consigam se casar com um bom pretendente. Mas, Lizzy Bennet, a segunda de cinco irmãs se recusa a casar-se só pelo status e condição financeira e aguarda um relacionamento que tenha como base o amor recíproco e verdadeiro

Resenha de Quadrinhos -Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenha de Quadrinhos -Orgulho e Preconceito Jane Austen

Orgulho e Preconceito e a sociedade da época

Orgulho e Preconceito é o primeiro livro de Jane Austen. Ela o escreveu antes mesmo de completar 21 anos e é considerado por muito, a obra-prima da autora.

Além de toda a profundidade do romance entre Lizzy Bennet e Mr. Darcy, Jane descreve de maneira crítica todas as regras e convenções sociais da sociedade da época, que eram capazes de definir o destino das pessoas.

O casamento, por exemplo, era visto como uma aliança entre famílias para que garantissem um futuro financeiro seguro as mulheres, que não eram incentivadas a avançarem nos estudos além de conhecimentos básicos em geografia, música, pintura, bordado e dança, habilidades essenciais para ganharem o título de “prendadas”.

HQ-OrgulhoPreconceito-ColorindoNuvens05

Resenha de Quadrinhos -Orgulho e Preconceito Jane Austen

Não só Orgulho e Preconceito, mas todos os outros romances de Jane Austen, fornecem um verdadeiro retrato da sociedade da época através do ponto de vista crítico e irônico da autora. Suas personagens transmitem um sentimento e personalidade tão intensos que fica difícil não se envolver e querer conhecer outras de suas obras.

Resenha de Quadrinhos -Orgulho e Preconceito Jane Austen

Achei super legal a experiência de reler essa história por meio dessa adaptação em HQ! Acho que é um item essencial para os fãs da autora. É praticamente impossível não se apaixonar por essa edição tão fofa e caprichada. Vocês já conheciam essa Graphic Novel? Gostaram da resenha? Até mais pessoa! :)

Classificação do livro: 5 estrelas

FacebookTwitterInstagramBloglovin

31 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *