Livro – Mau Começo (Coleção Desventuras em Série)

maucomeço-colorindonuvens

Eu sou apaixonada por livros de fantasia. Tenho certeza de que quem é da geração que cresceu sob as influencias dos livros de J. K. Rowling  vai entender o que estou dizendo sem maiores explicações.

Hoje, mesmo depois de bem crescidinha, continuo gostando de obras voltadas para o público infanto-juvenil. Acho interessante a forma simples com que essas histórias são contadas e frequentemente me pego pensando que o eu da minha infância iria adorar ouvir esse tipo de história antes de dormir, e de alguma forma, uso isso como uma espécie de medidor de satisfação que identifica se o livro me ganhou ou não.  Desventuras em Série – Mau Começo felizmente, conseguiu se sair bem em todos esses quesitos.

O livro tem uma narrativa bem clara e fluida e ouvimos a história da boca de Lemony Snicket um narrador onisciente que logo de início já nos deixa claro que esse livro literalmente, não vai ter um final feliz.

Nessa primeira obra da série que possui um total de 13 livros, somos apresentados a difícil jornada dos irmãos Baudelaire. Os três irmãos se vêm completamente deslocados após receberem a notícia de que os pais morreram num misterioso incêndio que destruiu a mansão onde viviam.

MauComeco-ColorindoNuvensHá desenhos no início de cada capítulo

O testamento é claro. Em caso da morte dos pais, as crianças deveriam ser entregues para o parente mais próximo. É ai que a vida das crianças se torna um verdadeiro inferno e Violet, Klaus e Sunny ficam a mercê das vilanias do Conde Olaf.

Como vilão, o personagem não deixa a desejar e também não foge do estereótipo. Além de ter uma aparência assustadora, age de maneira inescrupulosa e dissimulada. Deixando bem claro que está tramando algo para colocar as suas asquerosas mãos na fortuna dos Baudelaire. Logo, começa a maltratar seus filhos por lei dando-lhes inúmeras tarefas, privando-os de qualquer conforto e ameaçando-os com a presença de seus estranhos amigos do grupo de teatro.

Como uma boa obra introdutória, aos poucos vamos nos familiarizando com as características dos personagens. Violet, a mais velha dos Baudelaire é extremamente responsável, cuida de seus irmãos mais novos e é capaz de criar engenhocas surpreendentes.

MauComecoPersonagens-ColorindoNuvensApresentação dos personagens

Klaus é o amante dos livros. Seu lugar preferido é a biblioteca e é capaz de se lembrar de tudo o que lê; já Sunny, é a caçula da família, com seus dentinhos afiados morde tudo o que encontra pela frente e apesar de não falar, se faz entender através de seus grunhidos.

O narrador é um personagem a parte, e passamos a nos sentir próximos dele quando frequentemente introduz uma nota explicativa ou nos alerta sobre as inúmeras desventuras dos Baudelaire.

Mau Começo me proporcionou uma ótima leitura. A história é bem envolvente e com uma simplicidade impressionante. É muito mais voltada ao público infantil, então esteja atento a esse detalhe antes de se decepcionar com a inocência da história. Recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *