Onde nascem os gênios? Essa pergunta intrigante levou Eric Weiner a viajar pelo mundo, e posteriormente escrever um livro. Colocar as mãos neste livro me causou muito mais do que curiosidade, antes de iniciar sua leitura, fui transportado vinte anos ao passado.
O jovem Renato, que naquela época tinha completado sua primeira década de existência se via como um pequeno gênio. Adorava seu Kit de química (comprado por sua vó em um Carrefour – Pena eles não venderem mais esse tipo de coisa […]) e passava horas lendo enciclopédias e um velho livro de ciências ilustrado que havia ganhado de seu pai. Aquele pequeno garoto sonhava em ser cientista, se via como um verdadeiro gênio.
Com os anos e a experiência – ou seja lá como você queria chamar o empilhamento de fracassos (e alguns poucos acertos, devo ser franco) – acabaram por minar a sensação de que eu era intelectualmente superior aos meus colegas. E hoje eu sei que era apenas uma ilusão.
A maneira como falamos tem tanta importância quanto o assunto sobre o qual falamos. O conflito não é apenas aceitável em um lugar de genialidade. Ele é indispensável.
Mas a leitura proposta por Weiner me reacendeu uma velha chama, e devo dizer que de alguma forma esse livro mexeu comigo.
Com suas trezentas e tantas páginas, Onde Nascem os Gênios foi minha primeira experiência com os livros do selo Crânio da Darkside Books. Ao contrário das demais publicações da editora estas obras são leituras não ficcionais, e tem a intenção de trazer a reflexão e a experiência de pensadores de diversas áreas.
Confesso que o início da leitura me impactou de maneira negativa. Motivado a incentivar sua filha à um futuro brilhante, Eric resolve viajar pelo mundo, analisando fatos históricos, entrevistando pensadores contemporâneos, buscando pistas que talvez possam responder a indagação que dá nome ao livro.
A inovação que não repercute não é inovação nenhuma. A genialidade, como tantas outras coisas na vida, é uma questão de timing.
A escrita, em primeira pessoa é literalmente o diário de viagem de Weiner, registrando suas conversas e impressões de diversas culturas que visita, o que a princípio me causou aquela sensação de que o livro era muito denso. Quase como uma barreira…
Mas passado essa impressão inicial, com o tempo comecei a digerir algumas das questões que o autor traz, como é típico em literatura filosófica, o texto apresenta mais perguntas do que respostas.
Assim, me habituei a ler algumas páginas antes de dormir e passar um tempo refletindo sobre o assunto, e com isso, afirmo que a leitura começou a me prender mais, de uma maneira totalmente diferente dos livros que havia lido até então.
A diagramação e encadernação do livro são soberbas, o livro é uma verdadeira obra de arte, perfeito para deixar sobre um criado mudo na sala, e deixar o ambiente com aquele ar cult.
Por fim, Onde Nascem os Gênios é uma leitura fascinante, diferente e não deve ser encarado como um romance, mas sim, como pequenas (e interessantes) aulas de história e filosofia que no final nos tornam pessoas melhores.
Título: Onde Nascem os Gênios| ISBN: 9788594540102 | Ano: 2016 | Especificações: 352 páginas | Editora: DarkSide Books | Comprar: Amazon
[Esse livro foi enviado pela DarkSide Books]
Espero que gostem da resenha!
O/ Eu gostei Re!
Adorei <3
Ainda não tinha conhecido esse livro :D
Que bom que gostou :)
eu tinha visto na livraria bem rápido e achei muito interessante. não sabia desse novo selo da darkside, espero que venha livros bem interessantes tipo esse!
:****
Vamos ficar na torcida :)
Oi, Renato!
Pra mim é quase impossível não ficar curiosa com algum livro da DarkSide Books, todos são sempre super interessantes, sem contar que a identidade visual deles sempre é maravilhosa, né? Mas esse livro pareceu ser bem ímpar em relação ao acervo da editora, que normalmente é focado em suspense/terror. Gostei bastante da sua dica :)
Beijos,
Giulia | 1livro1filme.com.br
É um novo selo, muito interessante, né? :)
Oi Renato, tudo bem?
Acho que deve ser um livro bem interessante, assim como esse selo da Darkside, acho bem diferente! Adorei os quotes selecionados e a resenha!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Esse selo tem uma proposta bem interessante, né? :)
Olá. É a primeira vez que visito este blog e fiquei encantada com esta resenha. Não vejo a hora de ler este livro – que já está me aguardando na estante.
Beijos e sucesso!
http://www.arafaelagodoy.com.br
Espero que goste <3
Olha só, não conhecia este selo da Darkside!
Achei muito interessante, mas principalmente pro meu namorado, que se acha o gênio da parada, hahahaha! Quem sabe assim ele não tem uma visão mais real (pros dois lados da situação).
Beijos! ;)
Andréia Campos
http://petitandy.com
hahaha que bom que gostou da nossa indicação! Espero que o seu namorado goste :*
nossa que bacana essa indicação de leitura! ainda mais pra gente que trabalha com criaçao de conteudo, acho que tem td a ver
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
É verdade Lívia :)
uau!! gostei muito da resenha!! meu filho ganhou esse livro em um evento da editora.
tb gostou muito.
ameiii tudo !!
adoro esse blog.
Obrigada Day ❤
Estou com tanta vontade de ler! Achei incrível a proposta desse novo selo e estou bem confiante. A editora não economiza nos detalhes e isso é maravilhoso
A edição está sensacional! Lindo, lindo <3
Uau! Fiquei intrigada com essa resenha. Faz tempo que eu não procuro por indicações de livros para comprar e creio que as resenhas tem essa certa função, né?! Adorei a capa também, chamou minha atenção!!
Beijos <3
Fico feliz que tenha gostado da indicação :)