Curiosidades – A Lenda do Jack Lanterna

Halloween-Jack-O-Lantern

Nesse final de semana de Halloween vamos aproveitar para conhecer um dos principais símbolos dessa festa? O Jack Lanterna!

Aqui no Brasil a comemoração não é tão difundida e ainda há muito preconceito com relação ao assunto. Pelo contexto histórico é comprovado que o cristianismo é o principal causador da “demonização” do evento por se tratar de um festejo pagão.

As abóboras luminosas fazem parte do folclore norte-americano e trata-se na verdade, de uma adaptação de uma antiga lenda Irlandesa que foi incorporada ao All Hallows Even ou véspera do Dia de todos os Santos.

Reza a lenda que no dia 31 de outubro, Jack um homem alcoólatra e mesquinho, bebeu mais do que deveria e o diabo veio buscar a sua alma para levá-la para as profundezas do inferno. Só que ao conceder-lhe seu último copo de bebida o coisa ruim teve de transformar-se em uma moeda e esperto, Jack o prendeu em seu bolso no qual havia gravado uma cruz. Encurralado o capeta teve que aceitar o trato proposto por seu captor, dando-lhe mais uma ano de vida até que pudesse voltar e recolher a sua alma.

jack lanterna lenda

Diante da segunda chance que lhe foi dada, Jack resolveu se redimir de seus mal feitos. A partir de então abandona o seu vício pelo álcool e passa a ser bom e justo com a família. A mudança, no entanto, não dura muito tempo e na data marcada do ano seguinte, o Diabo volta outra vez, reclamando o que é seu por direito.

Mais uma vez, Jack banca o espertalhão e convence o Diabo a pegar uma maçã numa árvore, é aí que aproveita a oportunidade de captura-lo desenhando uma cruz em seu tronco e ordenando que o Diabo o deixe em paz para sempre!

Porém, as coisas não andavam realmente boas para Jack e em apenas um ano, sua vida chega ao fim. Depois de sua questionável conduta aqui na Terra, o personagem é rejeitado no céu e por ter humilhado o Diabo tantas vezes, também não consegue passagem para o inferno. Condenado a vagar pelo limbo por toda eternidade, Jack coloca um brasa dentro de um Nabo para que a pequena chama possa iluminar o seu caminho conforme perambula por ai.

Quando essa história chegou aos Estados Unidos difundida pelos imigrantes irlandeses, o nabo foi substituído por abóboras já que esse, era um vegetal mais abundante na região e a partir de então, as pessoas passaram a colocar esse tipo de lanterna em suas portas para afugentar Jack e outros espíritos malignos da noite de Halloween!

Influenciada pelos filmes Hollywoodianos ou não, eu gosto do dia das bruxas e realmente acho que seria divertido ver casas enfeitadas e crianças fantasiadas pelas ruas pedindo doces ou travessuras, é claro, se esse tipo de coisa funcionasse aqui no Brasil.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *