5 coisas que aprendi com a Amélie Poulain

Fui convidada para fazer parte do projetinho 5 blogs 5 posts, no qual, eu e mais quatro blogueiras iremos falar de um determinado assunto. Os posts estão marcados para serem publicados pelas próximas 5 quintas-feiras e esse primeiro tema é: 5 coisas que aprendi com um personagem!

Como vocês já sabem, eu sou apaixonada pelo filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. A personagem interpretada por Audrey Tautou é uma das minhas fontes de inspiração da vida, sendo assim, não tive dúvidas em escolhê-la para esse post.

Você é mais forte do que imagina

O que aprendi com O Fabuloso destino de Amélie Poulain

Eu sempre me senti muito afogada dentro das minhas próprias preocupações! O medo de fracassar ou de não me sentir completamente preparada para determinada situação sempre me fez, estagnar. Mas, a gente bem sabe que tudo na vida é dinâmico, que o tempo e as oportunidades simplesmente passam. Esse é um dos conselhos mais sábios que o vizinho da Amélie Poulain, um senhorzinho com ossos de vidro pode nos dar:

Então, minha querida Amélie, você não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida. Se deixar passar essa chance, com o tempo seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto.

Aprecie as pequenas felicidades

Hoje em dia tudo acontece muito rápido. Todo mundo está muito apressado, somos nocauteados por uma enxurrada de informações a todo o momento, há uma super valorização de coisas materiais e esquecemos completamente de prestar atenção aos detalhes ao nosso redor. A Amélie me inspirou muito nesse aspecto. Dia após dia, tento exercitar a capacidade de enxergar momentos simples e singelos do meu cotidiano, devo admitir que isso está me ajudando muito a combater a ansiedade.

Cuide-se

O que aprendi com O Fabuloso destino de Amélie Poulain

Uma das coisas que a Amélie mais gosta de fazer é ajudar as pessoas ao redor. Mas, ao longo do filme fica claro que ela acaba se esquecendo de si mesma. Muitas vezes assumimos a responsabilidade de transformar a vida do outro e esquecemos que essa iniciativa deve partir de cada pessoa. Tão importante quanto fazer algo de bom as pessoas ao redor sem esperar nada em troca é olhar para dentro de si e arrumar a baguncinha e  descartar o peso desnecessário que vamos acumulando internamente.

São tempos difíceis para os sonhadores, mas sonhe mesmo assim!

O que aprendi com O Fabuloso destino de Amélie Poulain

Por mais que eu tenha crescido em um ambiente em que sonhar não era necessariamente um incentivo, ao longo dos anos pude entender melhor quais eram os meus objetivos e anseios sem deixá-los morrer dentro de mim. Muitas vezes o nosso sonho parece estar muito longe de se realizar e muitas pessoas, podem simplesmente, acreditar que somos tolos por lutarmos por eles e mantermos a esperança. A Amélie é uma grande inspiração quando se trata desse assunto. Ela é um exemplo de como vale a pena acreditar em nossos sonhos. E a frase mais famosa do filme tem tudo a ver com esse assunto:

Les temps sont durs pour les rêveurs”

Times are hard for dreamers

São tempos difíceis para os sonhadores

Você é especial

O que aprendi com O Fabuloso destino de Amélie Poulain

Se tem uma coisa que fica bem evidente no filme, é que a Amélie é uma personagem que tem um jeitinho todo peculiar de agir e enxergar o mundo a sua volta. Eu sempre fui uma pessoa com dificuldade de se encaixar em determinados grupos. Na adolescência isso era algo que mexia muito comigo e devo admitir que fui uma pessoa bem solitária na maior parte dos meus anos na escola. No entanto, o tempo nos ensina que não precisamos nos envergonhar por sermos diferentes. Não se encaixar em determinados padrões de comportamento não é necessariamente algo ruim, todos nós temos nossas peculiaridades e é isso o que nos torna, acima de tudo, especiais.

Qual o personagem que te inspira no dia a dia?

Não deixe de conferir a postagem dos outros blogs participantes!

Prestes a voar | Te conto poesia | Cor sem fim | Meu melhor momento

30 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *