Esse ano, como nos anteriores, fiz uma pequena TBR de Halloween. Mesmo sem decorar a casa como no ano passado, consegui entrar no clima: assei biscoitos (que deram meio errados, mas que ficaram bons), assisti Harry Potter com o Re no dia 31 (enquanto dividíamos um potinho de doces) e consegui me dedicar bem as leituras escolhidas para Outubro.
No último post de favoritos falei um pouco da minha fixação na tetralogia napolitana, e como o esperado eu comecei a leitura de História do Novo Sobrenome assim que terminei A Amiga Genial. Esse foi um livro que me acompanhou durante todo o mês enquanto eu intercalava as minhas outras leituras temáticas.
A noite das bruxas | Agatha Christie
O primeiro livro com o tema foi escolhido meio ao acaso. Abri o kindle e me deparei com A Noite das Bruxas de Agatha Christie no Kindle Unlimited e resolvi dar uma chance. Falando de maneira resumida a história começa com o cenário de uma festa de Halloween, onde uma garota acaba sendo assassinada dentro de uma bacia contendo água e maçãs. Foi aqui que fui apresentada ao famoso detetive Hercule Poirot, que chega a cidadezinha para investigar o possível assassino.
A minha experiência de leitura foi bem ok, não posso dizer que me apaixonei, mas também não me desencorajou a conhecer outras histórias mais famosas da autora, tenho inclusive, anotado algumas indicações de obras para embarcar nesse universo repleto de crimes e mistérios.
Da magia à sedução | Alice Hoffman
Muitas pessoas que apreciam o Halloween costumam citar o filme Da Magia à Sedução (1998) entre as suas indicações para essa época do ano. Por todos esses anos, esse filme passou completamente batido por mim (pelo menos, é isso o que eu acho que vou descobrir quando finalmente parar para ver, rs) e agora em Outubro resolvi dar um chance a essa história começando pela leitura do livro, que descobri a existência não faz muito tempo.
Eu entrei na história sabendo que se tratava de algo mais levinho, e isso me ajudou a manter as minhas expectativas no lugar. Eu gostaria de ter encontrado mais magia e acontecimentos sobrenaturais? Sim! Mas posso dizer que gostei bastante da minha experiência, a autora tem um jeito bem divertido de contar os estranhos acontecimentos que cercam as mulheres da família Owens.
O livro é focado na trajetória de vida de Sally e Gillian Owens, duas irmãs de personalidades opostas, que foram criadas por suas tias (bruxas) mas que desejam ter uma vida completamente normal, longe de feitiços, poções ou de encantamentos entoados na calada da noite.
A lenda do cavaleiro sem cabeça; e outros contos | Washington Irving
A leitura mais rápida do mês ficou por conta de Sleep Hollow e alguns outros contos de Washington Irving. Eu estava bem curiosa para conhecer a obra que deu origem a tantas adaptações e descobri que a história original é bem diferente do icônico filme do Tim Burton, por exemplo. Podemos dizer que o conto é bem mais simples, mas que fornece uma ideia central, um ponto de partida para o desenvolvimento da adaptação.
Eu gostei bastante dessa e das outras histórias apresentadas no livro. Claro que A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, pela minha curiosidade e familiaridade, acabou sendo o meu conto preferido. Mas, todas as histórias reunidas nesse livro são relativemente curtas o que deixou a leitura bem dinâmica. Um conto foi puxando o outro e quando me dei conta, tinha terminado o livro.
Essa foi a minha leitura da noite de virada do Halloween e acho que foi uma escolha bem legal, já que em 2020, estava justamente assistindo ao filme quando a meia noite chegou. Ah, antes que passe uma ideia errada: Não! Não virei a madrugada lendo, li metade do livro antes de ser vencida pelo sono e a outra metade de manhã, quando acordei :)
Entrevista com o vampiro | Anne Rice
Para finalizar trago um livro que ainda estou lendo, mas que já conseguiu me cativar bastante: Entrevista com o Vampiro é o meu primeiro contato com os livros da Anne Rice, mas a adaptação já figurava entre os meus filmes preferidos da infância. Tenho a nítida lembrança de fazer de tudo pra assistir sempre que passava na TV, embora, quase sempre dormisse antes de chegar ao fim. Há tempos queria resgatar essa história que encantou o meu pequeno eu e finalmente adentrar ao universo das Crônicas Vampirescas.
Quando me deparei com essa edição perfeita, quase no mês do Halloween, achei que era um sinal para conhecer a fundo a origem e personalidade de personagens icônicos como Louis, Claudia e Lestat.
Essa tem sido a minha leitura noturna, o que já me rendeu até sonhos com vampiros e rituais macabros haha. Confesso que fui surpreendida positivamente em relação a escrita melancólica e poética da autora, é muito bom quando isso acontece, quando o livro vai além das nossas expectativas.
\\
Finalizando a parte das leituras quero deixar registrado que assisti a Missa da Meia Noite (e achei uma série legalzinha, apesar de lenta) e para fechar o feriado de finados, revi Halloweentown :)
O post poderia acabar por aqui mas, preciso fazer uma confissão: acabei me rendendo a algumas promoções da Coleção de Halloween da Riachuelo, até então só tinha comprado os pratinhos temáticos, sendo um deles esse das fotos.
Bem… Acho que ano que vem terei bastante itens novos para usar na decor de Halloween, ou o que é mais provável, vou espalhá-los pela casa e fazer o Halloween durar o ano todo hehe.
E o Halloween de vocês? Foi legal?
Beijos, Dai ♡
Oi Dai .Tudo bem?
Fico feliz que você tenha lido um livro da Agatha Christie e que você pretende ler mais livros dela.Na minha opinião este não é um dos meus livros queridinhos da Agatha ,para mim foi um livro “ok”.
Eu assisti “De magia à sedução” no ano passado, confesso que não gostei muito, apesar de ter sido “ok ” , esperava um filme mais divertido, não sei o.quanto o filme é parecido com o livro , sempre tem aquelas mudancinhas.
E o livro normalmente é bem melhor !
E eu estava esperando para ver o que você falaria de “O cavalheiro sem cabeça ” , eu nem sabia que era um livro de contos , mas se preendeu sua atenção, deve.seruito bom.
Amei o.post e suas fotos
Beijos
Oi babi!!
Ahhh eu quero sim ler outros livros da Agatha, eu peguei esse livro só pelo título mesmo ter a ver com Halloween, mas com certeza não é a sua obra prima segundo os fãs da autora, né?
Da Magia a Sedução, eu gostei mais do livro! Há algumas mudanças sim, mas acho que o tom bem humorado da autora deixa a leitura bem mais legal. Também não curti tanto o filme achei bem ok, também.
A lenda do cavaleiro sem cabeça é bem interessante, mas o filme é mais desenvolvido e emocionante hehe, mas pra quem já gosta da adaptação, recomendo sim!
Um beijo
Isso é que dá ficar lendo sobre vampiros antes de dormir Dai: os pesadelos mais apavorantes. Hahaha!
Tenho muita vontade de ler Entrevista com o Vampiro, ainda mais nessa tradução da Clarice Lispector (deve ser incrível!).
E fiquei apaixonada por esse pratinho de fantasmas, que coisa mais fofinha gente. <3
HAHAHAHAH eu ri aqui! Pois é? quem mandou né?
Eu recomendo sim! Ainda mais com essa tradução!
Os pratinhos são pura fofura mesmo, são da coleção de Halloween da Riachuelo :)
Os biscoitinhos que você fez são esses da foto?! Se for, estão lindos demais!
E eu fico impressionada como as capas dos seus livros são lindos. Os meus são sempre sem graça (talvez porque eu sempre escolha os mais baratos rs)
Nossa eu nem sabia que autores traduziam livros. Isso é normal? rs Achei interessante que a Clarisse Lispector traduziu Entrevista Com o Vampiro. Inclusive, esse filme está na minha listinha pra assistir há décadas!
Nem vou falar muito de Sleep Hollow, porque já disse que amo o filme e toda a ambientação da história ♥
HAHAHA Eu bem que queria que fossem esses biscoitinhos, mas não, os meus ficaram bem sem graça, tanto que nem fotografei hehe.
Sobre os livros, eu meio que penso bem se quero uma versão melhor ou a mais simples, geralmente opto pela mais bonita hehe ruim pro meu bolso, com certeza!
Quanto a tradução dos livros eu acho que antigamente era mais comum, mas é só uma suposição minha mesmo.
Voto pra você assistir Entrevista com o Vampiro O/