Acho que A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é um dos livros mais amados do selo DarkLove dos leitores da Caveirinha.

Sempre que vejo alguém comentando sobre essa história percebo o grande carinho que os leitores demonstram por ele e o quanto de, alguma forma, o livro foi importante e deixou uma marca profunda em cada leitor. Bem… comigo também não foi diferente.

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

Em A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada pudemos finalmente retornar ao universo criado por Becky Chambers. Dessa vez, temos uma narrativa com menos personagens, focado em histórias de vida de superação, que levanta questionamentos sobre o que de fato, difere um indivíduo de uma simples máquina.

Esse segundo livro da série não tem ligação direta com o primeiro, porém acredito que a experiência seja ainda mais completa seguindo a ordem cronológica dos lançamentos.

A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada | A História

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

A vida é assustadora. Ninguém tem um livro de regras. Ninguém sabe o que a gente está fazendo aqui, então a maneira mais fácil de encarar a realidade e não surtar é acreditar que tem controle sobre ela. E se você pensa assim, então também acha que está no topo. E se você está no topo, bem, então as pessoas que não são como você devem estar em algum lugar mais abaixo, não? Todas as espécies fazem isso. De novo e de novo e de novo. Não importa se fazem isso entre seus semelhantes, contra outras espécies ou alguém que criaram.

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

Se em A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, estivemos em contato com a nave Andarilha e seus integrantes multiespécie, aqui a autora nos mantém mais próximas de duas personagens centrais: Sálvia e Sidra.

Sálvia é uma humana concebida geneticamente para trabalhar, em regime de escravidão, na colônia de reciclagem de um planeta de moral questionável. Enquanto, conhecemos a infância dessa personagem, em capítulos alternados com o tempo presente, somos pegos desprevenidos, diante da tamanha sensibilidade em a autora coloca em palavras as emoções, conflitos e situações pesadas, pelas quais a então chamada Jane 23 (sim, seu nome não passa de uma nomenclatura de lote e produto, sem individualidade alguma), precisa superar para alterar a sua realidade.

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

Amo história. Mas a história está em todo lugar. Cada edifício, cada pessoa com quem você fala. A história não se limita ao que há nas bibliotecas e nos museus. Acho que as pessoas que passam a vida estudando às vezes se esquecem disso.

Aqui Lovey, a Inteligência Artificial da nave Andarilha, que conhecemos tão bem em A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, assume o nome de Sidra. Após ser reiniciada e perder completamente o seus arquivos de memória, a IA agora é instalada em um kit corporal humano (sintético), que lhe dará, a possibilidade de vivenciar os desejos de sua instalação anterior. Sendo esse um procedimento considerado um crime pela Comunidade Galáctica Sálvia e Sidra vivem em constante tensão, a primeira por ter arriscado tudo para realizar o procedimento e a segunda, por sua pura existência nessa forma física, ser considerada um ato ilegal.

A cumplicidade entre as personagens é retratado de um jeito bastante intenso. Ambas encaram, em diferentes momentos de sua existência, a sensação de pertencimento a algo maior, ou simplesmente, a falta dele.

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

A história de todas as espécies consiste em uma longa cadeia de atrocidades que cometemos uns contra os outros.

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

Becky Chambers fixa nossos pés em Porto Coriol, um planeta que reúne uma diversidade de espécies muito grande. Pude reconhecer e relembrar diversas espécies que nos foram anteriormente, apresentadas. É em Coriol que Aeluonianos, Aandriskanos, Harmagianos e vários outros seres de diferentes planetas, anatomia e cultura, andam livremente, construindo relações comerciais e sentimentais uns com os outros. Essa relação de harmonia entre espécies é um dos itens mais especiais nesse universo plural concebido pela autora.

Sobre a Edição

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

A edição está tão bela quanto a anterior, são projetos gráficos realmente lindos e mais uma vez, preciso dizer que é impossível transmitir por foto o brilho que a capa ganhou nessa edição toda caprichada. Fiz uma singela homenagem a Coruja, uma IA muito querida que tem importante participação nos desenrolar de um dos arcos da história. Espero que quem já leu tenha conseguido captar essa referência haha.

Resenha de livro A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada darkside books

Mais uma vez, Becky Chambers nos apresenta uma escrita super gostosa e levinha, mas que nos incita a pensar e refletir sobre diversas questões apresentadas nas entrelinhas. Livro mais do que recomendado.

Nota: ☆☆☆☆☆ | Título: A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada  | ISBN: 859454121X | Ano: 2018 | Especificações: 336 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

17 de dezembro de 2018

RELATED POSTS

8 Comments

  1. Responder

    Camila Faria

    20 de dezembro de 2018

    Deve ser um amor esse livro Dai. Histórias de superação são (quase) sempre muito lindas, deixam o nosso coração mais quentinho, né? Eu adoro! Um beijo :*

    • Responder

      Dai Castro

      21 de dezembro de 2018

      É verdade, são em sua maioria histórias que nos inspiram de alguma maneira, ne? Um beijo

  2. Responder

    Lívia Madeira

    21 de dezembro de 2018

    que fotos mais lindas, to apaixonada pela edição e adorei conhecer essa historia! com certeza fiquei mt curiosa com esse livro

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Responder

      Dai Castro

      21 de dezembro de 2018

      Eu recomendo ele pra todo mundo haha Obrigada, feliz em saber que gostou das fotos <3 um beijo

  3. Responder

    Samanta Dáfini

    21 de dezembro de 2018

    Eu sou completamente apaixonada por essa capa desse livro, ela é lindo. Eu já vi ele nas prateleiras da livrarias, mas fiquei receosa de comprar, mas eu amei a resenha e saber mais sobre ele, parece ser bem interessante.

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    • Responder

      Dai Castro

      21 de dezembro de 2018

      É um livro bem amorzinho, aliás, esse e o anterior <3 Além de serem lindos, né? Um beijo

  4. Responder

    Luana Souza

    22 de dezembro de 2018

    Ou salvei essas fotos ou essas fotos me salvaram, hehe? Estão tão lindas, Dai! Que preciosidade <3
    Estou com esse livro aqui para ler, mas minhas leituras nesse último mês deram uma pequena caída hehe. Estou mais confiante para terminar tudo que preciso ler em janeiro, com a maratona literária de verão. Mas sei muito bem que vou amar essa sequência, pois o primeiro é um dos meus favoritos!
    beijos :*

    • Responder

      Dai Castro

      27 de dezembro de 2018

      Acho que vai amar Luh ♡Esse segundo livro traz uma história tão tocante eu achei incrível.
      Esse último mês eu consegui dar uma acelerada nas leituras e não é que li até mais do que o esperado? Tenho ainda poucos dias pra finalizar dois livros e acho que dou conta será? hahaha um beijo

LEAVE A COMMENT