Quem me apresentou Perdido em Marte de Andy Weir foi o Re, um apaixonado por obras de ficção científica. Iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas ao longo do desenvolvimento da trama me senti cada vez mais próxima da jornada de Mark Watney.
Enviado a Marte com a equipe da Ares 3, uma missão do programa espacial da Nasa para colher amostragens do solo do planeta vermelho, Mark Watney é o botânico e engenheiro da tripulação.
Porém, a missão programada para durar 31 sóis, acaba sendo abortada bem antes do previsto quando uma intensa tempestade de areia, com ventos mais fortes que os veículos espaciais poderiam suportar, atinge o local onde o HAB estava localizado, colocando em risco a vida de toda a equipe.
Enquanto se dirigiam ao VAM, veículo responsável por colocá-los novamente em órbita, Mark Watney é atingido por uma antena que se desprendeu no meio da tempestade, presumindo que o companheiro estivesse morto e calculando um risco muito alto para voltar atrás à procura do corpo do amigo, comandante Lewis, não sem grande culpa, confirma a decolagem iniciando a sua volta ao planeta Terra.
Grande parte da história é contada pelo próprio Mark, que decide criar um diário de bordo enquanto encontra-se sozinho e incomunicável em Marte. Sua maior preocupação inicial é com relação aos seus suprimentos básicos como comida, água e ar.
E é justamente pensando nisso que começa a estudar formas para estender o máximo possível os itens essenciais que o manteria vivo até a chegada de Ares 4, dali a 4 anos, o que demandaria uma perigosa viagem de 3.200 quilômetros.
Mark tem uma mente extremamente lógica e sempre nos apresenta cálculos científicos; explicações técnicas e probabilidade do que poderá acontecer. Mas, ele transmite seus conhecimentos de modo mais dinâmico, fazendo comparações, analogias e principalmente, colocando sempre uma pitada de ironia e humor negro.
Apesar da situação em si, ser naturalmente desesperadora, o livro não é nem um pouco dramático. Todas as situações e os muitos imprevistos vividos pelo protagonista é visto pelo ponto de vista de alguém com raciocínio treinado, focado na parte lógica de uma situação. E nem por isso deixamos de nos envolver, muito pelo contrário, achei esse, um dos pontos fortes do livro.
Em dado momento Watney consegue se comunicar com a NASA, a partir dai, passamos a acompanhar todo o andamento das decisões tomada pela agencia espacial que sofre com a pressão da mídia, que explorou o assunto incansavelmente.
Confesso que a trama desse núcleo, não me prendeu o bastante e eu sempre estava à espera do próximo relato de Watney. Uma sugestão é assistir aos trailers do filme, isso me ajudou bastante a imaginar a complexidade dos veículos e componentes espaciais.
Prepare-se para se deparar com muitos imprevistos. Sim, muita coisa vai dar errado, os experimentos do protagonista irá quase matá-lo muitas vezes, mas nessa situação, qualquer risco é válido para tentar escapar com vida de um planeta inóspito.
O próximo passo é assistir a adaptação cinematográfica que está em cartaz nos cinemas. Vocês já leram Perdido em Marte? O que acharam? Beijos e até mais!
Eu li o livro pra ir assistir ao filme e me diverti bastante durante a leitura. Com toda certeza as partes dele são mais divertidas dos que as que se passam na terra.
Achei bem bacana a adaptação cinematográfica, porém algumas das sacadinhas só funcionam pra quem leu o livro e me vi dando risada quando não tinha ninguém entendendo porque.
Quanto ao final, achei o do filme melhor e te digo que isso é raro. Em geral, considerei um bom livro e uma ótima adaptação.
Beeijo
http://resenhandosonhos.com
Sério que gostou mais da adaptação? Geralmente acontece o contrário, né? Agora estou ainda mais curiosa! Haha Beijos!
Eu vi que o filme estava/está no cinema e nem estava ligando. Mas ai eu vi um pessoal falando e parece ser legal. Pela resenha eu fiquei interessada no livro mas eu não costumo ler livros desse tipo tenho medo de não ser tão legal para mim. Mas se não rolar pelo menos o filme eu quero ver. :D
Beijos!
Tem muita gente falando que a adaptação ficou muito boa também! Talvez por não estar acostumada, você possa estranhar mesmo os termos científicos e técnicos. Mas acho que vale a pena conhecer a história de um jeito ou de outro ;) Beijos!
Eu amei o livro, ria um monte com os comentários do Watney. Um dos melhores personagens dos livros que eu li esse ano, com certeza!
É verdade! O humor e a ironia do personagem é um dos pontos altos do livro, rs! Beijos!
Ficção científica é sempre um gênero que desperta muito meu interesse! Apesar de não ter lido muitas coisas do tipo (fiquei mais nos livros do Asimov), sempre fico curiosa por histórias que habitam esse mundo de ciência e imaginação. Só fiquei sabendo desse livro por conta do lançamento do filme, e vou tentar ler o original antes de me aventurar no cinema (se é que o filme ainda está sendo exibido, haha, nem sei). Gostei da sua resenha, Dai! Fala o essencial sem contar spoilers e instiga a curiosidade! (:
Um beijo!
Eu também não li muitas obras desse gênero ainda, mas é um assunto que pouco a pouco, vem despertando o meu interesse. É uma leitura um pouco diferente, mas eu gostei bastante! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijos!
Lembrei de um meme no facebook falando que já gastaram muito dinheiro com esse ator para ser resgatado ahuahuhauhahauh
Não sabia que tinha o livro da história e agora fiquei com vontade de ler <3
É verdade hahaha O Matt Damon já protagonizou diversos filmes assim né? Bem lembrado! Se tiver oportunidade lê o livro, eu gostei bastante ^^
EU TO DOIDA PRA VER O FILME hhahah quando vi o título achei que você ia falar do filme e ensei ” não vou ler pra não ver spoiler!
Pelo jeito você não se APAIXONOU pelo livro né, mas eu espero só que o filme tentar seguir a risca o livro ( gosto assim)!!!
Também estou ansiosa para ver o filme, vi muitas opiniões positivas! :)
OMG!!! Que livro lindoo!!! Gostei muito dele só pelo seu post!!! Beijos
Que bom que gostou Milena <3 Beijos!
Eu não sou muito de ler livros de ficção científica, é um gênero que não atrair muita a minha atenção, mas sobre esse livro é bem diferente, quando li a sinopse dele fiquei desejando muito ler. E com essa sua resenha quero ler logo *-*
Beijos,
http://www.dosedeilusao.com
AH, dá uma chance a esse gênero, quem sabe você gosta, né? <3 Beijos!
Eu curti bastante o livro, mas confesso que no final já estava cansado de tanta desgraça acontecendo pelo caminho!
As fotos ficaram ótimas!
Também tive esse sentimento no final, até porque foi um longo caminho cheio de imprevistos e quase tudo dando errado em algum momento, rs!
Oie Dai =)
Não li o livro, mas normalmente ficção científica funciona melhor em filme ou séries comigo. Quero muito assistir ao filme, pois a critica elogiou bastante, se eu curtir é bem capaz que eu me arrisque a ler o livro ^^
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Também estou bem curiosa para ver o filme, estou com grandes expectativas, principalmente depois de ter acompanhado a jornada do personagem pelo livro :)
Fui comprar esse livro, mas tava esgotado! E quero a versão sem a capa do filme porque sou dessas chatas. Mas parece ótimo, os pedaços que já li me atraíram muito. Acho que provavelmente vou preferir o livro do que o filme, que já vi, mas não rolou aquele imenso amor. Acho que esperava demais. Beijos!
Eu também não gosto muito dessa capa, aliás, não gosto de livro com capa de filme, mas nós ganhamos essa edição então não tivemos como escolher rs! Espero que goste de livro, beijos!
Awn eu estou louca pra ler esse livro faz tempo. Adquiri no kindle antes do filme sair e eu li? Não! Tô enrolando mas sabe quando você já sabe que é super bom mas tem tantos outros na frente? Meta de vida: ler até o fim do ano!
Comigo foi justamente o contrário eu acabei passando esse na frente de outros livros, rs! Mas lê sim, espero que goste! Beijos!