Resenha do Livro: Kalciferum – Demônios, Bruxas e Vagantes | Livro 1

Eis aqui uma pessoa que adora literatura fantástica e que acaba de ler uma obra repleta de mistério e acontecimentos sobrenaturais que se passa em São Paulo, a maior metrópole do país! Kalciferum – Demônios, Bruxas e Vagantes é o primeiro livro de Andrei Fernandes, um dos fundadores do portal Mundo Freak.

O projeto que se iniciou no Catarse, virou realidade em 2016. Publicado pela Editora Penumbra Livros em uma edição caprichadíssima, com ótima diagramação e ilustrações de cartas de tarot que remetem a cada personagem ao final dos capítulos, a história conta a jornada de Rafael, mais um jovem desempregado e que está sofrendo para se inserir novamente no mercado de trabalho.

Resenha de Livro - Kalciferum de Andrei Fernandes

Quem acreditaria se visse algo como aquilo? Provavelmente a sua mente se envergaria de maneira a negar uma realidade mais cruel e insólita, para evitar que a sanidade se despedaçasse ao alcançar a borda da realidade. Essa seria a proteção do véu da ignorância?

Resenha de Livro - Kalciferum de Andrei Fernandes

A vida do mundano, até então completamente normal, não tarda a se alterar de um jeito, jamais imaginado, quando uma oportunidade de emprego caí misteriosamente em seu colo.  Após descobrir que o seu estagiário é na verdade um demônio que cria algumas situações a fim de induzi-lo a firmar um pacto entre eles, Rafael logo se vê imerso em um universo sobrenatural que anteriormente desconhecia.

A maneira com que o autor descreve universos tão distintos e esse verdadeiro choque entre essas realidades, é muito interessante. Imaginar que há vagantes, demônios, feiticeiras e os mais diversos tipos de entidades, coexistindo com a gente é uma experiência bem bacana.

ResenhaLivro-Kalciferum-ColorindoNuvens06

O zunido se tornou uma pequena pressão no ouvido e uma sensação apavorante começou a apertar seu peito. Era como se estivesse sendo observado por todos os lados. Sentia-se uma presa, próxima de um predador faminto. Era uma sensação primitiva e primordial.

Resenha de Livro - Kalciferum de Andrei Fernandes

Contratado e contratante, logo se veem no centro de diversos conflitos sobrenaturais. Rafael descobre que tudo pode acontecer, e para sobreviver em meio a tantos desafios não basta apenas depender da proteção de Cal, é preciso se superar e descobrir que é mais forte do que ele mesmo imagina ser.

Vale lembrar que apesar do tema, Kalciferum é uma obra de fantasia, não de terror. Os personagens são muito bem construídos, inclusive Cal, o misterioso demônio fugitivo das profundezas do inferno, foi um dos personagens de que eu mais me afeiçoei, sem falar de Ariane a exorcista cartomante vizinha do protagonista, e do mal-humorado gato Bóris!

Resenha de Livro - Kalciferum de Andrei Fernandes

– O destino é poderoso e inexorável. Mas vez ou outra uma lebre acaba saltando longe demais.

Resenha de Livro - Kalciferum de Andrei Fernandes

Em alguns momentos achei que o desfecho de algumas situações soaram meio superficiais, mas isso não é um problema que compromete a trama ou o nosso interesse pela história.

Acho legal dar essa oportunidade para autores nacionais. Andrei Fernandes surge com um nome forte da literatura fantástica brasileira, e realmente torço para que esse projeto alcance cada vez mais leitores país afora! Ficarei aguardando os próximos capítulos dessa história! :) E vocês? Já conheciam?

Classificação do livro: 4 estrelas

Título: Kalciferum – Demônios, Bruxas e Vagantes| ISBN: 978-85-69871-02-6 | Ano: 2016 | Especificações: 384 páginas | Editora: Penumbra Livros

34 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *