Resenha do Livro: Brave New World

AdmiravelMundoNovo-ColorindoNuvens

Admirável mundo novo passa-se em um tempo futuro, numa sociedade dividida por castas (Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Ípsilons) em que tudo  é perfeitamente estável.

A felicidade universal só pôde ser alcançada através do controle sobre cada indivíduo que passaram a ser condicionados físico- e psicologicamente e produzidos em uma linha de produção, feitos sob encomenda a classe que estarão inseridos e ao trabalho/ função que lhes serão designados .

Esse modelo de sociedade apresentado de forma muito inteligente nesse livro, choca em um primeiro contato, mas nos instiga a refletir.

“(…)e esse é o segredo da felicidade e da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer.Tal é a finalidade de todo condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar.”

Somos e vivemos acomodados com o que, simplesmente, temos que fazer/ser, ou esse pensamento é fruto de idéias impostas ao nosso psicológico para aceitarmos as coisas mais facilmente?

Para manutenção dessa sociedade, foram sacrificados e proibidos qualquer tipo de manifestações  que levassem a instabilidade individual e posteriormente, ao caos social. Livros, arte, família e religiões antigas, por exemplo, são elementos que não possuem lugar no Novo mundo criado por Huxley.

É inicialmente através das experiências pessoais de Bernard Marx que passamos a conhecer melhor os pontos fundamentais dessa sociedade. O personagem destaca-se dos demais por adquirir uma postura individualista, que anseia por sensações intensas, que fujam da vida estável e previsível que todos em Admirável mundo novo são condicionados a ter.

Essa Obra superou todas as minhas expectativas, posso até me arriscar a dizer, que me tornei um ser mais pensativo e consciente sobre a situação da sociedade atual após o término dessa leitura.

Único ponto negativo, (que não é necessariamente negativo) é a linguagem um pouco complexa que poderá necessitar de maior concentração para ser compreendida.

Admirável mundo novo é surpreendente e muito inteligente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *