Livro – Perdido em Marte de Andy Weir

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens

Quem me apresentou Perdido em Marte de Andy Weir foi o Re, um apaixonado por obras de ficção científica. Iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas ao longo do desenvolvimento da trama me senti cada vez mais próxima da jornada de Mark Watney.

Enviado a Marte com a equipe da Ares 3, uma missão do programa espacial da Nasa para colher amostragens do solo do planeta vermelho, Mark Watney é o botânico e engenheiro da tripulação.

Porém, a missão programada para durar 31 sóis, acaba sendo abortada bem antes do previsto quando uma intensa tempestade de areia, com ventos mais fortes que os veículos espaciais poderiam suportar, atinge o local onde o HAB estava localizado, colocando em risco a vida de toda a equipe.

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens

Enquanto se dirigiam ao VAM, veículo responsável por colocá-los novamente em órbita, Mark Watney é atingido por uma antena que se desprendeu no meio da tempestade, presumindo que o companheiro estivesse morto e calculando um risco muito alto para voltar atrás à procura do corpo do amigo, comandante Lewis, não sem grande culpa, confirma a decolagem iniciando a sua volta ao planeta Terra.

Grande parte da história é contada pelo próprio Mark, que decide criar um diário de bordo enquanto encontra-se sozinho e incomunicável em Marte. Sua maior preocupação inicial é com relação aos seus suprimentos básicos como comida, água e ar.

E é justamente pensando nisso que começa a estudar formas para estender o máximo possível os itens essenciais que o manteria vivo até a chegada de Ares 4, dali a 4 anos, o que demandaria uma perigosa viagem de 3.200 quilômetros.

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens03

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens03

Mark tem uma mente extremamente lógica e sempre nos apresenta cálculos científicos; explicações técnicas e probabilidade do que poderá acontecer. Mas, ele transmite seus conhecimentos de modo mais dinâmico, fazendo comparações, analogias e principalmente, colocando sempre uma pitada de ironia e humor negro.

Apesar da situação em si, ser naturalmente desesperadora, o livro não é nem um pouco dramático. Todas as situações e os muitos imprevistos vividos pelo protagonista é visto pelo ponto de vista de alguém com raciocínio treinado, focado na parte lógica de uma situação. E nem por isso deixamos de nos envolver, muito pelo contrário, achei esse, um dos pontos fortes do livro.

Em dado momento Watney consegue se comunicar com a NASA, a partir dai, passamos a acompanhar todo o andamento das decisões tomada pela agencia espacial que sofre com a pressão da mídia, que explorou o assunto incansavelmente.

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens03

PerdidoEmMarte-ColorindoNuvens03

Confesso que a trama desse núcleo, não me prendeu o bastante e eu sempre estava à espera do próximo relato de Watney. Uma sugestão é assistir aos trailers do filme, isso me ajudou bastante a imaginar a complexidade dos veículos e componentes espaciais.

Prepare-se para se deparar com muitos imprevistos. Sim, muita coisa vai dar errado, os experimentos do protagonista irá quase matá-lo muitas vezes, mas nessa situação, qualquer risco é válido para tentar escapar com vida de um planeta inóspito.

O próximo passo é assistir a adaptação cinematográfica que está em cartaz nos cinemas. Vocês já leram Perdido em Marte? O que acharam? Beijos e até mais!

FacebookTwitterInstagramBloglovin

RELATED POSTS

24 Comments

  1. Responder

    Tamirez

    26 de outubro de 2015

    Eu li o livro pra ir assistir ao filme e me diverti bastante durante a leitura. Com toda certeza as partes dele são mais divertidas dos que as que se passam na terra.
    Achei bem bacana a adaptação cinematográfica, porém algumas das sacadinhas só funcionam pra quem leu o livro e me vi dando risada quando não tinha ninguém entendendo porque.
    Quanto ao final, achei o do filme melhor e te digo que isso é raro. Em geral, considerei um bom livro e uma ótima adaptação.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      Sério que gostou mais da adaptação? Geralmente acontece o contrário, né? Agora estou ainda mais curiosa! Haha Beijos!

  2. Responder

    Beatriz Cavalcante

    26 de outubro de 2015

    Eu vi que o filme estava/está no cinema e nem estava ligando. Mas ai eu vi um pessoal falando e parece ser legal. Pela resenha eu fiquei interessada no livro mas eu não costumo ler livros desse tipo tenho medo de não ser tão legal para mim. Mas se não rolar pelo menos o filme eu quero ver. :D

    Beijos!

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      Tem muita gente falando que a adaptação ficou muito boa também! Talvez por não estar acostumada, você possa estranhar mesmo os termos científicos e técnicos. Mas acho que vale a pena conhecer a história de um jeito ou de outro ;) Beijos!

  3. Responder

    Mari

    26 de outubro de 2015

    Eu amei o livro, ria um monte com os comentários do Watney. Um dos melhores personagens dos livros que eu li esse ano, com certeza!

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      É verdade! O humor e a ironia do personagem é um dos pontos altos do livro, rs! Beijos!

  4. Responder

    Thay

    26 de outubro de 2015

    Ficção científica é sempre um gênero que desperta muito meu interesse! Apesar de não ter lido muitas coisas do tipo (fiquei mais nos livros do Asimov), sempre fico curiosa por histórias que habitam esse mundo de ciência e imaginação. Só fiquei sabendo desse livro por conta do lançamento do filme, e vou tentar ler o original antes de me aventurar no cinema (se é que o filme ainda está sendo exibido, haha, nem sei). Gostei da sua resenha, Dai! Fala o essencial sem contar spoilers e instiga a curiosidade! (:
    Um beijo!

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      Eu também não li muitas obras desse gênero ainda, mas é um assunto que pouco a pouco, vem despertando o meu interesse. É uma leitura um pouco diferente, mas eu gostei bastante! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijos!

  5. Responder

    Clay

    26 de outubro de 2015

    Lembrei de um meme no facebook falando que já gastaram muito dinheiro com esse ator para ser resgatado ahuahuhauhahauh

    Não sabia que tinha o livro da história e agora fiquei com vontade de ler <3

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      É verdade hahaha O Matt Damon já protagonizou diversos filmes assim né? Bem lembrado! Se tiver oportunidade lê o livro, eu gostei bastante ^^

  6. Responder

    Cíntia de Melo

    27 de outubro de 2015

    EU TO DOIDA PRA VER O FILME hhahah quando vi o título achei que você ia falar do filme e ensei ” não vou ler pra não ver spoiler!
    Pelo jeito você não se APAIXONOU pelo livro né, mas eu espero só que o filme tentar seguir a risca o livro ( gosto assim)!!!

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      Também estou ansiosa para ver o filme, vi muitas opiniões positivas! :)

  7. Responder

    Milena

    27 de outubro de 2015

    OMG!!! Que livro lindoo!!! Gostei muito dele só pelo seu post!!! Beijos

    • Responder

      Dai Castro

      27 de outubro de 2015

      Que bom que gostou Milena <3 Beijos!

  8. Responder

    Fran Oliveira

    27 de outubro de 2015

    Eu não sou muito de ler livros de ficção científica, é um gênero que não atrair muita a minha atenção, mas sobre esse livro é bem diferente, quando li a sinopse dele fiquei desejando muito ler. E com essa sua resenha quero ler logo *-*
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Responder

      Dai Castro

      28 de outubro de 2015

      AH, dá uma chance a esse gênero, quem sabe você gosta, né? <3 Beijos!

  9. Responder

    Renato"Shinsei"

    29 de outubro de 2015

    Eu curti bastante o livro, mas confesso que no final já estava cansado de tanta desgraça acontecendo pelo caminho!

    As fotos ficaram ótimas!

    • Responder

      Dai Castro

      29 de outubro de 2015

      Também tive esse sentimento no final, até porque foi um longo caminho cheio de imprevistos e quase tudo dando errado em algum momento, rs!

  10. Responder

    Ane Reis

    29 de outubro de 2015

    Oie Dai =)

    Não li o livro, mas normalmente ficção científica funciona melhor em filme ou séries comigo. Quero muito assistir ao filme, pois a critica elogiou bastante, se eu curtir é bem capaz que eu me arrisque a ler o livro ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • Responder

      Dai Castro

      29 de outubro de 2015

      Também estou bem curiosa para ver o filme, estou com grandes expectativas, principalmente depois de ter acompanhado a jornada do personagem pelo livro :)

  11. Responder

    Bessie B.

    29 de outubro de 2015

    Fui comprar esse livro, mas tava esgotado! E quero a versão sem a capa do filme porque sou dessas chatas. Mas parece ótimo, os pedaços que já li me atraíram muito. Acho que provavelmente vou preferir o livro do que o filme, que já vi, mas não rolou aquele imenso amor. Acho que esperava demais. Beijos!

    • Responder

      Dai Castro

      29 de outubro de 2015

      Eu também não gosto muito dessa capa, aliás, não gosto de livro com capa de filme, mas nós ganhamos essa edição então não tivemos como escolher rs! Espero que goste de livro, beijos!

  12. Responder

    Isa

    31 de outubro de 2015

    Awn eu estou louca pra ler esse livro faz tempo. Adquiri no kindle antes do filme sair e eu li? Não! Tô enrolando mas sabe quando você já sabe que é super bom mas tem tantos outros na frente? Meta de vida: ler até o fim do ano!

    • Responder

      Dai Castro

      1 de novembro de 2015

      Comigo foi justamente o contrário eu acabei passando esse na frente de outros livros, rs! Mas lê sim, espero que goste! Beijos!

LEAVE A COMMENT