Minecraft: Fazenda (Plantação)

Minecraft Tutoriais

Minecraft é um jogo que estou completamente viciada!

Ele te dá infinitas possibilidades para criar, construir coisas e eu adoro esse tipo de jogo. Confesso que passo horas jogando e mesmo quando não estou, fico pensando no que eu posso estar fazendo pra melhorar a minha casinha.

Existem muitos manuais de “como fazer” no Minecraft espalhados pela internet, não há regra. Tem gente que constrói fábricas, coisas complexas, jogando no modo criativo, onde você tem todas as ferramentas e tipos de bloquinho ao seu dispor. Não pretendo começar com algo desse tipo, vou por partes, me acostumar com o jogo, pegar prática e depois quem sabe, pensar em algo grande.

É a primeira vez que jogo no modo com monstros, sempre joguei no peaceful, estou me adaptando a ter um zumbi louco batendo na minha porta a noite, ou ver um creeper rondando as minhas terras em plena luz do dia! Minerar pra mim é um problema, tenho bastante medo dessas criaturas aterrorizantes, embora já tenha matado algumas aranhas pela manhã, enfim só minerei o necessário pra construir minha fazendinha por enquanto.

Nesse Post vou mostrar como fiz e estou melhorando minha plantação, o processo é bem simples e não exige muitos itens.

Bom… pra começar, procurei fazer uma horta para plantar trigo que será usado pra atrair animais para a minha propriedade. Essa semente é encontrada na grama alta. É só destruir várias delas e coletar as sementes (seeds) que cairão de algumas.

Pra arar a terra também é necessário uma ferramenta específica, a enxada. O local que você vai plantar também é importante, a plantação deve ficar em um local próximo a água, para manter a terra sempre hidratada e acelerar o crescimento.

Quando ainda não tinha encontrado ferro, ingrediente necessário pra fazer o balde usado para transportar água, resolvi iniciar a minha fazenda próximo ao mar congelado. Dois erros que cometi:

1) Fazer a plantação em um lugar assim não dá certo, o trigo demorou muito pra se desenvolver por que a água congelada não tem efeito na plantação então eu tinha que frequentemente ficar quebrando os bloquinho de água que congelava-se quase que instantaneamente.

2) Quebrar uma fileira de blocos de água em meio a um mar congelado, me fez quase ter (novamente) uma morte patética. Durante o cultivo, escorreguei e cai no buraco que fiz e fiquei imersa sob um mar de gelo. Dessa vez mantive a calma e achei a saída, ficar batendo em vários bloquinhos de gelo desesperadamente enquanto está se afogando não surte efeito! rs

Basicamente comecei a plantação com isso:

A enxada vai arar a terra que fica diferente do barro comum, (muda de cor), então é só colocar as sementes. Antes, já deixei preparado o buraco por onde a água passaria, então basta encher o baldinho de água e despejar no local que você preparou. Se já tiver vários baldes encha-os, como só tenho um por enquanto, tive que dar algumas viagens para conseguir encher o local completamente.

É bom não ficar pisoteando a plantação, então, por via das dúvidas, quando estiver plantando ou colhendo, ande sobre ela apertando a tecla shift.

O processo de plantação serve para as outras sementes como a de abóbora e melancia. Uma abóbora colocada na Workbench, rende umas 4 sementes, que devem ser plantadas com mais espaços entre elas, já que nascem aleatoriamente. A cana-de-açúcar também podem ser plantadas na areia, invariavelmente, só conseguimos planta-las próximo a água.

É bom diferenciar o trigo já maduro, já que se colhido antes da hora não irá gerar nenhum tipo de item. Combinado com outros ingredientes, ele pode ser usado pra preparar bolos e pães, o que já possibilitará tornar seu personagem vegetariano se assim o desejar. Já a utilidade mais legal da cana-de-açúcar, é que podemos produzir papel com ela e posteriormente livros, estantes e até mapas! Ainda não explorei o mapa suficientemente pra encontrar outros tipos de sementes além dessas.


Minha fazenda ainda está bastante simples e a plantação bem modesta. Há muito o que ser feito, mas a graça do Jogo está no ‘se fazer’ e pra isso é preciso bastante dedicação! Ai está a minha plantação :D

(Á esquerda, plantação de Cana- de- Açúcar no tamanho ideal para ser colhido. Á direita, plantação de Trigo, note que o trigo maduro tem uma cor mais escura)

7 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *