HQ – Turma da Mônica Lições de Vitor e Lu Cafaggi

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

Essa é a minha primeira coleção de HQs. Tenho todos os títulos do selo Graphic MSP que são lançadas desde 2012 e de lá para cá já se foram 8 encadernados sendo Turma da Mônica – Lições o mais recente.

A HQ dá continuidade às aventuras vividas pela turminha em Turma da Mônica – Laços, uma das histórias mais bonitas de toda a coleção. Como em seu antecessor aqui também encontramos muita qualidade estampadas nas páginas, uma história extremamente simples e nostálgica e uma arte linda, de encantar os olhos.

Vitor e Lu Cafaggi conseguiram, mais uma vez, nos transportar para a nossa infância e nos fazer reviver junto com esses personagens as confusões, medos e alegrias da época escolar.

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

O tema central da história, como nome mesmo já diz, são as lições. Na escola aprendemos que precisamos fazer lições de casa como complemento ao nosso aprendizado, quando adultos, estamos constantemente aprendendo com as lições que a vida nos dá.

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão precisam aprender a arcar com as consequências de suas atitudes. Após se esquecerem de fazer a lição de casa e com medo de serem repreendidos pela professora, decidem fugir da escola, em um plano infalível que obviamente, deu errado.

A partir dai precisam encarar uma semana de castigo e são obrigados a reconhecer que o mundo vai muito além de seu círculo de amizade e que os medos podem ser muitos quando seus amigos não estão por perto.

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

A premissa da história é extremamente simples e é justamente através dessa simplicidade e beleza artística que a HQ nos prende. Além de nos fazer relembrar as situações difíceis, pelas quais, passamos na escola, ela nos traz um aprendizado no que se refere a superar os seus próprios medos, encontrar uma saída em uma situação complicada e desconhecida e superar as inseguranças do crescimento.

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

Em Turma da Mônica – Lições os protagonistas estão um pouco mais crescido que na história anterior. Eles encaram o temido primeiro ano do ensino fundamental e fases de transição em nossas vidas são sempre as mais difíceis, não acham?

Separados, cada personagem conseguiu se desenvolver em seu próprio núcleo e demonstraram o quanto as características de cada um são importantes ao grupo.

Os flashbacks também aparecem em Lições e são uma gracinha. O traço da Lu é muito fofinho. Outro ponto a destacar é o cartaz da peça Romeu e Julieta história que já foi adaptada aos quadrinhos de Mauricio.

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens08

GraphicMSP-Licoes-ColorindoNuvens

Foi bem difícil encontrar a sua versão capa dura nas livrarias, mas valeu super a pena. Turma da Mônica – Lições é perfeita para se ler enquanto se toma um chocolate quente nesses dias mais frios, embora eu não tenha aguentado esperar até o dia seguinte e a lido a noite, no mesmo dia em que a comprei :)

Ah, e se você ainda não leu Turma da Mônica – Laços, não tem problema, as histórias são independentes embora o enredo da segunda HQ tenha complementado muito bem a amizade dessa turminha de amigos!

Vocês já leram essa HQ? Gostaram? Beijos e até mais!

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

13 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *