Panquecas & Hobbits

Desde que o Re começou a ler um livro de Senhor dos Anéis todo final de ano, aqui em casa criou-se a tradição de alguém estar lendo Tolkien nesse período de Natal/Ano Novo. Nos últimos dois anos, a “tarefa” passou para mim, já que li O Senhor dos Anéis no final de 2022 e no ano passado As Duas Torres.

Eu li a trilogia lá em 2008, no meu primeiro emprego, emprestado por uma amiga. Naquela época comprar livros não era tão acessível pra mim, e lembro de ter lido vários livros emprestados do pessoal.

Senhor dos anéis e as duas torres livro
Trilogia o senhor dos anéis box

Agora, relendo Tolkien entendo bem o conceito de leitura conforto. A escrita é tão aconchegante, tão gostosa. Não necessariamente pra mim, uma leitura cozy precisa ser uma história levinha, a saga do anel, por exemplo, vai ganhando um peso maior a cada virar de página.

Em As Duas Torres, a gente já sente o peso – quase que literalmente – do fardo carregado por Frodo e nessas horas de tensão, quando o Sam ganha destaque com alguma passagem mais levinha (exemplo, ele cozinhando um guisado de coelhos as portas dos pântanos dos mortos) é quase como um abraço no leitor.

Senhor dos anéis e as duas torres livro

Quando finalizei a leitura, após quase dois meses, organizamos um final de semana pra assistir a adaptação de As Duas Torres na versão estendida, que tem quase 4 horas de filme.

Pra combinar com o tema – Hobbits – a gente queria comer algo gostoso, então no almoço fizemos macarronada, e a tarde, algumas panquecas com geleia e morangos.

Foi um dia bem aconchegante, com comidinhas gostosas e várias conversas sobre as passagens do filme/livro.

Apesar de gostar dos desdobramentos iniciais de As Duas Torres (a jornada de Merry e Pippin com os Ents, batalha do Abismo de Helm, os acontecimentos com o Saruman, etc) a parte final, com Sam, Frodo e Gollum, ainda é a minha favorita.

Atlas da terra media livro

A leitura de SdA e o Retorno do rei ficará só pro final do ano :) Mas, até lá vou dar um jeito de ler algum livro único do Tolkien (acho que vai ser Roverandom).

Outra coisa legal pra se fazer é olhar o Atlas da Terra-Média, tanto pra relembrar, quanto pra visualizar melhor as regiões percorridas pelos personage

Atlas da terra media livro

Você já leu algum livro do Tolkien?

Beijos, Dai ♡

6 comments

  • eu amei ler O HOBBIT mas ainda não consegui engatar na leitura de SENHOR DOS ANEIS. mesmo tendo essa edição linda senti que fiquei presa no condado tempo demais e quando enfim sai trocentas páginas depois parei de ler com raiva HAHAHAHAHA porém gosto demais dos filmes pra desistir para todo o sempre, uma hora tento novamente :)

    • Essa parte é bem diferente mesmo, o livro se demora beeem mais até eles conseguirem “seguir viagem”. Mas preciso dizer que eu gosto hahaha!
      Tenta de novo sim, agora alinhando suas expectativas que pode ser demorado e um pouco lento, mas vale super a pena!

  • Que post mais gostosinho Dai! Eu nunca li nenhum livro da saga. Só vi o segundo filme do Hobbit e fiquei completamente perdida rs

    Mas eu gosto dessa ideia de livros comfy. E realmente, acho que não é devido ao estilo do livro, mas pela nostalgia que ela passa. Pela sensação de “estar em casa”, quando relemos algo que gostamos e revisitamos personagens que são como velhos amigos. Acho que essa é a verdadeira nostalgia comfy.

    Bom Março pra você ♥

  • O universo de Tolkien é tão incrível, né?! De vez em quando eu assisto a trilogia de Senhor dos Anéis novamente. Gosto muito dos filmes!
    Quanto aos livros, só li O Hobbit em uma versão em quadrinhos. Achei bem legal, mas já faz muito tempo que fiz essa leitura. Tenho vontade de ler as outras obras de Tolkien. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *