Resenha do Livro: Doadores de Sono de Karen Russell

Doadores de Sono lançado pela Editora Record é uma daquelas leituras rápidas, que você consegue finalizar de uma só vez. A sua sinopse me conquistou facilmente, pois trata-se de uma obra de ficção científica, no qual, a sobrevivência da humanidade corre perigo após a descoberta de uma epidemia de insônia mortal que assola algumas regiões do planeta.

Apesar de parecer algo bem diferente de tudo o que já li e ter um enredo que poderia muito bem ser transformado em um daqueles filmes sobre ameaças à humanidade e fim do mundo, alguns aspectos da obra me decepcionaram um pouco e o principal deles foi a superficialidade da narrativa.

Resenha de livro Doadores de Sono

Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio

Acompanhamos os fatos através do ponto de vista de Trish, a irmã de uma das primeiras vítimas dessa insônia letal. A morte de Dory, após passar dias acordada foi de grande impacto para a protagonista. A irmã antes cheia de vida foi minguando a olhos vistos.

Como forma de ajudar outras pessoas que estivessem passando pela mesma situação, Trish torna-se uma recrutadora de possíveis doadores de sono e passa a integrar a equipe do Corpo do Sono, organização sem fins lucrativos comandada pelos misteriosos irmãos Storch.

Para conquistar uma quantidade cada vez maior de doadores Trish tem um trunfo em mãos: a comovente e trágica história da irmã. O relato contado de maneira tão vívida e realista acaba sensibilizando a maior parte dos potenciais doadores, mas Trish, com o tempo, passa a se questionar se continuar “usando” a morte da irmã para essa causa, seja realmente um ato de solidariedade.

Resenha de livro Doadores de Sono

Tentar entender os aspectos dessa epidemia foi o motivo que mais me prendeu a história. Imaginar ser consumido pelos próprios pensamentos 24 horas por dia, sem descanso ou um sono renovador, me pareceu bem perturbador. O interessante é que também ocorria o oposto: pessoas que se recusavam a dormir após serem assoladas pelos pesadelos malignos do misterioso “Doador Q”.

Em contrapartida, há a descoberta de um doador universal: a Bebê A. Seu sono puro era capaz de salvar muitas vidas, mas até que ponto uma família está disposta a deixar o filho de poucos meses ser considerado uma peça chave e fundamental diante de uma epidemia como essa? Me coloquei na situação e tentei imaginar como seria sacrificar o sono de uma criança que amamos em prol de uma causa maior.

Resenha de livro Doadores de Sono

Até metade da história o contexto criado pela autora estava me agradando, mas quando nos encaminhamos ao desfecho, acho que todo o propósito se perdeu um pouco.

A impressão que eu tive ao chegar a página final é que a obra foi abandonada sem uma conclusão satisfatória. Gosto de livros e filmes com um desfecho mais aberto, que nos permite uma interpretação, mas essa conclusão, um tanto que abrupta, me incomodou bastante.

Na minha opinião a obra tinha grandes chances de ser muito boa, mas faltou um desenvolvimento maior dos personagens e aprofundamento nas situações apresentadas. Menos de 200 páginas não foi o suficiente para me convencer.

Você já leu alguma obra que o deixou com essa sensação de final mal acabado? Me conta nos comentários! :)

Título: Doadores de Sono | ISBN: 8501105228 | Ano: 2016 | Especificações: 166 páginas | Editora: Record

Classificação do livro: 3 estrelas

[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]

18 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *