Resenha do Livro: O Ódio que Você Semeia de Angie Thomas | Galera Record

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

A resenha de hoje é sobre um livro necessário e pouco confortável. O Ódio que Você Semeia traz a tona a dura realidade da comunidade negra dos Estados Unidos, através da história da Starr, uma garota de apenas 16 anos que presencia o assassinato de um amigo de infância, um acontecimento brutal que vai levantar muitas questões sobre desigualdade e racismo.

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

Esse é o problema. Nós deixamos as pessoas dizerem coisas, e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual é o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deveria?

O Ódio que Você Semeia | A História

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

Starr é uma garota que se divide entre dois mundos. Durante um período do seu dia, frequenta uma escola de brancos, em um bairro nobre da cidade, local onde ela se controla a todo o momento para não chamar a atenção pela cor da sua pele, assegurando que não use gírias, que se porte com discrição e não cause problemas, a fim de fugir do estereótipo da “garota negra do gueto”. Sua outra realidade, é o bairro da periferia onde mora com a família, onde praticamente todo mundo se conhece, mas que por outro lado é dominado pela violência, pela rivalidade entre gangues e o tráfico de drogas.

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

O primeiro capítulo do livro já nos mergulha nessa realidade de maneira visceral. Acompanhamos Starr voltando de uma festa de carona com seu amigo Khalil quando o carro onde estão é parado pela polícia, uma ação que deveria se desenrolar sem maiores problemas, se transforma em um grande pesadelo: Khalil é assassinado com três disparos, pelas costas, e Starr fica sobre a mira do revolver, até que os reforços cheguem ao local.

A partir daí acompanhamos o período de luto que se segue, pontuado por depoimentos a polícia e as notícias divulgadas na mídia, fatos esses que muitas vezes atribuía a Khalil a culpa pela situação, taxando-o de bandido ou traficante, desconsiderando todo o contexto da ocorrência do crime.

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

Às vezes, você pode fazer tudo certo, e mesmo assim, as coisas dão errado. O importante é nunca parar de fazer o certo.

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

Apesar da história se passar nos Estados Unidos, conseguimos traçar um forte paralelo a essa realidade no Brasil,  país em que o caráter do racismo é ligado culturalmente a questão social. Angie Thomas coloca em pauta muitos assuntos que são esquecidos ou tratados de forma leviana pela mídia. Ver temas importantes em um livro voltado para o público jovem, só aumenta o grau de importância desse livro no contexto atual.

Resenha do Livro Odio que voce semeia Galera Record

Angie Thomas tem uma escrita fluída, que nos envolve com os personagens e situações. Ela descreve a realidade de uma maneira bem crua e forte, sem floreios ou a tentativa de amenizar a gravidade dos assuntos abordados, portanto, não é um livro leve e fácil de ser digerido, ele nos desperta muitas reflexões ao longo da leitura, em resumo um livro indispensável!

Classificação do livro: 5 estrelasTítulo: O ódio que você semeia | ISBN: 8501110817 | Ano: 2017 | Especificações: 378 páginas | Editora: Galera Record | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Galera Record]

Leia Também

6 Comment

  1. nossa, adorei conhecer esse livro, os temas de desigualdade, racismo etc devem ser mesmo cada vez mais debatidos e mostrados, pq é um absurdo que ainda passemos por isso

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim! Temos que dar cada vez mais destaque a obras que tratam desse tema de maneira responsável, né?
      Um beijo!

  2. Daiiiii já vou correndo me jogar na livraria, eu queroooooo, tá aí um tema que realmente precisa ser muito abordado atecair por terra! Sua resenha (como sempre) arrasou! Beijinhos

    1. Dai Castro says: Responder

      Awww *_* obrigada!!
      E sim, esse tema deve ser mesmo debatido!
      Beijos!

  3. Não consegui comprar esse livro da BF.
    Pensei que encontraria um desconto que atraísse, mas ele foi um dos títulos que quase não teve desconto. Porém ainda quero ler.
    <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu estava meio que de olho na minha listinha da amazon e saraiva e os que eu queria também não tiveram descontos muito bom não, viu?
      Mas vale super a pena a leitura clayci espero que goste!
      Beijos!

Deixe uma resposta