Resenha do Livro – As Vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky

VantagensSerInvisível-ColorindoNuvens

Resolvi comprar esse livro porque me lembrava que alguém tinha me falado que tinha ouvido que era bom. A confusão afinal estava certa. Meu namorado ouviu um podcast sobre o assunto e pensou que talvez eu iria gostar e não se enganou, As vantagens de ser Invisível levanta algumas questões bem interessantes e me prendeu muito mais nas pequenas e simples conclusões do protagonista Charlie do que no rumo tomado pela trama em si.

Acompanhamos um ano da vida escolar de Charlie, um menino introspectivo que limitou a sua existência até aquele momento, apenas como espectador, não tendo chances de participar de fato, das novas experiências e muitas vezes, não se permitindo participar.

As vantagens de ser invisível

Toda a história é contada por meio das cartas enviadas a uma pessoa que não nos é revelado, deixando em dúvida se é alguém realmente real ou imaginário, mas essa característica nos aproxima do personagem, e em muitos momentos simplesmente pude interpretar que as cartas fossem destinadas a mim.

Passando pelo trauma de ter de lidar com o caso de suicídio de seu único e melhor amigo e constantemente abalado com a morte de sua tia Helen, as coisas só começam a mudar quando os irmãos Patrick e Sam passam a fazer parte de sua vida. Ao lado dos amigos adolescentes, Charlie experimenta as diversas sensações que o mundo tem a oferecer, mas permanece fiel aos seus próprios ideais.

As vantagens de ser invisível

O autor não nos deixa claro, se o personagem tem realmente algum distúrbio psicológico. A sensibilidade e pureza de Charlie são exageradas em diversos momentos, sem contar em seu histórico de internações e atitudes consideradas anormais.

A adolescência é comprovadamente uma fase conturbada de nossa existência. Os personagens da trama estão aprendendo a lidar com seus próprios sentimentos e, além disso, passam por situações bem pesadas como, drogas, violência doméstica, homossexualismo, abusos e gravidez na adolescência, porém, tudo é exposto de maneira bem simples, sem deixar a leitura carregada demais com tantos temas polêmicos inseridos na história.

As vantagens de ser invisível

Os momentos mais marcantes do livro para mim foram situações de grande simplicidade, como quando Charlie e seus amigos sentem-se infinitos ao deixarem-se tocar por uma música, ou como quando conclui que cada uma “aceita o amor que merece ter”.

Também pude me enxergar em alguns momentos nas angústias do protagonista, em grande parte da minha vida, também estive no banco do passageiro com o pensamento recorrente de que isso ou aquilo, simplesmente não eram para mim. Charlie nos dá uma boa lição de amadurecimento, pois de uma maneira positiva ou negativa, passou a participar de sua própria vida, já que o importante mesmo, é não passar em branco.

2 comments

  • Oi,
    Acho que, muitas das pessoas que tiver contato com esse livro puderam se identificar em alguma parte dele. Muito pelo fato de que todos nós um dia fomos adolescentes ou ainda somos e o livro, assim como você colocou, retrata muito dessa fase conturbada a partir do personagem Charlie.
    Beijos!

    • Oi Thamiris concordo com você! E o mais interessante é que o livro conseguiu expor isso de uma maneira muito simples e natural, já que muitos temas polêmicos são abordados na história! Beijos! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *