Os livros e eu

CN-miniatura17

Oslivroseeu-ColorindoNuvens

Acho que como ocorre em muitas famílias, não fui muito incentivada a ler, porém as coisas foram fluindo naturalmente e aos poucos o interesse pela leitura foi se desenvolvendo por si só.

Sou da época em que ainda se vendiam livros infantis na escola. Não me lembro com que frequência, mas havia ocasiões em que uma empresa passava na escola para nos oferecer livros. Sinceramente não tenho a mínima idéia se isso ainda acontece atualmente, mas pra mim era algo muito divertido ver aquelas caixas cheias de livros, com histórias das princesas Disney e outros temas bastante conhecidos.

Claro que queria todos, mas óbvio que não podia ($) realizar esse desejo. Rapunzel! Esse foi o primeiro livro que tive! Adorava ver as figuras, a parte escrita era bem modesta, mas lia e relia aquele livrinho com tanta atenção observando até os mais sutis detalhes que acredito que foi aí que descobri o surpreendente poder que a leitura tinha de me transportar para outra realidade, mesmo não tomando consciência disso.

Um importante aliado ao meu desenvolvimento foram os gibis da turma da Mônica, que me ajudaram bastante no período em que ainda estava aprendendo a ler. Tenho muitas lembranças de como eu ficava indecisa em qual comprar diante de tantas opções quando passava na banca. Lendo ou não, sempre estava em contato com a minha modesta coleção de gibis, sempre dava um jeito de incluí-los nas minhas brincadeiras, por isso eles acabaram ficando meio destruídos alguns com as capas danificadas, orelhas, esse tipo de coisa que atualmente odeio que ocorram com meus livros, mas pra mim, ver os meus gibis nesse estado significa que eles fizeram parte da minha vida de maneira intensa!

Já na minha pré- adolescência acabei por me tornar uma fã da coleção Vagalume, mais uma vez, ainda não tinha tanta opção e então lia sempre os mesmos, mas pra mim isso não era problema.

Nessa época escolar lembro que tive que fazer uma atividade de Língua Portuguesa, enquanto a maior parte do pessoal estava reclamando de ter que ler alguns dos livros emprestados pela professora, lá estava eu ansiosa esperando a minha vez pra escolher o meu. Peguei um de nome bastante estranho “RosaFlor e a Moura Torta”, mas me animei quando a Profª  disse que com certeza eu iria adorar. <Minha memória é muito boa, por isso me lembro dos detalhes!> E foi exatamente isso que aconteceu, eu gostei tanto que resolvi copiá-lo juntando assim duas atividade que sempre gostei: Ler e escrever! Você pode estar se perguntando por que eu simplesmente não anotei o nome do livro e comprei um, é uma pergunta que não sei responder, acho que na minha cabeça de criança não iria encontrar para vender e então nem sequer manifestei esse desejo aos meus pais.

A transição entre essa fase de pequenos livrinhos para uma literatura mais complexa, ocorreu com Harry Potter! Sou da geração Pottermaníaca com muito *Orgulho* mas acredite, de primeiro momento não me interessei pela história, só passei a ler o primeiro livro quando o filme já estava sendo lançado em fita de vídeo e DVD, <estávamos naquela época do fim dos Videocassetes!> Lembro então, que comprei meu exemplar em uma revista, onde havia a informação dos Milhares de exemplares vendidos em todo o mundo, aquilo chamou a minha atenção e por fim, me arrisquei a comprá-lo.

Não tenho como descrever o que foi ser absorvida pelo mundo Mágico criado por J.K. Rowling. Acredito que a minha ligação com o mundo dos livros iria se fortalecer de qualquer maneira, já que eu sempre demonstrei grande interesse pela leitura, mas fico imensamente feliz que isso tenha se dado através de Harry Potter. Sei que há diversas críticas relacionadas ao final da Série, porém, não posso trair minhas raízes não é mesmo? HP pra mim é muito mais que simples livros, eu sou realmente uma fã incondicional, uma verdadeira PotterManíaca!

E agora aqui estou eu, tentando passar para vocês as minhas opiniões pessoais sobre os livros que fazem parte da minha vida!

Leia Também

2 Comment

  1. Vamos divulgar o Colorindo para o Mundo o/ o/

    1. Êeee! Vamos sim! ;)

Deixe uma resposta