Livro – Holy Cow: Uma Fábula Animal de David Duchovny

Holy Cow de David Duchovny

Já imaginou um livro totalmente narrado por uma vaca? Em Holy Cow é justamente isso o que encontramos e já deixo aqui um alerta: a vaquinha Elsie irá te conquistar desde as primeiras páginas :)

Eu sei que em um primeiro momento a proposta pode até parecer estranha, mas a Elsie dá voz a uma história repleta de críticas a nossa sociedade e aborda temas importantes e pesados de uma maneira bem descontraída e com muito humor negro.

A aventura inicia-se em uma noite em que uma grande revelação destrói completamente a sua visão de mundo. Ao sair do celeiro a noite Elsie acaba sendo atraída por um Deus caixa luminoso que transmitia um documentário sobre como as vacas eram tratadas e por fim, abatidas na indústria.

Holy Cow de David Duchovny

Holy Cow de David Duchovny

Diante disso, fica impossível para Elsie ignorar a realidade dos fatos e então ela resolve abandonar a vida pacata que tinha na fazenda e partir para um local seguro, mais precisamente a Índia, onde as vacas são seres sagrados, é daí que vem o nome do livro: Holy (sagrado) Cow (vaca).

Como a própria Elsie diz, é praticamente impossível manter segredos na fazenda, logo a notícia de sua partida se espalha e outros animais acabam se juntando a ela como Shalom, o porco recém-convertido ao judaísmo e o peru Tom que está fugindo do dia de ações de graça e deseja chegar a Turquia onde acredita que não será devorado. Nesse caso a piada ou referência se perdeu devido a tradução (peru = turkey; Turquia: Turkey).

Em vários momentos Elsie interage com o leitor, o formato do livro também é bem interessante, trata-se na verdade do roteiro cinematográfico da vida da personagem. É bem engraçadinho vê-la fazendo algumas notas no decorrer do texto, encontramos também, algumas ilustrações, esses detalhes só contribuem para que a leitura flua muito bem.

Holy Cow de David Duchovny

Holy Cow de David Duchovny

Acho que já deu para perceber que o teor do livro acaba sendo bem interessante, não é? O humor é bem inteligente e por trás de toda essa fábula animal temos muitas reflexões, metáforas, referências a cultura pop, além de críticas ao modo com que a sociedade moderna trata os animais apenas como objetos, inicialmente pode parecer uma fábula vegana, o que poderia afastar algumas pessoas logo de cara, mas analisando os pensamentos de Elsie percebemos que o que mais a aterrorizou e a fez perder seu carinho pelos humanos que a tratam, é a percepção de como a humanidade perdeu o respeito pelos animais, ao se colocar em um patamar “acima” dos demais seres vivos

O autor da obra é David Duchovny, o Mulder do Arquivo X, esse é o primeiro livro dele e gostei bastante de sua escrita. Eu recebi esse livro de cortesia do Grupo Editorial Record e foi uma surpresa bem bacana me deparar com essa história.

Vocês já conheciam a proposta desse livro? Ficaram curiosos? Beijos e até mais :)

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]

Leia Também

28 Comment

  1. Que simpática essa história da vaquinha Dai. Não sabia que o David Duchovny tinha escrito um livro, muito legal!

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim, ele escreveu e é bem legal <333

  2. Deve ser o máximo ler um livro narrado por uma vaca. Fiquei curiosa aqui pra ler.

    beijos

    1. Dai Castro says: Responder

      Nem me fala, é muito divertido :D

  3. Que premissa interessante! Eu via fotos desse livro no Instagram e imaginava algo totalmente diferente, rs

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim, por ter um nome “fábula animal” acho que as pessoas imaginam algo diferente mesmo :) haha

  4. Uau, que proposta bacana! Esse é um daqueles livros que não dá para julgá-lo pela capa. Se fosse assim, talvez eu nem prestasse tanta atenção, por achar que seria justamente, “mais um livro que tem tudo para cair na mesmice”. Mas não. Ao ler a sua resenha, mudei minha visão. Gostei muito da proposta! Sem falar, claro, das ilustrações. Parece ser um livro bem divertido e, ao mesmo tempo, crítico. Porém, sem ser moralista. Adorei mesmo! :)
    Beijão!

    1. Dai Castro says: Responder

      É bem interessante, viu? Ele passa um impressão totalmente errada mesmo, muitas pessoas falam isso também ! :)

      1. Sim. Preciso lê-lo! hahaha o//

        1. Dai Castro says: Responder

          hahah Se puder, leia sim :)

  5. Oiiii Dai♥
    sempre vi essa capinha linda circulando por ai, mais nunca soube do que o livro se tratava. E agora que você contou que o livro é narrado por uma vaquinha (MEU DEUS QUE IDEIA GENIAL haha), tenho que ler.
    Adorei sua resenha, e imagino que seja um livro bem legal. Vai pra wishlist ♥

    Um beijo

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma ótima ideia mesmo, Paloma! É difícil compreender só olhando a capa, mas a proposta dele é muito interessante :D

  6. Outra indicação sua que terei que ler um dia hahahaha. Na verdade, quando vi esse livro chegando na casa de alguns blogueiros, fiquei curiosa quando vi a foto da capa. E achei interessante hahahaha..
    Quero conhecer o mundo na visão dela agora =P

    1. Dai Castro says: Responder

      Acho que você vai adorar a Elsie :D

  7. Esse livro parece ser muito legal e engraçadinho. É legal essa questão que ele levanta e por estar numa linguagem mais brincalhona acho que acaba conquistando mais o leitor. Tô doida pra ler ele. :’)

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      A linguagem é bem divertida! E a leitura flui muito bem! Acho que você vai gostar ;)

  8. Já tinha visto uma resenha em outro blog sobre esse livro, eu achei uma ideia super diferente! Me lembrou um pouquinho “A Revolução dos Bichos”. Claro que aí eles não querem tomar uma fazenda, mas isso dos animais pensarem e tal… Parece ser um livrinho bem interessante, com algumas críticas, mas despretensioso também :)

    Um beijo! ♥

    1. Dai Castro says: Responder

      A proposta é bem legal mesmo, e devo confessar que em um primeiro momento também pensei na revolução dos bichos! hehe :)

  9. Que bom que gostou da leitura Dai! Eu preciso ler “A revolução dos bichos”, você é a segunda pessoa que fala da semelhança entre eles. Esse livro foi uma grata surpresa mesmo!
    Gostei muito da sua resenha :)
    E as fotos ficaram um amor <3

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      A revolução dos bichos também é maravilhoso Juliana <3

  10. Parece realmente interessante a ideia de conhecer o mundo pela visão de uma vaquinha. Fiquei com muita vontade de ler, ainda mais por tratar de um assunto tão importante, mas aparentemente de forma leve e lúdica. ^U^

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma visão bem diferente… e divertida, posso garantir :D

  11. Eu achei que esse livro era infantil quando vi a capa pela primeira vez, hahahaha. Também, com um desenho de uma vaca, poderia ser, né? Oops. Mas parece bem legal, amei a ideia!
    Beijos
    Mari

    1. Dai Castro says: Responder

      É voltado pro público juvenil, mas acho que a história cabe bem a qualquer faixa etária Mari :D

  12. Estou MEGA curiosa para ler esse livro desde que vi a resenha em um blog! O difícil está sendo arrumar tempo para parar e ler e diminuir minha listinha infinita hahaha Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    1. Dai Castro says: Responder

      Minha listinha tbm é infinita Lu, mas se puder ler, recomendo :D

  13. Eu vi muita gente postando a resenha do Holy Cow e eu fiquei tipo QUEROOO! Pq além de amar o Californication, a ideia do livro me lembra muito a revolução dos bichos!
    | A Bela, não a Fera| | Compro e Vendo em Bazar de Roupas online|| FB Page A Bela, não a Fera|

    1. Dai Castro says: Responder

      hum, é um pouco parecida, mas a historia da revolução dos bichos é bem mais profunda! Recomendo holy cow, acho que você vai gostar :D

Deixe uma resposta