Resenha do Livro: Só os Animais Salvam | Darkside Books

Esses dias chegou em minhas mãos Só os Animais Salvam (Darkside Books), uma edição maravilhosa com contos que narram a vida e morte de diversos animais durante as guerras que marcaram o último século.

O livro tem ao todo 10 fábulas que se passam em diversos conflitos históricos como a Primeira e Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Iraque e outras guerras menos comentadas como a Guerra Civil de Moçambique ou a Guerra da Bósnia.

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Não tivesse prostrado no chão junto aos bichos, teria sido impossível ver o céu e as estrelas. Talvez eu não sobrevivesse ao terror de estar de pé (Conto Alma de Chimpanzé)

Para ajudar o leitor a se situar em cada momento histórico, no início de cada conto temos o local e o ano em que o animalzinho que contará a história foi morto. As fábulas são narradas pelas almas dos animais que tiveram a sua vida modificada e posteriormente ceifada, decorrente aos efeitos das guerras humanas.

Só os animais salvam | O uso de animais nas guerras

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Mas os homens me alimentaram apenas uma vez. Depois disso, fui levado a um lugar subterrâneo repleto de cães famintos, às dúzias, insanos de fome. Estavam presos a distância suficiente para que aqueles com alguma energia não se aproximasse e comesse os vizinhos. (Conto Alma de Cachorro)

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Achei muito interessante observar a guerra pelo ponto de vista dos mais diversos animais. A autora Ceridwen Dovey incluiu em suas histórias os mais variados bichinhos, (animais exóticos e diferentes como camelos, ursos e até mexilhões). O legal é que nos apegamos a cada um deles, sem levar em conta a sua forma ou espécie.

Só os Animais Salvam é um livro que nos transporta para dentro dos conflitos sangrentos. Ora estamos nas trincheiras frente a frente com um exército inimigo, ora estamos sofrendo com o cerco a alguma cidade. O interessante é que a leitura nos prende e nos transporta para cada situação e nos faz refletir sobre como a guerra causada por nós humanos podem afetar, direta e indiretamente outras espécies, sem que muitas vezes, não se dê o mínimo de atenção a isso.

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Vários fatos envolvendo o uso de animais nas guerras foram completamente novos e chocantes para mim. Inclusive fiz várias marcações com post-its para pesquisar mais sobre o assunto posteriormente.

Em alguns casos tratados como heróis de guerra, os animais forçados a participarem dos conflitos das mais diversas maneiras são, na verdade, grandes vítimas. Sem falar do abandono que ocorre quando estamos frente a um ataque iminente.

A escrita de Ceridwen Dovey

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Amor tem cheiro de morte. Era isso o que eu pensava estando soterrada nas ruínas (Conto Alma de Tartaruga)

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Ceridwen Dovey se apega muito ao contexto histórico de cada conto. A autora cita personagens criados por grandes autores, trechos e falas de nomes famosos da história e literatura, além de personalidades conhecidas, como no conto “Alma de Tartaruga” no qual, encontramos George Orwell quando este escrevia o clássico  “A Revolução dos Bichos “ou a participação de Franz Kafka em “Alma de Chimpanzé”.

Meus contos preferidos

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Um pensamento cruzou minha mente: por que os humanos escolhiam enxergar tantos animais nos arranjos das estrelas? Quem juntou os primeiros pontos? (Conto Alma de Tartaruga)

É difícil dizer quais contos foram os meus preferidos, já que, achei todos eles muito interessantes, comoventes e sobretudo, tristes. Mas alguns me marcaram mais como os contos “Alma de Cachorro”; “Alma de Papagaio” (um dos mais tristes) e “Alma de Tartaruga”, sendo que esse último passa pela Segunda Guerra Mundial e dura até a corrida espacial da Guerra Fria.

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

A edição do livro está mais uma vez maravilhosa e devo confessar que estou apaixonada pela ilustração da capa e a paleta de cor utilizada. No kit que recebi o livro veio embalado em uma sacolinha de tecido roxa, além de um vidrinho com uma substância púrpura (como se fossem as almas dos animais da história) e uma pelúcia de gatinho-esqueleto

Se você gosta de leitura sensíveis que tenha como plano de fundo as inúmeras guerras e conflitos que a humanidade enfrentou no último século esse novo lançamento da linha DarkLove é o livro certo para você.

Classificação do livro: 5 estrelas

Título: Só os Animais Salvam | ISBN: 9788594540324 | Ano: 2017 | Especificações: 240 páginas | Editora: DarkSide Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

35 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *