Resenha do Livro: O Sorriso da Hiena de Gustavo Ávila

Desde que O Sorriso da Hiena foi lançado de maneira independente em 2015 e houve um grande burburinho a cerca da obra, fiquei muito curiosa para conhecer a escrita desse autor nacional. Quando a Editora Verus finalmente o lançou esse ano, tive a oportunidade de ter esse livro em mãos e resolvi encaixá-lo na categoria “um livro de autor nacional” na #MLI2017.

O Sorriso da Hiena já começa de maneira visceral, com a descrição de uma cena de um homicídio executado de maneira cruel, onde os pais de um garotinho de apenas 8 anos, são torturados e mortos em frente ao filho aterrorizado.

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

A paciência é a característica mais perigosa que um inimigo pode ter.

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

Vinte e quatro anos depois, uma série de crimes com o mesmo padrão começa a se repetir. David, a criança de outrora, agora é o assassino que recria a mesma cena do passado para descobrir se as vítimas de tal crueldade irão se desenvolver da mesma forma que ele.

Para tal estudo, David propõe um acordo a William, um psicólogo infantil conhecido por desenvolver um trabalho acadêmico sobre a construção da índole humana frente aos diferentes traumas causados na infância. O assassino lhe dará 5 vítimas de mesma idade e diferentes realidades e caberá ao psicólogo acompanhar as crianças e estudar na prática, os temas desenvolvidos em sua tese.

Em paralelo a isso, acompanhamos a investigação do caso pelo detetive Arthur, um excelente profissional portador da Síndrome de Asperger, condição que o torna uma pessoa extremamente direta e racional, tornando-o excepcional no que faz.

É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

O mal é um estado natural do ser humano, que nasce sem a noção de certo e errado. Sem consciência moral, agindo para saciar suas necessidades. Movido apenas por seus instintos selvagens. Em um mundo onde o mal nasce com a gente, todos fariam qualquer coisa, sem apego à moralidade, para não sucumbir.

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

Apesar de um tema já bastante abordado em outras obras, o que mais me chamou a atenção na sinopse do livro foi a promessa de explorar e estudar o desenvolvimento da maldade humana, mesmo em uma situação extremamente delicada e cruel, onde os órfãos são tratados como cobaias de um estudo que vai contra todos os princípios morais. O Sorriso da Hiena, no entanto, acaba se focando muito mais na investigação policial do que nas motivações que levaram aos crimes.

A trama intercala os e-mails trocados entre o assassino e o psicólogo, bem como, algumas anotações de William após o seu encontro com as crianças vítimas de tal crime, mas me faltou um aprofundamento dessas questões emocionais estudadas e principalmente, as razões que levaram um profissional relativamente reconhecido, a embarcar em um jogo tão sujo e perigoso.

A Escrita de Gustavo Ávila

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

A escrita de Gustavo Ávila é bem desenvolvida e consegue nos prender na história. O que mais me motivou a dar continuidade a leitura, foi a curiosidade de descobrir o desfecho da trama, porém, não consegui criar empatia com os personagens em nenhum momento o que prejudicou um pouco o meu envolvimento e interesse pela história, principalmente quando chegávamos ao seu desfecho.

O psicólogo William é um dos personagens mais complexos da história, porém, a mudança tão drástica de suas atitudes me deixou uma sensação de estranhamento. A transformação de um profissional da psicologia em um cúmplice velado a uma série de assassinatos não transcorreu para mim de maneira convincente.

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

Os olhos da criança gritavam, arregalados em um silêncio forçado, uma testemunha impotente diante do que via.

Resenha de Livro Sorriso da Hiena Gustavo Avila

Arthur, por sua vez, se mostrou bastante caricato em alguns momentos, talvez isso se dê ao fato de eu conhecer uma pessoa próxima a mim que sofre com a mesma síndrome do detetive, ou por conta da repetição de alguns gestos que em muitas situações, não acrescentava mais nada a história.

Fora esses probleminhas que eu tive com as características de seus personagens, o que pode ser algo de cunho extremamente pessoal, até porque já vi muitas críticas positivas sobre isso, a escrita do autor é bem rica e não deixa pontas soltas pelo caminho, pelo contrário, o final foi muito bem pensado, embora tenha se mostrado um tanto arrastado a meu ver.

Independente dos pequenos problemas que tive durante a leitura, a proposta de Gustavo Ávila em O Sorriso da Hiena é muito interessante e torço para que ele desenvolva outras obras do gênero.

Vocês já leram,  pessoal? Quais as suas impressões sobre a obra?

Classificação do livro: 4 estrelasTítulo: O Sorriso da Hiena | ISBN: 8576865947 | Ano: 2017 | Especificações: 266 páginas | Editora: Verus| Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Grupo Editorial Record]

28 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *