Stranger fans é um presente e tanto para os apaixonados pelo universo de Stranger Things. Além de trazer diversas curiosidades sobre a série temos aqui um panorama bem interessante da década de 80.
A Darkside Books não poupou esforços para criar um livro visualmente bacana. Stranger Fans de Joseph Vogel faz parte do selo Cinebook Club, uma linha editorial com foco na publicação de livros que viraram filmes, ou filmes que viraram livros e obviamente, as séries de TV também estão inclusas nessa.
Stranger Things costura as melhores obras de uma década prolifera para criar uma experiência única a toda uma geração que cresceu se cercando de referências pop
Stranger Fans: A Década de 1980 e o Universo de Stranger Things
Stranger Fans já abre com um texto bem bacana de Cesar Bravo, autor brasileiro já publicado pela Caveirinha com obras como Ultra Carnem e VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue.
Na introdução o autor conta um pouco do que foi os anos 80 na vida real e seus reflexos na mídia. Apesar de, praticamente, ter vivido a minha infância inteira nos anos 90, consegui me familiarizar com várias peculiaridades da época. Eu inclusive adorava os papéis de carta que a minha irmã colecionava, não perdia um dia sequer de Os Ursinhos Carinhosos e tinha um Walkman só meu pra ouvir as fitinhas cassete da Xuxa e Sandy & Junior.
Stranger Fans consegue se desdobrar de uma maneira bem equilibrada entre contar um pouquinho de como foi a trajetória curta e extremamente bem sucedida da série para que se tornasse esse sucesso mundial, intercalando com conteúdos sobre a literatura, games, cinema, música e até aspectos ideológicos dos anos 80.
Criada pelos gêmeos Matt e Ross Duffer de Durham, na Carolina do Norte, Stranger things é uma série que consegue se encaixar em diversas categorias diferentes, encontramos ação e aventura, ficção-científica e até aspectos do horror.
Uma das características que mais me encantou na série desde a sua primeira temporada foi a atmosfera de “filmes da Sessão da Tarde”, mas descobrimos no livro que essa vibe que mistura um pouquinho do Stephen King e Steven Spielberg foi desde o início do projeto uma grande sacada dos irmãos Duffer. Junte a isso um elenco cativante e uma imersão a uma década que deixou saudade em muita gente e temos aqui uma receitinha quase certeira de sucesso.
A linguagem secreta que acompanha a série faz qualquer fã do universo oitentista sorrir de orelha a orelha: são filmes, música e roupas que nos dão um aceno nostálgico.
O legal é que o livro destaca também as dificuldades de seus criadores para vender a sua ideia. A maioria das pessoas chegaram a duvidar da capacidade dos irmãos Duffer no desenvolvimento do projeto, devido a sua pouca experiência.
Como era de se esperar Stranger Fans também aborda os aspectos particulares de seus personagens principais: Lucas, Mike, Dustin, Will e Eleven . Revisitamos suas histórias e desafios pessoais, assim como a sua ligação e relacionamentos com outros personagens da trama. Ah! Não vamos nos esquecer do Demogorgon que ganhou nessa edição até um ciclo de evolução super explicadinho.
Stranger Fans é um verdadeiro item de colecionador sobre essa série super queridinha. É aquele tipo de livro pra manter no seu cantinho da casa dedicado as suas obras preferidas da cultura pop, essa edição quadrada, de capa dura e com diagramação caprichada é de encher os olhos de qualquer um.
Vou ficando por aqui, pessoal. Até a próxima :)
Nota: ☆☆☆☆☆ | Título: Stranger Fans| ISBN: 8594540841 | Ano: 2019 | Especificações: 304 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon
[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]
Saudades smirnoff!
tadinho dele hahaha
eu simplesmente amo essa serie, de verdade <3
É como vc comentou, a atmosfera e tudo que cerca a serie parece que é magica, rs! Eu sou fã e mal posso esperar pela quarta temporada!
Beijoooo
Ahh simm eu também já estou curiosa pela quarta temporada :D