Não é de hoje que as pessoas se reúnem ao redor de fogueiras para contar histórias de terror. Okay, devo admitir que nunca fiz isso, mas acho a ideia incrível.
É fato que a maneira de contar essas histórias macabras, recheadas de fantasmas, bruxas, mortos-vivos e outros seres sobrenaturais, faz toda a diferença para garantir bons sustos, e é exatamente essa a atmosfera que encontramos em Histórias Assustadoras para Contar no Escuro lançado pela editora José Olympio.
O livro é uma coletânea de contos e poemas de terror recontadas por Alvin Schwartz. O autor compilou diversas obras conhecidas do folclore americano e algumas lendas urbanas que causam certa inquietação até hoje. As ilustrações de autoria de Brett Helquist enriquece muito o livro, sendo uma opção de leitura bem legal principalmente, para o público mais jovem.
Assim que ela se deitou, o fantasma saiu do armário. Dos dedos dele ainda escorria sangue e ele gemia:
– Dedos cheios de sangue! Dedos cheios de sangue!
(Conto: O fantasma com dedos ensanguentados)
Os contos são divididos em cinco capítulos, cada um deles com uma temática diferente. O primeiro de nome “AAAAAAH!” é uma espécie de guia que ensina o leitor a contar histórias de arrepiar que farão seus amigos pular da cadeira. Esse capítulo de abertura foi o que menos me interessou, pois as histórias acabavam repentinamente, com notas didáticas do autor para um final dramático.
No capítulo seguinte intitulado “Ele ouviu passos subindo as escadas do porão…” tem como principais destaques histórias de fantasmas e espíritos vingativos onde podemos encontrar muitas coisinhas estranhas e inesperadas acontecendo.
Seus cabelos estavam emaranhados e a carne despencava de seu rosto, de modo que ele podia ver os seus ossos e alguns de seus dentes, ela não tinha globo oculares, mas uma espécie de luz azul fraca emanava da cavidade de seus olhos. (Conto: A casa mal-assombrada)
Em “Eles devoram seus olhos, eles devoram o seu nariz” nos deparamos com algumas histórias de morte, com algumas cabeças separadas do corpo e larvas devorando alguns cadáveres. “Outros perigos” é um capítulo destinado a histórias de terror mais recentes, que abordam os perigos do dia a dia dos jovens de atualmente. O livro finaliza com um capítulo de mesmo nome do primeiro, dedicado a histórias bem-humoradas que prometem além de alguns sustos, algumas gargalhadas.
Cada conto é bem curtinho, a gente consegue ler em um piscar de olhos. Algumas vezes, desejava que as histórias fossem maiores e mais profundas, mas acho que essa rapidez e dinâmica das histórias foram propositais, uma vez que o livro é focado em contos de terror transmitidos de boca em boca.
Nunca ria quando o carro fúnebre passar por você;
Pois nunca se sabe, você pode ser o próximo a morrer.
(Conto: A canção do carro fúnebre)
No final o autor traz diversas notas e referências bibliográficas das histórias, achei interessante conhecer a origem real dos contos retratados.
Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é um livro para a gente ler sem muitas expectativas, assim conseguimos nos divertir com algumas histórias. Não pensaria duas vezes em presentear uma criança com essa obra, principalmente se ela já demonstrar interesse em histórias sobrenaturais de fantasmas e outras criaturas aterrorizantes!
Espero que tenham gostado da resenha pessoal! Até mais! :)
Título: Histórias Assustadoras para Contar no Escuro | ISBN: 9788503012850 | Ano: 2016 | Especificações: 128 páginas | Editora: José Olympio
hahaha eu sempre quis fazer parte de uma fogueira com histórias de terror [2]
Meus sobrinhos estão na idade de inventar histórias de terror e acho que seria uma boa para eles. Tenho que ficar inventando história e nem sempre a cabeça ajuda pra pensar hahaihaiuhaha
Amei as fotos <3
Beijos
Deve ser bem legal, né? <333 Acho que esse livro vai cair como uma luva então, ele vai te dar muitas ideias hahaha :)
aaaa! nunca tinha ouvido falar desse livro, achei bem bacana. gosto muito, mas muuuuito mesmo de histórias de terror, mesmo sendo assim continhos! vou colocar em desejados no skoob!
:***
Espero que goste, os continhos são bem curtinhos e simples! Um beijo! :)
Oi, Dai!
Não sou muito de livros de contos, mas li recentemente O Vilarejo, do Raphael Montes, e bem nesse estilo e foi uma leitura bem legal, gostei bastante! Já leu também?
Esse livro me pareceu ser parecido então fiquei bem curiosa, ainda mais por ser ilustrado :)
Beijos,
Giulia | 1livro1filme.com.br
Esse eu não conheço, mas já vou procurar :)
ah achei legal pra reunir a criançada e fazer uma sessao de terror né, boa dica agora pras férias
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Verdade! A criançada toda está de férias,acho que será divertido!