Pax de Sara Pennypacker é um livro muito especial. Além de nos presentear com uma emocionante história entre um menino e sua raposa, nos ensina sobre lealdade, companheirismo, respeito e principalmente, como os seres vivos são capazes de se adaptar a diferentes situações.
A história se inicia com uma dolorosa separação. Com a proximidade da guerra Peter vê a sua vida mudar completamente quando o pai vai servir ao exército e o deixa na casa de seu avô. Com todas essas mudanças era inviável manter uma raposa adulta por perto e assim, Peter é obrigado a deixar Pax para trás, abandonando o seu fiel amigo em um bosque.
O garoto não demora a se dar conta da situação e resolve partir na mesma noite em uma empreitada para resgatar a sua raposa, com poucos itens na mochila e uma determinação admirável, Peter coloca o pé na estrada, com a esperança de encontrar Pax no mesmo ponto em que o deixou.
A história tem capítulos alternados entre o ponto de vista de Peter e Pax. Conseguimos ter uma noção bem detalhada de quais desafios menino e raposa estão tendo que enfrentar, o mais legal é notar o desenvolvimento dos personagens frente a situações tão desfavoráveis.
Enquanto Peter precisa aprender a confiar em Vola, uma veterana de guerra que vive isolada na floresta, Pax, aos poucos sente toda a liberdade o invadir, mas precisa aprimorar todos os seus instintos para conseguir sobreviver ao ambiente selvagem.
O livro também faz uma reflexão bem sensível a respeito das implicações da guerra do ponto de vista de uma criança e como o confronto pode trazer destruição e prejuízos ao meio ambiente, ameaçando todos os seres vivos a sua volta. Os diálogos são repletos de mensagens e reflexões, uma verdadeira lição de vida e superação.
Os personagens secundários são bem importantes para o desenvolvimento da história. Adorei conhecer as outras raposas que passam a interagir com Pax, como o Cinzento, Miúdo e Arrepiada. Por vezes, me lembrei dos livrinhos de animais que adorava ler quando eu era criança, mas o livro apesar de ser classificado como infantojuvenil é recomendado para todas as idades, a mensagem transmitida nas entrelinhas é válida para todos os públicos.
Essa edição da Editora Intrínseca esta incrível, a ilustração da capa não poderia ser mais apropriada. Pax sempre a espera de seu menino, não deixando de acreditar em nenhum momento sobre o seu retorno. Todas as ilustrações do livro são de autoria de Jon Klassen, e eu achei cada detalhe sensacional!
Pax é com certeza um daqueles livros para guardar com carinho na estante. Vocês já conheciam essa história de amizade entre um menino e sua raposa? Gostaram da resenha? Até mais pessoal <3
TO LOUCA POR ESSE LIVRO! ♥
Parece ser tão fofinho e tão no estilo extraordinário, né? Amei a resenha e as fotinhos. Deu pra ver que a edição está bem bonita e caprichada. KERO! <3
Beijos!
Ainda não li extraordinário 3 Mas é uma história bem bonitinha Bia <3
Gostei muito de sua resenha e adorei o blog.
Beijos!
Dalvan Linhares
http://www.literatudotextos.blogspot.com.br/
Obrigada :)
Que lindo Dai, parece ser uma histórias super gostosa de acompanhar e essas ilustrações estão super envolventes. Eu sou uma pessoa chorona, será que estaria preparada para ler este livro rsrs? Mas gostei da história =) amizade sincera e esse ponto que vc tocou sobre as consequências da guerra vista de outro ângulo também é interessante. Adorei! beijos linda!
É bem emocionante, mas não cheguei a chorar, acho que vale a pena arriscar derramar algumas lágrimas para conhecer essa história, principalmente por conta da mensagem que ela transmite <3 Beijos!
Esse livro parece muito fofo, estou super curiosa para lê-lo!
Beijos
http://www.pequenosretalhos.com
Sim, é uma amor Mari :)
Daí seu blog é uma fofura. As postagens, as fotos, o layout. Tudo!hehe Parabéns pelo trabalho.
Um beijo, Má
Obrigada Marina <3 Fico feliz que tenha gostado!!!
Eu acho que vou chorar né? hahahaha
Mas quero e muito comprar esse livro <3
Talvez sim hahaha <3
Puxa, deve ser um livro incrível. Tem duas coisas que eu gosto muito em histórias: ambientação em guerras e relação pessoa x animal, além disso esse lance de ter de mais de um ponto de vista. A capa é linda também, to louca pra ler <3
Então acho que você vai gostar bastante Duds :)
Oie Dai =)
Tinha visto esse livro na Bienal e achei ele uma gracinha *-*, só não comprei por que ele não estava na minha lista e minha meta era comprar só os livros que estavam rs…
Mas com certeza vou incluir ele nas próximas listas <3 Tenho certeza que vou adorar!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
A edição está muito linda mesmo <3 Espero que goste da leitura!! Beijos!
Oi Dai, estou com o livro aqui em casa, na fila de leitura. Essa edição da Intrínseca está mesmo maravilhosa, animadíssima para ler! Um beijo :*
Oba!!! Tomara que você goste ;)
Olá Dai,
Estou muito curiosa em relação a essa leitura e acho que vou curti tanto quanto você. Adorei saber que somos apresentados às implicações da guerra pelos olhos de uma criança. Outra coisa que me agrada é a questão do abandono e como a criança e o adulto veem isso.
Parabéns pela incrível resenha e fotos.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
A abordagem da guerra feito dessa maneira é muito interessante! Espero que curta tanto quanto eu :) Obrigada!!! Beijos
Depois da minha leitura por aqui fiquei ainda mais curioso pra ler esse livro. Parabéns pelo blog, gosto muito!!
Obrigada Dani <3
Esse livro parece ser tão tocante e carregado de carinho e amor, e me deu muita vontade de lê-lo! Amei suas fotos, trouxeram ainda mais beleza à história e à sua resenha *-*
Tem sorteio lá no blog, se quiser participar *-*
Beijos!!
Obrigada!!! Esse livro é cheio de carinho mesmo <3 Vou conferir o sorteio ;) Beijos!
Oi Dai, tudo bem?
Não li toda a resenha, mas pelo pouco que li, imagino que deva ser um livro maravilhoso. Me lembrou um pouco o contexto de Fique onde está e então Corra, outro livro lindo que mostra a perspectiva da guerra pelo olhos de uma criança. Esse livro está na minha lista imediata de leitura.
bjus,
Amanda Almeida
Vale a pena a leitura amanda! Espero que goste <33 beijos!
Oi Dai
Estou muiito curiosa quanto a esse livro. Meu namorado ganhou de aniversario da tia dele e assim que ele ler não vou pensar duas vezes!!
Bela resenha, amei!
♥
Lê sim Carol, é uma história bem sensível <3
Eu já me emocionei com a história só lendo sua resenha! Histórias que envolvem animais sempre acabam mexendo mais ainda com a gente né?! hehe Acho que é toda essa entrega que os animais tem sem esperar nada em troca que é tão tocante.
Já tava com vontade de ler esse livro e agora tô mais ainda <3
Não vi a edição pessoalmente, mas pelas suas fotos dá pra ver que é linda mesmo *-*
É uma história que todos que amam bichinhos precisam ler Ju! Acho que você vai gostar bastante <3