Livro – A Cor Púrpura de Alice Walker

A cor púrpura - colorindo nuvens

Não é sem motivo que A Cor Púrpura de Alice Walker é considerada um dos títulos mais importantes da Literatura. A obra, narra a comovente história de Celie, uma jovem negra, pobre e semi analfabeta vivendo no sul dos Estados Unidos durante o período entre guerras.

A obra consegue representar não apenas uma única personagem, mas sim, toda uma classe de pessoas pobres e segregadas, vitimas de racismo e abusos, e fala sobre tudo, a respeito da opressão sofrida pelas mulheres da época.

Todo o livro é narrado por meio de simplórias cartas escritas por Celie, ora endereçadas a Deus, ora a Nettie, a sua querida irmã. Nos deparamos com uma linguagem simples, com fortes traços da oralidade da língua, o que contribui para nos aproximar rapidamente da história, tornando-a extremamente real.

A cor púrpura - colorindo nuvens

A cor púrpura - colorindo nuvens

Abusada física e psicologicamente pelo pai, aos 14 anos Celie já havia dado a luz a duas crianças que mal tivera a oportunidade de conhecer. Ainda muito jovem é separada da irmã e torna-se esposa de “Sinhô” um homem muito mais velho, violento, que passa a tratá-la praticamente como uma escrava, destinada a cuidar dos seus filhos e da casa, usando-a como um mero objeto sexual.

A vida de Celie é marcada por sacrifícios e desde os primeiros momentos da leitura nos sentimos muito próximos a ela. Além disso, o livro é repleto de personagens secundários interessantes e conseguimos acompanhar o desenrolar de suas trajetórias de vida, por meio do ponto de vista e círculo de convivência da protagonista.

Uma das maiores influencias e fruto de admiração de Celie é Shug Avery. Cantora, mulher determinada a seguir os seus sonhos, disposta a ganhar o mundo, Shug aparece em sua vida de uma maneira bem inusitada. É na casa de Sinhô (Albert), seu amante, que ela passa a se recuperar de uma grave doença e é nesse momento, que surge uma grande amizade entre as duas, responsável por mudar a percepção de Celie com relação ao mundo, trazendo-lhe mais esperança, atitude e confiança em si mesma.

A cor púrpura - colorindo nuvens

A cor púrpura - colorindo nuvens

Alice Walker descreve o racismo no Estados Unidos de maneira bem natural, sem forçar a barra, o foco do livro é mesmo a condição das mulheres negras, no contexto de uma sociedade extremamente machista, mas percebemos uma preocupação em mostrar sempre os dois lados da situação.

Outro aspecto bem legal é acompanhar a trajetória de Nettie a irmã da Celie, que tornou-se missionária na África e passou grande parte de sua vida no continente africano buscando levar educação e uma nova religião a povos de cultura tão diferente.

A cor púrpura - colorindo nuvens

Devo confessar que já fazia tempo que não me envolvia tanto com uma história tão sensível e dramática. Essa edição da editora José Olympio,  está linda com o título e a ilustração em tom púrpura. Essa é a primeira obra que leio em parceria com o Grupo Editorial Record e eu não poderia ter começado por um livro melhor.

Achei a data perfeita para postar essa resenha, já que, a trajetória de todas as personagens femininas de A Cor Púrpura é um ótimo exemplo da luta das mulheres por igualdade. Então, Feliz dia da Mulher! :)

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

 

29 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *