Resenha do Livro: O Vespeiro | Galera Record

Resenha de Livro O Vesperio Galera Record

Acho que já não é novidade para ninguém o quanto eu gosto de obras um tanto creepy voltada ao público infanto juvenil. Para provar isso temos ai Coraline, uma das minhas histórias preferidas e o surpreendente O Segredo de Heap House, uma obra que me ganhou por completo.

Em O Vespeiro o aclamado autor canadense Kenneth Oppel, conseguiu inserir vários elementos interessantes em uma mesma história: encaramos uma jornada pelo mundo dos sonhos e pesadelos de uma criança, participamos da batalha travada contra problemas psicológicos e ainda encaramos a profundidade de um drama familiar, onde a vida de um bebezinho está em jogo.

Resenha de Livro O Vesperio Galera Record

Na primeira vez em que os vi, pensei que fossem anjos. O que mais poderiam ser, com aquelas asas finas e pálidas; a música que emanava deles, e a luz que os circundava?

Resenha de Livro O Vesperio Galera Record

O Vespeiro | A História

É verão e enquanto as crianças estão planejando o que fazer nas férias, para Steve e sua família o momento é de muita tensão. Há algo errado com a saúde do novo membro da família e entre as muitas idas e vindas ao hospital a fragilidade do bebê só se torna mais aparente.

Enquanto isso há um novo vespeiro crescendo no telhado da casa e é quando Steve acaba sendo picado por um desses insetos que sonhos intrigantes e estranhamente vívidos passam a se repetir.

Ao adormecer Steve se vê dentro do grande vespeiro, lá a majestosa Rainha Vespa oferece a solução para a angústia da família: ela irá ‘consertar’ o bebê doente! Para salvar o irmão Steve só precisa dizer ‘sim’, mas essa palavra é mais poderosa do que se imagina e será essa a melhor decisão a se tomar?

A escrita envolvente de Kenneth Oppel

Resenha de Livro O Vesperio Galera Record

Temos que nos esforçar, e respirar fundo e, talvez um dia, tomar remédios e aprender truques para que possamos pelo menos fingir que somos mais parecidos com os outros; com as pessoas normais.

Kenneth Oppel desempenhou um trabalho maravilhoso em O Vespeiro. Sua escrita é simples, mas ao mesmo tempo muito envolvente, capaz de agradar as crianças, mas também aos adultos de todas as idades.

Desde o início da história já nos sentimos conectados a todos os mistérios e dilemas que Steve e sua família irão encontrar. Ao avançar na narrativa o leitor passará a se questionar o que é verdadeiramente real e o que está acontecendo apenas na cabeça do personagem.

Resenha de Livro O Vesperio Galera Record

Eu me sentia quebrado, todo em pedaços.

A construção da personalidade de Steve é muito boa. Diagnosticado com TOC e aprendendo a lidar com suas fobias e crises de ansiedade, em nenhum momento o vemos como uma vítima e sim, como uma criança tentando se superar a cada dia.

Para quem gosta de realismo mágico O Vespeiro também oferece um tom bem legal de fantasia, no mundo dos sonhos coisas fantásticas podem acontecer, mas há sempre uma atmosfera tensa e incomum no ar.

Muita gente que me conhece já deve ter notado a minha enorme aflição e descontrole na presença de insetos voadores, algumas cenas de O Vespeiro foi bem intensa para mim, já que partilhava e entendia a tensão do personagem ao se ver na presença desses serzinhos tão assustadores ao meu ver.

Sobre a Edição

Resenha de Livro O Vesperio Galera Record

 

A edição de O vespeiro é simples, a letras são bem grandinhas e a leitura é extremamente rápida, dá para finalizar o livro em uma ou duas “sentadas”.

Um detalhe bem legal dessa edição é a presença de diversas ilustrações, algumas delas bastante perturbadoras, diga-se de passagem. Os desenhos são de Jon Klassen, o mesmo ilustrador do livro Coraline de Neil Gaiman.

Outro detalhe muito bem pensado é a numeração dos capítulos através dos desenhos de vespas, acho que isso foi uma representação bem criativa da presença cada vez maior desses insetos na história e o quanto isso deixou a leitura tão mais intensa e sufocante enquanto avançamos pelas páginas.

Eu esperava um desfecho um pouco mais macabro, mas vamos levar em consideração o público ao qual o livro é destinado, né? De qualquer modo O vespeiro é um daqueles thriller psicológico capaz de nos deixar marcas. Crianças destemidas irão gostar, mas sem dúvida, também é uma ótima opção de leitura para adultos fã de um bom mistério! Vocês já conheciam?

Classificação do livro: 4 estrelasTítulo: O Vespeiro | ISBN: 8501107409| Ano: 2017 | Especificações: 240 páginas | Editora: Galera Record | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Editora Galera Record]

Leia Também

6 Comment

  1. Oi!
    Vi que você compartilhou o post em um grupo (acredito que tenha sido o Book Lovers) e achei a foto tão linda que vim ler a resenha. Não conhecia o blog.
    Quanto ao livro, nunca tinha ouvido falar sobre mas, só de você comparar com Coraline já despertou meu interesse. Também adoro histórias infanto-juvenis com um toque de macabro e insetos são realmente serzinhos incômodos. Morro de medo de abelha, marimbondo, etc.
    Parabéns pelo cantinho que é super fofo e bem feito.
    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu vivo divulgando por lá os posts literários e fico feliz que você tenha tido a curiosidade de clicar! Obrigada pela visita <3
      Sobre o livro, O vespeiro tem muito a pegada de Coraline, acho que você vai gostar!! <3

  2. Ainda não conhecia esse título, mas fiquei bem interessada. Gostei de saber que os desenhos são do mesmo cara que ilustrou Coraline. Sua resenha me deixou curiosa pela história, provavelmente vou adicionar na minha lista de leitura.

    Um beijo!

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu gostei bastante! Espero que também goste <3

  3. Não conhecia esse livro mas já quero! Tudo que você falou me deixou mais empolgada ainda! Faz tempo que não leio algum livro infanto-juvenil mas gosto tanto de livros assim. Deu saudades agora *-*
    Adorei a resenha! Já vou adicionar o livro na minha wishlist.

    1. Dai Castro says: Responder

      Oba!! Espero que você possa lê-lo depois me fala o que achou! <3

Deixe uma resposta