Mangá – O Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas é uma mangá lançado originalmente no Japão em 2008, mas que só chegou ao Brasil em 2014 pela editora JBC.

Quem me conhece sabe que eu fico profundamente tocada com histórias que envolvam animais. Isso remete as minhas lembranças da infância, já que cresci rodeado desses fieis amigos e foi dificílimo superar o momento da partida quando eles viraram estrelinhas no céu como as observadas pelo cão que guarda as estrelas.

Como personagem principal temos o cãozinho Happy e Papai. Toda a história é contada por meio do ponto de vista do cachorro, dessa forma, conhecemos os personagens e suas trajetórias através do olhar inocente de Happy que chegou a família quando foi encontrado abandonado em uma caixa de papelão e trazido para a casa pela garotinha Miku.

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

Happy logo cresce e percebe que as coisas a sua volta estão mudando. Nem sempre é a mamãe que o alimenta como antigamente, Miku parece não ter mais tanto interesse em brincar e Papai está cada vez mais calado e pensativo embora nunca tenha deixado de levá-lo para passear.

Diagnosticado com uma grave doença crônica e diante do pedido de divórcio da esposa, Papai sai de casa apenas com poucos pertences no carro, tudo aquilo que sobrou de uma vida que se dividia em diversos caminhos diferentes, de maneira abrupta, mas de toda forma, inevitável.

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

Assim, eles partem para o interior do Japão, seguindo o mar sempre à esquerda, em busca de um lugar mais barato para se viver com o pouco que restara. E dessa forma a aventura de Happy e de Papai se inicia, numa história que nos emociona por nos apresentar o amor incondicional de um cãozinho por seu dono, mostrando-se companheiros e amigos até o fim.

O Cão que Guarda as Estrelas, fala não somente da relação entre humanos e animais que pode ser extremamente profunda e verdadeira, mas também das decisões e de nosso posicionamento na vida. Como o próprio autor nos diz no final da obra, Papai não era uma pessoa má, para acabar abandonado a própria sorte daquela maneira. Mas, por toda a sua vida mostrou-se inflexível e incapaz de acompanhar as mudanças que ocorriam na família e na sociedade, negligenciando essas diversas manifestações que levaram a separação total da família.

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O título do mangá trata-se de uma expressão japonesa muito bonita.  Em tradução literal Hoshi Mamoru Inu ou O Cão que Guarda as Estrelas é usada para descrever uma pessoa que deseja algo impossível, sua origem vem da imagem do cachorro que olha para o céu parecendo desejar uma estrela. A edição também está muito bonita, na capa temos Happy no campo de girassóis. Assim que a vi fiquei bem interessada em comprá-la, mas só a encontrei no mês passado, o que foi uma feliz surpresa para mim.

O mangá já tem um cantinho especial na minha estante. É uma obra muito delicada daquelas que sempre nos lembraremos com carinho. Uma ótima opção até mesmo para aquelas pessoas que não é acostumado a ler mangás.

Vocês já conheciam essa história? Se emocionaram com o cãozinho Happy nessa aventura? Beijos e até mais!

FacebookTwitterInstagramBloglovin

34 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *