Resenha do Livro: Pax de Sara Pennypacker

resenha do livro pax

Pax de Sara Pennypacker é um livro muito especial. Além de nos presentear com uma emocionante história entre um menino e sua raposa, nos ensina sobre lealdade, companheirismo, respeito e principalmente, como os seres vivos são capazes de se adaptar a diferentes situações.

A história se inicia com uma dolorosa separação. Com a proximidade da guerra Peter vê a sua vida mudar completamente quando o pai vai servir ao exército e o deixa na casa de seu avô. Com todas essas mudanças era inviável manter uma raposa adulta por perto e assim, Peter é obrigado a deixar Pax para trás, abandonando o seu fiel amigo em um bosque.

O garoto não demora a se dar conta da situação e resolve partir na mesma noite em uma empreitada para resgatar a sua raposa, com poucos itens na mochila e uma determinação admirável, Peter coloca o pé na estrada, com a esperança de encontrar Pax no mesmo ponto em que o deixou.

resenha do livro pax

resenha do livro pax

A história tem capítulos alternados entre o ponto de vista de Peter e Pax. Conseguimos ter uma noção bem detalhada de quais desafios menino e raposa estão tendo que enfrentar, o mais legal é notar o desenvolvimento dos personagens frente a situações tão desfavoráveis.

Enquanto Peter precisa aprender a confiar em Vola, uma veterana de guerra que vive isolada na floresta, Pax, aos poucos sente toda a liberdade o invadir, mas precisa aprimorar todos os seus instintos para conseguir sobreviver ao ambiente selvagem.

resenha do livro pax

resenha do livro pax

O livro também faz uma reflexão bem sensível a respeito das implicações da guerra do ponto de vista de uma criança e como o confronto pode trazer destruição e prejuízos ao meio ambiente, ameaçando todos os seres vivos a sua volta. Os diálogos são repletos de mensagens e reflexões, uma verdadeira lição de vida e superação.

Os personagens secundários são bem importantes para o desenvolvimento da história. Adorei conhecer as outras raposas que passam a interagir com Pax, como o Cinzento, Miúdo e Arrepiada. Por vezes, me lembrei dos livrinhos de animais que adorava ler quando eu era criança, mas o livro apesar de ser classificado como infantojuvenil é recomendado para todas as idades, a mensagem transmitida nas entrelinhas é válida para todos os públicos.

resenha do livro pax

resenha do livro pax

Essa edição da Editora Intrínseca esta incrível, a ilustração da capa não poderia ser mais apropriada. Pax sempre a espera de seu menino, não deixando de acreditar em nenhum momento sobre o seu retorno. Todas as ilustrações do livro são de autoria de Jon Klassen, e eu achei cada detalhe sensacional!

resenha do livro pax

Pax é com certeza um daqueles livros para guardar com carinho na estante. Vocês já conheciam essa história de amizade entre um menino e sua raposa? Gostaram da resenha? Até mais pessoal <3 Classificação do livro: 5 estrelas

FacebookTwitterInstagramBloglovin

Leia Também

30 Comment

  1. TO LOUCA POR ESSE LIVRO! ♥

    Parece ser tão fofinho e tão no estilo extraordinário, né? Amei a resenha e as fotinhos. Deu pra ver que a edição está bem bonita e caprichada. KERO! <3

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Ainda não li extraordinário

  2. Gostei muito de sua resenha e adorei o blog.
    Beijos!

    Dalvan Linhares

    http://www.literatudotextos.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      Obrigada :)

  3. Que lindo Dai, parece ser uma histórias super gostosa de acompanhar e essas ilustrações estão super envolventes. Eu sou uma pessoa chorona, será que estaria preparada para ler este livro rsrs? Mas gostei da história =) amizade sincera e esse ponto que vc tocou sobre as consequências da guerra vista de outro ângulo também é interessante. Adorei! beijos linda!

    1. Dai Castro says: Responder

      É bem emocionante, mas não cheguei a chorar, acho que vale a pena arriscar derramar algumas lágrimas para conhecer essa história, principalmente por conta da mensagem que ela transmite <3 Beijos!

  4. Esse livro parece muito fofo, estou super curiosa para lê-lo!
    Beijos
    http://www.pequenosretalhos.com

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim, é uma amor Mari :)

  5. Daí seu blog é uma fofura. As postagens, as fotos, o layout. Tudo!hehe Parabéns pelo trabalho.
    Um beijo, Má

    1. Dai Castro says: Responder

      Obrigada Marina <3 Fico feliz que tenha gostado!!!

  6. Eu acho que vou chorar né? hahahaha
    Mas quero e muito comprar esse livro <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Talvez sim hahaha <3

  7. Puxa, deve ser um livro incrível. Tem duas coisas que eu gosto muito em histórias: ambientação em guerras e relação pessoa x animal, além disso esse lance de ter de mais de um ponto de vista. A capa é linda também, to louca pra ler <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Então acho que você vai gostar bastante Duds :)

  8. Oie Dai =)

    Tinha visto esse livro na Bienal e achei ele uma gracinha *-*, só não comprei por que ele não estava na minha lista e minha meta era comprar só os livros que estavam rs…
    Mas com certeza vou incluir ele nas próximas listas <3 Tenho certeza que vou adorar!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    1. Dai Castro says: Responder

      A edição está muito linda mesmo <3 Espero que goste da leitura!! Beijos!

  9. Oi Dai, estou com o livro aqui em casa, na fila de leitura. Essa edição da Intrínseca está mesmo maravilhosa, animadíssima para ler! Um beijo :*

    1. Dai Castro says: Responder

      Oba!!! Tomara que você goste ;)

  10. Bruna Costabeber says: Responder

    Olá Dai,
    Estou muito curiosa em relação a essa leitura e acho que vou curti tanto quanto você. Adorei saber que somos apresentados às implicações da guerra pelos olhos de uma criança. Outra coisa que me agrada é a questão do abandono e como a criança e o adulto veem isso.
    Parabéns pela incrível resenha e fotos.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    1. Dai Castro says: Responder

      A abordagem da guerra feito dessa maneira é muito interessante! Espero que curta tanto quanto eu :) Obrigada!!! Beijos

  11. Depois da minha leitura por aqui fiquei ainda mais curioso pra ler esse livro. Parabéns pelo blog, gosto muito!!

    1. Dai Castro says: Responder

      Obrigada Dani <3

  12. Esse livro parece ser tão tocante e carregado de carinho e amor, e me deu muita vontade de lê-lo! Amei suas fotos, trouxeram ainda mais beleza à história e à sua resenha *-*

    Tem sorteio lá no blog, se quiser participar *-*
    Beijos!!

    1. Dai Castro says: Responder

      Obrigada!!! Esse livro é cheio de carinho mesmo <3 Vou conferir o sorteio ;) Beijos!

  13. Oi Dai, tudo bem?
    Não li toda a resenha, mas pelo pouco que li, imagino que deva ser um livro maravilhoso. Me lembrou um pouco o contexto de Fique onde está e então Corra, outro livro lindo que mostra a perspectiva da guerra pelo olhos de uma criança. Esse livro está na minha lista imediata de leitura.
    bjus,
    Amanda Almeida

    1. Dai Castro says: Responder

      Vale a pena a leitura amanda! Espero que goste <33 beijos!

  14. Oi Dai

    Estou muiito curiosa quanto a esse livro. Meu namorado ganhou de aniversario da tia dele e assim que ele ler não vou pensar duas vezes!!

    Bela resenha, amei!

    1. Dai Castro says: Responder

      Lê sim Carol, é uma história bem sensível <3

  15. Eu já me emocionei com a história só lendo sua resenha! Histórias que envolvem animais sempre acabam mexendo mais ainda com a gente né?! hehe Acho que é toda essa entrega que os animais tem sem esperar nada em troca que é tão tocante.
    Já tava com vontade de ler esse livro e agora tô mais ainda <3
    Não vi a edição pessoalmente, mas pelas suas fotos dá pra ver que é linda mesmo *-*

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma história que todos que amam bichinhos precisam ler Ju! Acho que você vai gostar bastante <3

Deixe uma resposta