Resenha do Livro: Pax de Sara Pennypacker

Pax de Sara Pennypacker é um livro muito especial. Além de nos presentear com uma emocionante história entre um menino e sua raposa, nos ensina sobre lealdade, companheirismo, respeito e principalmente, como os seres vivos são capazes de se adaptar a diferentes situações.

A história se inicia com uma dolorosa separação. Com a proximidade da guerra Peter vê a sua vida mudar completamente quando o pai vai servir ao exército e o deixa na casa de seu avô. Com todas essas mudanças era inviável manter uma raposa adulta por perto e assim, Peter é obrigado a deixar Pax para trás, abandonando o seu fiel amigo em um bosque.

O garoto não demora a se dar conta da situação e resolve partir na mesma noite em uma empreitada para resgatar a sua raposa, com poucos itens na mochila e uma determinação admirável, Peter coloca o pé na estrada, com a esperança de encontrar Pax no mesmo ponto em que o deixou.

resenha do livro pax

resenha do livro pax

A história tem capítulos alternados entre o ponto de vista de Peter e Pax. Conseguimos ter uma noção bem detalhada de quais desafios menino e raposa estão tendo que enfrentar, o mais legal é notar o desenvolvimento dos personagens frente a situações tão desfavoráveis.

Enquanto Peter precisa aprender a confiar em Vola, uma veterana de guerra que vive isolada na floresta, Pax, aos poucos sente toda a liberdade o invadir, mas precisa aprimorar todos os seus instintos para conseguir sobreviver ao ambiente selvagem.

resenha do livro pax

resenha do livro pax

O livro também faz uma reflexão bem sensível a respeito das implicações da guerra do ponto de vista de uma criança e como o confronto pode trazer destruição e prejuízos ao meio ambiente, ameaçando todos os seres vivos a sua volta. Os diálogos são repletos de mensagens e reflexões, uma verdadeira lição de vida e superação.

Os personagens secundários são bem importantes para o desenvolvimento da história. Adorei conhecer as outras raposas que passam a interagir com Pax, como o Cinzento, Miúdo e Arrepiada. Por vezes, me lembrei dos livrinhos de animais que adorava ler quando eu era criança, mas o livro apesar de ser classificado como infantojuvenil é recomendado para todas as idades, a mensagem transmitida nas entrelinhas é válida para todos os públicos.

resenha do livro pax

resenha do livro pax

Essa edição da Editora Intrínseca esta incrível, a ilustração da capa não poderia ser mais apropriada. Pax sempre a espera de seu menino, não deixando de acreditar em nenhum momento sobre o seu retorno. Todas as ilustrações do livro são de autoria de Jon Klassen, e eu achei cada detalhe sensacional!

resenha do livro pax

Pax é com certeza um daqueles livros para guardar com carinho na estante. Vocês já conheciam essa história de amizade entre um menino e sua raposa? Gostaram da resenha? Até mais pessoal <3 Classificação do livro: 5 estrelas

FacebookTwitterInstagramBloglovin

30 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *