Minecraft: Poções (Potions)- Básico

Minecraft Tutoriais

Existe atualmente no Minecraft 161 possibilidade de combinações para poções com os mais variados efeitos, estima-se, no entanto, que com as próximas atualizações do jogo esse número possa atingir a marca de mais de 2000 possibilidades. Diante de um assunto tão abrangente o objetivo deste tutorial é primeiramente dar os princípios básicos para a realização das poções e abordar em posts posteriores informações e tutoriais das poções mais úteis e populares.

Para iniciar o processo de fabricação de poções é necessário construir o chamado Brewing Stand ou em português Suporte para Fermentação.

Mine_logo

O equipamento tem como ingrediente cobblestone e Blaze Rod, um item adquirido ao se matar um monstro que habita as profundezas do Nether, o Blaze. O monstro que possui o corpo amarelo coberto por uma fumaça negra tem como principal ataque atirar bolas de fogo (Fire balls) em seu oponente, então já dá para imaginar pela descrição que matá-lo pode ser uma aventura bem arriscada, né?

O tutorial do Brewing Stand segue abaixo:

Brewing Stand

Outro item essencial são as garrafas de vidro que são feitas ao se combinar 3 blocos de vidro.

Garrafas de vidro- Minecraft

Depois de produzidas deve-se enchê-las com água, já que isso é necessário para a realização de todas as poções. Uma solução para não precisar ficar a todo o momento indo até uma fonte natural de água é ter próximo ao seu laboratório de poções um caldeirão cheio de água, que possibilitará o enchimento de três garrafas, ou fazer um pequeno poço, que fornecerá fonte ilimitada de água.

Existem 3 poções básicas que não possuem efeito algum mas servem de ingredientes essencial para outras poções, são elas: Awkward Potion, Thick Potion e Mundane Potion. Para iniciar sua produção deve-se clicar com o botão direito no Brewing Stand e colocar no quadradinho inferior a garrafa com água, a variação ocorre no quadradinho superior, local onde serão colocados os mais diversos ingredientes para obtenção das poções desejadas.

Abaixo o tutorial para a realização das poções básicas.

1. Awkward Potion (Poção Estranha): É a poção base de maior utilidade já que está relacionada com várias poções de efeitos interessantes como Healing Potion, Fire Resistance Potion, Night Vision Potion, Regeneration Potion, Strength Potion, Swiftness Potion e Weakness Potion. Para fazer a Awkward Potion deve-se associar a garrafa de água com sementes de uma planta encontrada no Nether, a Nether Wart.

Awkward Potion

Mundane Potion (Poção Mundana): Serve como ingrediente para Weakness Potion. Para fazê-la o jogador pode escolher combinar com a garrafa d’água diversos itens como Sugar (Açúcar), Siper Eye (Olho de Aranha), Glistering Melon (Melancia Reluzente), Blaze Powder (Pó de Blaze) entre outros. Há ainda o uso da Redstone para a realização da Mundane Potion Extended, que permitirá a realização da Potion of Weakness Extended.

Mundane Potion

Thick Potion (Poção Espessa): Essa poção também serve como base para um tipo de Potion of Weakness. Deve-se associar a garrafa de água com Glowstone Dust, como na imagem abaixo.

Thick Potion

As poções podem ser consumidas pelo jogador da mesma maneira com que se consomem os alimentos, possuindo cada uma delas um determinado tempo de duração, ou seja, logo após o consumo aparecerá no seu inventário um cronômetro que marcará o tempo de efeito da poção.

Existem alguns itens capazes de potencializar ou modificar o efeito ou a funcionalidade das poções. São eles: Redstone, Glowstone Dust, Fermented Spider Eye (Olho de Aranha Fermentado) e Gunpowder (Pólvora).

Poções- Itens

Redstone: As Redstone são obtidas após a mineração de um bloco chamado Redstone Ore, vale lembrar que para a obtenção das mesmas, deve-se usar uma picareta de ferro (Iron Pickaxe) ou de material superior. As Redstones podem ser combinadas a qualquer poção o que irá prolongar a duração de seus efeitos.

Glowstone dust: Esse item que provém dos blocos de Glowstone só podem ser encontrados no Nether, sua principal função é potencializar o efeito das poções.

Fermented Spider Eye: As aranhas são encontradas aos montes pelo jogo então conseguir um olho de aranha é um processo bem fácil. Esse item combinado ao Brown Mushroom (Cogumelo marrom) e sugar (açúcar) resultará no Fermented Spider Eye. É através desse item que o jogador conseguirá fazer as chamadas poções negativas, ou seja, poções que causam algum dado ou prejuízo a quem a consumir, por motivos óbvios, não é recomendado utilizar esse item para consumo próprio e sim para usá-las contra monstros, para isso deve-se transformá-las em poções arremessáveis como explicado no próximo tópico.

Olho de aranha fermentado

Gunpowder : As Gunpowder que podem dropar de Creepers ao matá-los é o item capaz de transformar qualquer poção em uma Splash Potion ou seja, permite que as poções sejam arremessáveis. Nesse contexto transformar uma poção com efeito negativo em uma Splash Potion pode ser uma importante arma contra inimigos que sofrerá com os efeitos prejudiciais das mesmas, já no caso de poções com efeitos positivos, elas podem ser lançadas para ajudar na restauração da saúde de criaturas amigáveis como por exemplo, os lobos.

Para aprender mais sobre poções e seus efeitos aguardem os próximos tutoriais! Não Perca! :)

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *