Mangá – O Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas é uma mangá lançado originalmente no Japão em 2008, mas que só chegou ao Brasil em 2014 pela editora JBC.

Quem me conhece sabe que eu fico profundamente tocada com histórias que envolvam animais. Isso remete as minhas lembranças da infância, já que cresci rodeado desses fieis amigos e foi dificílimo superar o momento da partida quando eles viraram estrelinhas no céu como as observadas pelo cão que guarda as estrelas.

Como personagem principal temos o cãozinho Happy e Papai. Toda a história é contada por meio do ponto de vista do cachorro, dessa forma, conhecemos os personagens e suas trajetórias através do olhar inocente de Happy que chegou a família quando foi encontrado abandonado em uma caixa de papelão e trazido para a casa pela garotinha Miku.

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

Happy logo cresce e percebe que as coisas a sua volta estão mudando. Nem sempre é a mamãe que o alimenta como antigamente, Miku parece não ter mais tanto interesse em brincar e Papai está cada vez mais calado e pensativo embora nunca tenha deixado de levá-lo para passear.

Diagnosticado com uma grave doença crônica e diante do pedido de divórcio da esposa, Papai sai de casa apenas com poucos pertences no carro, tudo aquilo que sobrou de uma vida que se dividia em diversos caminhos diferentes, de maneira abrupta, mas de toda forma, inevitável.

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

Assim, eles partem para o interior do Japão, seguindo o mar sempre à esquerda, em busca de um lugar mais barato para se viver com o pouco que restara. E dessa forma a aventura de Happy e de Papai se inicia, numa história que nos emociona por nos apresentar o amor incondicional de um cãozinho por seu dono, mostrando-se companheiros e amigos até o fim.

O Cão que Guarda as Estrelas, fala não somente da relação entre humanos e animais que pode ser extremamente profunda e verdadeira, mas também das decisões e de nosso posicionamento na vida. Como o próprio autor nos diz no final da obra, Papai não era uma pessoa má, para acabar abandonado a própria sorte daquela maneira. Mas, por toda a sua vida mostrou-se inflexível e incapaz de acompanhar as mudanças que ocorriam na família e na sociedade, negligenciando essas diversas manifestações que levaram a separação total da família.

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O Cão que Guarda as Estrelas - Colorindo Nuvens

O título do mangá trata-se de uma expressão japonesa muito bonita.  Em tradução literal Hoshi Mamoru Inu ou O Cão que Guarda as Estrelas é usada para descrever uma pessoa que deseja algo impossível, sua origem vem da imagem do cachorro que olha para o céu parecendo desejar uma estrela. A edição também está muito bonita, na capa temos Happy no campo de girassóis. Assim que a vi fiquei bem interessada em comprá-la, mas só a encontrei no mês passado, o que foi uma feliz surpresa para mim.

O mangá já tem um cantinho especial na minha estante. É uma obra muito delicada daquelas que sempre nos lembraremos com carinho. Uma ótima opção até mesmo para aquelas pessoas que não é acostumado a ler mangás.

Vocês já conheciam essa história? Se emocionaram com o cãozinho Happy nessa aventura? Beijos e até mais!

FacebookTwitterInstagramBloglovin

Leia Também

34 Comment

  1. Nem chorou!
    Tem que ver esse coração peludo ein?

    1. Dai Castro says: Responder

      HAHAHA! Nem tão peludo assim, fiquei com aquele aperto no coração, sim :P

  2. Nossa esse manga é super diferente, adorei ele. A história me parece ser super interessante e um pouco de drama (segura os lenços ahahah), adoro esse tipo de conto, sinto falta de ler mangás, eu amava, acho que esse pode ser um começo para 2016 ahahaha

    ótima dica! já tá anotado ahahah
    beijos :*

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma história muito bonita mesmo, Maíra! Acho que vale a pena dar uma chance, ainda mais se você já gosta de ler Mangás :) Beijos!

  3. A historia parece ser linda. O mangá já me conquistou só pela capa e pelo titulo <3

    Beijos e até mais,
    Jayane Fereguetti
    http://www.ulalahmundo.com

    1. Dai Castro says: Responder

      O mangá tem um lugar especial na minha prateleira agora <3 A capa é muito linda,né?

  4. AWWWWWWN FOFURA DE LIVRO, GENTEEEE <3
    (Dá vontade de abraçar, né??)
    Li poucos livros assim, nesse estilo fofo de mangá, mas é legal a gente ficar imaginando as cenas com as ilustrações! Já vai pra minha listinha de desejos do SKOOB! BEIJOS, DAAAAAAAAAAI
    Meu skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/1603925
    (http://www.yasmimsramos.com.br/)

    1. Dai Castro says: Responder

      Que bom que gostou Yasmim! É muito fofo esse mangá, vale a pena ler! <3

  5. Desde que esse mangá foi lançado que eu quero ler ele e acabo deixando para comprar numa próxima. Aí vem as resenhas maravilhosas e fazem eu querer comprar tipo agora! hahaha

    A história parece ser bem inocente e tocante já que é contada pelo ponto de vista de um cachorrinho. Ansiosa para ler e espero comprar logo, hihi. ♥

    Ps: as fotos ficaram muito lindinhas! ♥♥♥

    1. Dai Castro says: Responder

      Tenho certeza que você vai gostar Bia, principalmente porque você adora ler mangás, né? Fico feliz que tenha gostado das fotinhos :) Beijos!

  6. Não tenho hábito de ler quadrinhos nem mangá mas essa historinha me pareceu tão singela e profunda ao mesmo tempo!
    Também tenho uma relação especial com animais, de forma geral, e histórias envolvendo bichinhos costumam me tocar muito.
    Foi pra minha wishlist, com certeza!
    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim, é uma história bem singela mesmo, tenho certeza que vai te tocar, principalmente, se já tem um carinho especial com bichinhos <3

  7. Parece ser lindooooo <3
    Amei, quero para ontem! Nunca vi um mangá tão delicadinho e com cara de HQ independente! hahahahaha
    Uma ótima indicação para minha lista de coisas para ler em 2016!
    Beijosss ^^

    1. Dai Castro says: Responder

      haha que bom que gostou Chris! É uma obra linda, espero que goste :)

  8. Oie! Não sou muito boa em ler mangas, mas esse deve ser muito fofinho :3
    Bjs, se puder comentar nesse link ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tripla.html

    1. Dai Castro says: Responder

      É bem fofinho sim <3

  9. Desde que vi o lançamento no site da JBC fiquei curiosa pela história e com vontade de ler. Passei bons anos da minha adolescência lendo mangás, e mesmo agora esse hábito não me abandonou, apesar de ler menos. “O Cão que Guarda as Estrelas” ainda está na minha listinha pra comprar, junto de “O Outro Cão que Guarda as Estrelas” – já leu esse? Acho que promete ser tão bom quanto o primeiro. =) Um beijo!

    1. Dai Castro says: Responder

      Pois é Thay, já estou em busca do Outro cão que guarda as estrelas sim. Deve ser uma história tão bonita quanto a primeira. :) Beijos!

  10. Que história mais linda!
    Eu sou uma pessoa muito suspeita para opinar sobre cultura oriental, pois gosto muito. Gosto das histórias, das lições que conseguimos tirar da maioria das leituras. Também adoro bichinhos, e fiquei bastante curiosa pra ler esse mangá. As publicações da JBC, são muito boas.
    Ah, adorei as fotos. <3
    Bjinhos

    Uma Geek Descolada

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu também gosto da cultura oriental, embora não a conheça tanto assim. Que bom que gosto das fotos ;)

  11. Eu tinha o marcador desse livro, foi assim que conheci ele pela primeira vez. acho ele lindo, e a história também :3

    1. Dai Castro says: Responder

      Muito linda mesmo!! <3 A capa é maravilhosa, né?

  12. Não conhecia esse mangá e fiquei encantada com a história, ainda mais por ser pelo ponto de vista do cão. Vai para lista de desejados, espero conseguir comprar.

    1. Dai Castro says: Responder

      Leia sim, Andressa! Espero que goste! O Happy (o cãozinho) é muito fofo!

  13. Dai, que amor esse mangá. Já tinha visto as pessoas falando dele e de quanto ele é sensível. Eu não leio nada de Hq e é algo que eu quero melhorar. Com toda a certeza to colocando esse na listinha :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu gosto bastante de quadrinhos!! Acho que você poderá gostar desse mangá sim! :)

  14. Dai, vi seu comentário lá no meu blog e fiquei tão feliz por ter curtido o BookNerd <3. Ainda não consegui ler vários posts aqui, mas do pouco que vi, já amei: leitura, Milka, Mindium e ama animais <3, hahahahahahahaha, me vi inteirinha aqui!

    Eu não conhecia esse mangá e, parece incrivelmente bobo, mas chorei lendo a sua resenha! Eu amo demais esses anjinhos e sempre me emociono, porque fico pensando nos meus também. Fiquei super curiosa e amei a expressão. Os japoneses têm expressões e visões muito tocantes! E, olha, você me deixou tentada à quebrar a minha meta de não comprar nada até julho, HAHAHAHAHAHAHA. Mas, vou me segurar e esperar para poder comprar :P

    Beijão e foi um prazer receber no BN uma moça com esse blog tão lindo <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho Paty! Eu também adorei o seu ^^ Tenho certeza que você vai gostar do mangá, principalmente se ama bichinhos! A expressão é muito linda mesmo! Beijos!

  15. Esse mangá é maravilhoso né?! Não tem como não se apaixonar por ele. E essas fotos maravilhosas? Amei! Beijoos ♡

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim, não tem como não se apaixonar pela história <3

  16. Gostei da história deste Mangá, não sou muito de ler mangás por pura falta de costume mesmo, mas esse achei fofo :)
    http://www.charme-se.com

    1. Dai Castro says: Responder

      Quando comecei a ler mangás também estranhei bastante, mas depois me acostumei. Faz tempo que não lia nenhum, até me deparar com essa fofura <3

  17. Já tinha visto esse manga em outro blog, mas não tinha tantas fotos então acabei nem percebendo a delicadeza e perfeição que ele tem.
    Amei o post e as fotos é claro.
    beijo

    http://www.tecontopoesia.com

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma história bem bonita Camila <3 Fico feliz que tenha gostado das fotos!!

Deixe uma resposta