Resenha de livro: Rangers – Ordem dos Arqueiros (Livro 1, 2 e 3)

Nas minhas férias aproveitei para colocar algumas leituras em dia e resolvi começar por Rangers – Ordem dos Arqueiros. Para finalmente partir para o terceiro livro da saga, tive que reler os dois primeiros, para relembrar alguns fatos que não estavam mais tão claros na minha memória.

A leitura dos três livros, um seguido do outro, me deu um novo ânimo para a leitura em geral, desde então estou praticamente emendando um livro no outro, o que não acontecia já havia alguns anos :)

Essa saga de fantasia, escrita pelo australiano John Fanagan conta atualmente com 12 livros, a quantidade assusta um pouco, mas os livros são super fáceis e gostosos de ler, quando nos damos conta, já estamos nas páginas finais!

Nesse post irei falar brevemente das três primeiras obras Rangers Ordem dos Arqueiros – Livro 1: Ruínas de Gorlan, Livro 2: Ponte em Chamas e Livro 3: Terra de Gelo.

Rangers – Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan

Rangers Ordem dos Arqueiros - ColorindoNuvens

Rangers Ordem dos Arqueiros - ColorindoNuvens

Nessa obra introdutória acompanhamos o processo de desenvolvimento de Will, o aprendiz de arqueiro. Como um dos protegidos do castelo de Redmond, Will e mais quatro adolescentes vem o seu destino sendo traçado quando são selecionados para servir a algum mestre de ofício, porém, sendo um garoto bem pequeno para a sua idade, é categoricamente rejeitado pela escola de guerra, o seu maior sonho, e acaba sendo escolhido pelo arqueiro Halt.

Arco e flecha não era bem a arma que Will gostaria de empunhar, mas o garoto logo percebe que a arte dos arqueiros vai muito além de suas expectativas e que as habilidades desses seres misteriosos para o reino não era fruto de alguma feitiçaria como contavam as histórias de sua infância, e sim, resultado de muito treino!

Mesmo sendo apenas um aprendiz Will já participa de uma importante missão com o seu mestre: Impedir o assassinato do rei! É nesse livro que também conhecemos Puxão, o simpático pônei do protagonista :)

Rangers – Ordem dos Arqueiros: Ponte em Chamas

Rangers Ordem dos Arqueiros - ColorindoNuvens

Rangers Ordem dos Arqueiros - ColorindoNuvens

Em Ponte em Chamas a guerra está oficialmente declarada. Morgarath, Senhor das Montanhas da Chuva e da Noite durante 15 anos reuniu um exército de impiedosas criaturas: os Warlgals. Enquanto os guerreiros e arqueiros se preparam para a batalha iminente, os aprendizes Will e Horace, partem em uma missão liderada pelo jovem arqueiro Gilan e é durante essa aventura que descobrem novos fatos que podem mudar o desenrolar da guerra.

Nesse segundo livro Will precisa colocar em prática tudo o que foi ensinado no longo treinamento com Halt, é legal observá-lo tomando decisões por si só e assumindo riscos. Também observamos o amadurecimento de Horace o espadachim aprendiz da escola de guerra e somos apresentado a misteriosa e bela Evanlyn!

Rangers – Ordem dos Arqueiros: Terra de Gelo

Rangers Ordem dos Arqueiros - ColorindoNuvens

Considero Terra de Gelo o melhor entre os três primeiros livros. A essa altura da história já estamos bem familiarizados com os personagens e bastante envolvidos pela história. Acompanhamos a difícil jornada de Will e sua nova aliada, Evanlyn nas terras geladas dos escandinavos, onde são tratados como prisioneiros e passam por situações de extrema tensão.

No outro lado do mapa Halt mostra todo o seu apreço pelo jovem aprendiz e só pensa em encontrar uma maneira de resgatá-lo mesmo que o reino não esteja disposto a dispensar temporariamente seus serviços num período tão conturbado do pós-guerra.

Percebemos que a narrativa vai se tornando mais densa com o passar dos livros, ainda assim, é uma história bem direta sem muitas descrições ou enrolação.

Acostumada a uma leitura mais pesada encontrada em outros livros de fantasia como por exemplo a saga Eragon, confesso que senti falta de um pouco mais de descrição e aprofundamento dos principais acontecimentos, porém, isso não é necessariamente um ponto negativo, já que a história ainda assim, é capaz de nos prender e proporcionar uma leitura bem leve e tranquila.

Rangers – Ordem dos Arqueiros é, com certeza, uma obra indicada aos fãs de fantasia! Mais uma série que se tornou queridinha na minha estante <3

Vocês já conheciam esses livros? Gostam de ler obras de Fantasia e Infanto Juvenil? Beijos e até mais!

FacebookTwitterInstagramBloglovin

39 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *