Resenha do Livro: Só os Animais Salvam | Darkside Books

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Esses dias chegou em minhas mãos Só os Animais Salvam (Darkside Books), uma edição maravilhosa com contos que narram a vida e morte de diversos animais durante as guerras que marcaram o último século.

O livro tem ao todo 10 fábulas que se passam em diversos conflitos históricos como a Primeira e Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Iraque e outras guerras menos comentadas como a Guerra Civil de Moçambique ou a Guerra da Bósnia.

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Não tivesse prostrado no chão junto aos bichos, teria sido impossível ver o céu e as estrelas. Talvez eu não sobrevivesse ao terror de estar de pé (Conto Alma de Chimpanzé)

Para ajudar o leitor a se situar em cada momento histórico, no início de cada conto temos o local e o ano em que o animalzinho que contará a história foi morto. As fábulas são narradas pelas almas dos animais que tiveram a sua vida modificada e posteriormente ceifada, decorrente aos efeitos das guerras humanas.

Só os animais salvam | O uso de animais nas guerras

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Mas os homens me alimentaram apenas uma vez. Depois disso, fui levado a um lugar subterrâneo repleto de cães famintos, às dúzias, insanos de fome. Estavam presos a distância suficiente para que aqueles com alguma energia não se aproximasse e comesse os vizinhos. (Conto Alma de Cachorro)

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Achei muito interessante observar a guerra pelo ponto de vista dos mais diversos animais. A autora Ceridwen Dovey incluiu em suas histórias os mais variados bichinhos, (animais exóticos e diferentes como camelos, ursos e até mexilhões). O legal é que nos apegamos a cada um deles, sem levar em conta a sua forma ou espécie.

Só os Animais Salvam é um livro que nos transporta para dentro dos conflitos sangrentos. Ora estamos nas trincheiras frente a frente com um exército inimigo, ora estamos sofrendo com o cerco a alguma cidade. O interessante é que a leitura nos prende e nos transporta para cada situação e nos faz refletir sobre como a guerra causada por nós humanos podem afetar, direta e indiretamente outras espécies, sem que muitas vezes, não se dê o mínimo de atenção a isso.

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Vários fatos envolvendo o uso de animais nas guerras foram completamente novos e chocantes para mim. Inclusive fiz várias marcações com post-its para pesquisar mais sobre o assunto posteriormente.

Em alguns casos tratados como heróis de guerra, os animais forçados a participarem dos conflitos das mais diversas maneiras são, na verdade, grandes vítimas. Sem falar do abandono que ocorre quando estamos frente a um ataque iminente.

A escrita de Ceridwen Dovey

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Amor tem cheiro de morte. Era isso o que eu pensava estando soterrada nas ruínas (Conto Alma de Tartaruga)

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Ceridwen Dovey se apega muito ao contexto histórico de cada conto. A autora cita personagens criados por grandes autores, trechos e falas de nomes famosos da história e literatura, além de personalidades conhecidas, como no conto “Alma de Tartaruga” no qual, encontramos George Orwell quando este escrevia o clássico  “A Revolução dos Bichos “ou a participação de Franz Kafka em “Alma de Chimpanzé”.

Meus contos preferidos

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

Um pensamento cruzou minha mente: por que os humanos escolhiam enxergar tantos animais nos arranjos das estrelas? Quem juntou os primeiros pontos? (Conto Alma de Tartaruga)

É difícil dizer quais contos foram os meus preferidos, já que, achei todos eles muito interessantes, comoventes e sobretudo, tristes. Mas alguns me marcaram mais como os contos “Alma de Cachorro”; “Alma de Papagaio” (um dos mais tristes) e “Alma de Tartaruga”, sendo que esse último passa pela Segunda Guerra Mundial e dura até a corrida espacial da Guerra Fria.

Resenha do Livro Só os Animais Salvam Darkside Books

A edição do livro está mais uma vez maravilhosa e devo confessar que estou apaixonada pela ilustração da capa e a paleta de cor utilizada. No kit que recebi o livro veio embalado em uma sacolinha de tecido roxa, além de um vidrinho com uma substância púrpura (como se fossem as almas dos animais da história) e uma pelúcia de gatinho-esqueleto

Se você gosta de leitura sensíveis que tenha como plano de fundo as inúmeras guerras e conflitos que a humanidade enfrentou no último século esse novo lançamento da linha DarkLove é o livro certo para você.

Classificação do livro: 5 estrelas

Título: Só os Animais Salvam | ISBN: 9788594540324 | Ano: 2017 | Especificações: 240 páginas | Editora: DarkSide Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

Leia Também

33 Comment

  1. Amo os livros do selo darklove e quando vi essa capa já fiquei louca! Tambem adorei a paleta de cores e não vejo a hora de ler. Eu achava que seria uma história inteira, sabe? E não contos, mas parece ser bem interessante e diferente do que eu leio. Está na listinha. ♥
    ps: amei o kit. <33333

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Kit mais fofo né Bia <3
      Espero que goste dessa leitura!

  2. Hey! Esse livro é uma coisa! ♡ Quero muito ler!
    Adorei a resenha. Amo fábulas, desde que aprendi a ler, então acho que vou curtir! ☺
    Beijo!

    1. Dai Castro says: Responder

      Vai curtir muito então Midian <3

  3. Quando li o título do livro no título do post, antes de ler o que você escreveu sobre, só consegui pensar “Concordo!” porque, de fato, os animais salvam. Eu não consigo entender o motivo de usarmos a expressão “fulano é muito humano” como algo positivo e “fulano é um animal” como negativo, pra mim é meio que o contrário…
    Mas enfim, foco… Que livro maravilhoso! Tem que ter uma sensibilidade absurda pra conseguir escrever fábulas assim, deve ser muito emocionante MESMO! É louco porque a gente nunca pensa nisso (ou pelo menos eu nunca penso), que além de gente inocente muitos bichinhos também inocentes acabam sofrendo as consequências da guerra e da maldade de algumas pessoas… A Dark Side é uma editora que, nossa, lança uma edição incrível atrás da outra, né? Por dentro e por fora, nesse caso!

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim eu também concordo plenamente com o título e parando pra pensar as duas expressões que você citou realmente não fazem muito sentido :/
      É legal ter essa nova perspectiva da guerra, né? E a edição tá surpreendente mesmo Luly!

  4. Geeente, que coisa mais fofa esse livro <3 Fiquei super encantada com a história, com a capa e a pelúcia ! Já quero ler, certeza.
    bjuxx

    1. Dai Castro says: Responder

      hahaha que bom que curtiu Taay!

  5. Adorei a ideia do livro, parece super diferente e interessante! Estou sempre procurando coisas novas para ler, apesar do tempo corrido. Sem contar nessa capa que achei maravilhosa! Parabéns pelo blog, achei muito fofo! Se tiver um tempinho para passar no meu, gostaria da sua opinião!
    Sucesso! https://mycutebubble.wordpress.com/

    1. Dai Castro says: Responder

      Bem diferente mesmo, né? Estou indo conhecer o seu cantinho <3
      Beijos!

  6. Carol Sena says: Responder

    primeiro que eu não sei dizer o quanto esse livro é lindo, a capa, as fontes, tão fofis *,*
    eu achei bem interessante o fato de ver as guerras de uma visão diferente, e cara quem teria imaginado isso? Ver no ponto de vista de um animal, eu achei o livro uma ideia genial, vou procura-lo. Resenha ótima.

    Blog Entre Ver e Viver

    1. Dai Castro says: Responder

      Que bom que gostou <3 Vale a pena conhecer !!

  7. Awww Dai esse livro deve ser tão comovente… nunca tinha pensado na guerra do ponto de vista dos animais. Deve ser bem triste e deve fazer reflectir muito, mesmo ao meu gosto.
    Além disso a edição é tão linda e detalhada. Adoro as cores e a capa é maravilhosa. Fiquei apaixonada por isso e pelas fotos que tiraste.
    Beijinhos,
    Mia

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim comovente é a palavra! Edição maravilhosa e super delicada mesmo Mia <3

  8. Poxa Dai, que livro diferente, nunca tinha lido ou visto algo sobre livros que relatassem um ponto de vista tão diferente envolvendo animais. O autor foi bem ousado. Achei muito interessante. Beijocas! ♥
    + BLOG: http://sorriso-jovem.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      Bem diferente a proposta, né?
      :)

  9. Taí um livro da editora que perdi o interesse porque eu sei que vou chorar e ficar com isso na cabeça e por isso não quero mais rs..
    Mas não posso deixar de admirar os detalhes e o capricho de sempre <3

    1. Dai Castro says: Responder

      hahaha eu não chorei, mas é bem triste algumas histórias mesmo :/

  10. Dai, o meu chegou esses dias lá em casa.
    É muito amorzinho o carinho que a editora colocou no livro, tô apaixonada <3
    O difícil tá sendo só colocar os gatos modelos pra posarem com o livro, eles tem personalidade de divas haha
    Tenho certeza absoluta que vou acabar chorando com as histórias
    Suas fotos ficaram maravilhosas :)
    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Vai ficar show os gatinhos junto desse livro! hahahaha já estou imaginando suas personalidades haha!
      Espero que curta tanto quanto eu <3

  11. Eu tava muito de olho nesse livro (até porque tudo que vem da Darkside é maravilhoso). Depois dessa resenha, certeza que eu vou comprar (ainda estava meio na dúvida, quaaaase tirando do carrinho de compras hahahahaha).

    1. Dai Castro says: Responder

      hahahaha Tomara que você goste <3

  12. Achei muito interessante essa perspectiva de escrita, feita através dos animais. Que criativo.
    Fiquei muito curiosa para poder ler, e sem contar que essa capa maravilhosa nos deixa ainda mais interessados pelo livro, haha.
    Faz tanto tempo que eu não compro e nem tenho tido tempo para ler livros, mas estou montando uma listinha com todos esses achados *-*
    Amei a resenha. Beijos! <33

    1. Dai Castro says: Responder

      A capa é maravilhosa mesmo! E chama muito a atenção! Essa questão do ponto de vista dos animais, é bem diferente mesmo!
      Esse pode adicionar na sua listinha com certeza haha
      Beijos! ♥

  13. Vitória says: Responder

    Estou muito de olho nesse livro!!! li só o resumo e fiquei bem interessada, além da capa que achei muito linda. Qualquer lugar que vc compra esse livro, vem os brindes que vc disse?

    1. Dai Castro says: Responder

      Infelizmente não Vitória! Os brindes são só para os blogs parceiros :/ Mas o livro vale muito a pena, viu? <3

  14. Eu tinha me interessado por esse livro por conta da capa linda. Acho que é uma das minhas preferidas deles, essa combinação de cores + gatinho <3 <3 <3
    Mas não tinha ideia do que se tratava e jamais ia imaginar que seria sobre a vida de animais em contextos de guerra. Acho que realmente nunca lembramos deles e dos impactos em suas vidas quando pensamos nesse assunto, né?
    Mesmo achando que vou ficar com o coração super apertado quando ler, fiquei com muita vontade de conhecer essas histórias.
    E suas fotos estão tão lindas!

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma temática muito interessante mesmo Ju e poucas vezes abordadas, a edição está lindona mesmo e tenho certeza que você vai gostar dessa leitura <3

  15. A premissa do livro é genial ! Já ouvi muita gente falando sobre ele e com certeza vou lê-lo quando puder.
    Amei a resenha e os pontos que você abordou.

    Beijos

    letologia.blogspot.com.br

  16. Quando vi a capa do livro já fiquei interessada, mas não sabia que se tratava de contos, é interessante saber que o livro também traz contextos históricos. Agora fiquei com mais vontade ainda de comprar.
    Abraços!
    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      Tem contos muito interessantes :)

  17. Caio Borrillo says: Responder

    Achei que o nome da autora fosse Ceridwen Dovey e não DarkSide Books.

    1. Dai Castro says: Responder

      No parágrafo 4, assim como todo o texto do subtítulo “A escrita de Ceridwen Dovey”, é dedicado a autora e a minha experiência com a sua escrita! ;)

Deixe uma resposta