Meu Ano em Leituras | 2021

Aproveitando as últimas fotos em clima de Natal para fazer esse post com um resuminho de como foi o meu ano em leituras.

No ano passado eu fiz algo semelhante, falei sobre algumas leituras que se destacaram durante 2020. Agora chegou a vez de deixar registrado como foi 2021.

Leituras do ano - 2021

Comecei o ano concluindo a trilogia das Crônicas de Artur de Bernard Cornwell. Será que já posso dizer que sou apaixonada pelas lendas arturianas? Eu me senti bastante órfã quando finalizei a história do Derfel, peguei carinho pelo personagem, não queria me despedir. Tanto que, meses depois, lá estava eu tentado retornar para esse universo arturiano em A Senhora de Avalon, livro que antecede as Brumas de Avalon e traz a história da sacerdotisa Viviane.

Finalmente comecei a ler Dostoiévski. Optei por seguir a ordem cronológica de publicação, mas como eu me deparei com alguns livros que não me animaram muito (Gente Pobre achei meio tedioso e O Duplo eu achei chato mesmo), resolvi que vou mudar de estratégica em 2022, dando preferência para seus livros mais famosos, inclusive, por falar em russos, Anna Karenina é uma grande candidata para fazer parte das minhas leituras do primeiro trimestre do ano. É um calhamacinho e não consegui criar coragem nesse ano que passou.

Leituras do ano - 2021

Li alguns livros desafiadores como Lolita e a Insustentável Leveza do Ser, ambos experiências de leitura muito boas (apesar do tema pesado do primeiro). Também risquei da listinha A Redoma de Vidro (que me fez comprar os Diários de Sylvia Plath) e O Apanhador no Campo de Centeio, livros que abordam a depressão.

Nas minhas leituras (quase sempre noturnas) no Kindle escolhi alguns clássicos que eu já havia tido contato, ou por já ter lido na escola, ou por já ter consumido algum tipo de adaptação. Entrou pra essa listinha O Cortiço, O Primo Basílio, O Triste Fim de Policarpo Quaresma e Memorial de Maria Moura (era bem pequena quando a Globo exibiu a minissérie, tinha uns 6 anos mais ou menos, e tenho alguns flashes de assistir com a minha mãe alguns capítulos).

Leituras do ano - 2021
Os últimos docinhos do Natal :)

E essa vontade de revisitar obras que me marcaram de alguma forma, influenciou mais algumas leituras. Aproveitei a TBR temática de Halloween para ler o conto que inspirou o filme da Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e também, li pela primeira vez Anne Rice em Entrevista com o Vampiro. Também fiquei muito feliz quando ganhei de aniversário História Sem Fim, em uma edição lindíssima. Eu não sabia que existia um livro e fiquei bem animada quando descobri.

Garota Interrompida foi a minha única comprinha no sebo. E que vontade de grifar todo o livro – e de fato eu fiz, juntando com as anotações da dona anterior. Vai ser interessante quando for reler!

Leituras do ano - 2021

O livro que me deixou mais fissurada foi A amiga Genial – o primeiro livro da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. A história da Lila e da Lenu não é nem um pouco bonitinha, pelo contrário, são livros que incomodam, pela verdade nua e crua, pelo retrato da Nápoles do pós-guerra e da realidade da periferia. Me vi envolvida de maneira surpreendente no desenrolar da vida das personagens e quis logo emendar na continuação História de um Novo Sobrenome.

História de Quem Foge e de Quem Fica, (o terceiro livro da série) é a minha primeira leitura de 2022 :)

//

E por ai, quais foram os seus destaques? Já leu ou quer ler alguns dos livros citados?

Beijos, Dai ♡

18 comments

  • Oi, Dai. Que interessante fazer uma retrospectiva das leituras. Bom, em 2021 eu não li muito. Comecei muitas leituras que não terminei e vou tentar não repetir isso este ano. (hehehe) Agora, das leituras terminadas a que considero o maior destaque de 2021 com certeza foi ‘Os Brutos’ de José Bezerra Gomes. Ainda fico pensando nos personagens, sabe?! Tentando imaginar o que aconteceu com eles e na dúvida se eram pessoas reais ou não. Quando li a sensação que tive é que se tratavam de pessoas que realmente existiram.
    Ah! Dos livros que você citou eu só li Garota Interrompida. :)
    Beiinhos.

    • Oi Débora! É tão bom quando a gente se depara com uma leitura que fica com a gente após o término do livro. Eu amo histórias com personagens que parecem reais, tridimensionais. Os Brutos eu nunca tinha ouvido falar, vou pesquisar aqui! Um beijo

  • Só livros clássicos! Tava inspirada hein Dai! rs

    Ai eu adorei as suas fotos. Você faz composições muito lindas (eu amei o candy cane ♥)

    Eu não tenho lido quase nada. Mas esses dias ganhei um livro da minha prima: A Coragem de Ser Imperfeito e estou animada pra ler um livro físico, depois de tanto tempo rs

    Espero que essa semana seja melhor por aí. Se cuida e se quiser conversar, só mandar um e-mail!

    • Oi Claudia! Obrigada sempre pelo apoio! 2022 não chegou tão mais leve que 2021 como a gente gostaria, mas a gente vai se distraindo com nossos bloguinhos e outros projetos, né?
      Tomara que você se anime a ler, achei interessante esse título, não conheço vou procurar.
      Um beijo!!

    • AHHH são dois autores maravilhosos, né? Começa a ler clarisse lispector pela Hora da Estrela (é o que vou fazer esse ano e foi o modo como me indicaram hehe).
      Espero que a vontade e o tempinho para ler apareça por ai esse ano! Um beijo!

  • Eu tentei ler Lolita no Ano anterior, mas a leitura não me empolgou. Juro que tento ler os clássicos, mas as vezes é muito difícil para mim. Gostei muito dos destaques das leituras que fez. Eu sou péssima com nomes de livros, ainda mais porque li uma quantidade grande no ano anterior. Mas se quiser conferir tem postagem do início do mês no blog com a lista das leituras :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    • AII que legal! Vou conferir sim!
      Alguns clássicos exigem muito da gente, inclusive uma atenção e dedicação que podemos não dispor naquele momento, eu já abandonei alguns clássicos justamente por isso, por não ser o melhor momento, mas é assim mesmo, temos que estar na vibe e com disposição hehe.
      Que bacana que conseguiu ler bastante no ano que passou!
      Beijos

  • Adoro esses posts de retrospectiva de algo porque assim eu posso pegar dicas também, haha.

    Eu estou aos poucos tentando acabar com a ressaca literária porque antes eu não tinha vontade de ler nada, daí eu resolvi começar relendo alguns livros que costumavam ser meus favoritos e deu certo, tô me sentindo empolgada de novo com a leitura. O próximo passo será começar a ler livros novos. Normalmente gosto bastante de ficção e fantasia, então me interessei pelas Crônicas de Artur e também Entrevista com o Vampiro, vou colocar na minha lista pra ler.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    • A melhor coisa pra acabar com uma ressaca pra mim tbm é reler algum livro que eu gostei muito ou pegar algum que tem chances altas de eu gostar! haha
      Uma hora ou outra a gente passa por esses momentos.
      Ficção e fantasia, tbm amooo! É um dos gêneros que mais leio!
      Um beijo

  • Oiii :D
    Gente, eu me peguei anotando todos os livros que você citou pra dar uma olhada na sinopse ahhahaha
    eu estou voltando aos poucos com a leitura, e to escolhendo leitura rápida, que me tira um pouco do mundo sabee? um romance bobo, história leve!

    Eu li no final de dezembro: A biblioteca da meia noite, e amei! não sei se você já leu ahaha
    O livro lolita é um livro que eu já tenho indicações de vários amigos, vou ver se acho no kindle!
    Mas falam que é uma leitura um pouco “pesada” né?!
    Vamos ver como eu saio ahahaa

    Que esse ano então tenha muito mais leituras e boas!
    Beijos

    • OBAAA!
      Que bom que conseguiu tirar algumas possiveis indicações desse post! :)
      Ler Lolita não foi fácil, o narrador – totalmente não confiável – é um dos personagens mais intragáveis que eu já me deparei em livros, então, tem que ir com o estômago forte rs, mas recomendo a leitura, é bem interessante.
      Um beijo!!

  • Oi Dai
    Eu já comentei contigo,”A redoma de vidro ” foi um livro que mexeu muito comigo e acredito que é um dos meus favoritos da vida

    Eu já li “O apanhador no campo de centeio ” e não gostei muito ,infelizmente. Tenho uma amiga que assim como você amou o livro .Uma parte de mim fica triste por não ter curtido.
    Quero muito ler “A insustentável leveza do ser ”

    Amei o seu post

    Beijos

    • A redoma de vidro, também virou um favorito por aqui Babi, daqueles livros que vou reler.
      Prepare-se pra dar uma choradinha com A insustentável leveza do ser, eu chorei hehe mas se ler, depois me conta o que achou!!
      Um beijo

  • Que fotos mais lindas! O seu post deu um quentinho bom no coração tô com muita vontade de ler a tetralogia da ferrante nesse ano, até já comprei os dois primeiros pano Kindle pra começar amei conhecer o seu blog e já quero ver as próximas publicações. Um lindo 2022 pra ti! beijos

    • Oie! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Espero que você consiga ler a tetralogia sim, eu to gostando bastante hehe
      Um beijo e um ótimo 2022

  • Nossa, quanta leitura maravilhosa Dai
    Amiga Genial eu amei! Só li os dois primeiros por enquanto, não dei prioridade pra comprar os outros dois Você viu que tem adaptação na HBO Max? Comecei a ver e estou gostando ♥️
    Beijooo

    • AWNNN que amor ver você por aqui!
      Eu to gostando bastante de acompanhar a Lila e a Lenu, embora o terceiro livro tenha sido o que menos gostei, mesmo assim, ainda é muito bom haha! Aliás, eu achei que a série era por outro streaming que eu não tinha O.O eu quero ver sim! Mas como só falta um livro, vou concluir a leitura antes!!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *