Resenha do Livro: Coraline de Neil Gaiman

Coraline de Neil Gaiman é um livro de terror voltado para o público infantil. Desafiando a estrutura tão conhecida que as obras voltadas para esse público seguem com tanto afinco, Neil Gaiman construiu toda sua história baseada em um universo macabro, cheio de elementos bizarros e realmente assustadores.

A obra que rendeu a Gaiman alguns prêmios como Hugo Award e Nebula Award em 2003 foi escrita com o propósito inicial de agradar a filha do autor Holly, na época com cinco anos de idade que solicitou uma história com uma protagonista feminina e que fosse genuinamente assustadora.

Resenha de Livro Coraline Neil Gaiman

 Achava que a história teria cinco ou dez páginas, no máximo, e tinha, na verdade, outros planos para o desenvolvimento da trama. Quando as pessoas começaram a lê-la, no entanto, descobri que era uma história de aventuras para as crianças, mas que provocava pesadelos nos adultos. Coraline é o livro mais estranho que escrevi, e o que levei mais tempo para fazê-lo, mas também é aquele do qual mais me orgulho (Neil Gaiman)

Através de uma narrativa bem simples com algumas ilustrações realizadas por David McKean embarcamos na história da pequena Coraline Jones e nos desafios que a esperam nas páginas que se seguem.

Resenha de Livro Coraline Neil Gaiman

Após se mudar para um apartamento localizado dentro de uma antiga casa, Coraline é encorajada pelos pais a aventurar-se a explorar todos os detalhes da nova localidade. Cercada por uma vizinhança um tanto estranha composta por duas senhoras, que quando jovens foram grandes artistas e que na velhice passaram a ocupar-se cuidando de seus muitos cachorros  e do sr. Bobinsky um treinador de circo mal sucedido que possuía uma sanidade mental questionável, é em um tarde chuvosa que a menina descobre uma passagem secreta para uma mundo alternativo.

Ao se deparar com seus “outros” pais e elementos mais atrativos do que aqueles presentes em sua vida real,  Coraline logo descobre que para permanecer naquele universo mágico e perfeito, precisa costurar grandes botões negros no lugar de seus olhos. Para salvar a si mesma e aqueles que realmente a amam,  será preciso enfrentar desafios mortalmente perigosos e buscar coragem nos momentos mais difíceis.

Resenha de Livro Coraline Neil Gaiman

Um dos principais aliados de Coraline é o Gato preto falante e orgulhoso e claro, toda coragem que a protagonista obriga-se a ter. Passando a ser alvo de um amor doentiamente possessivo de sua “outra” mãe, Coraline nos leva a pensar sobre o verdadeiro significado de tal sentimento. Afinal há uma estreita linha entre o amor e a possessividade.

Adaptação Coraline e o Mundo Secreto

O livro foi adaptado para o cinema em 2009 pelo estúdio de animação Laika, o filme em stop motion de nome Coraline e o Mundo Secreto, é sem dúvida, uma bela adaptação e conseguiu preservar muito bem o conteúdo do livro.

Coraline é uma leitura que eu recomendo! Vocês já leram? Gostaram?

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *