HQ – Miss Marvel: Nada Normal, a super heroína muçulmana da Marvel

Miss Marvel

Miss Marvel -Nada Normal é a primeira HQ de super herói que leio em anos. Protagonizada por Kamala Khan, uma adolescente descendente de paquistaneses muçulmanos, a história vem quebrando alguns paradigmas e já é considerada por alguns, um grande marco nas histórias em quadrinhos da Marvel.

Kamala foge completamente do conhecido estereótipo de super herói. De origem muçulmana, a garota de 16 anos precisa aprender a lidar com os rígidos costumes impostos por sua família que preza pela tradição, além de enfrentar os conflitos naturais da idade.

Morando em New Jersey e convivendo diariamente com os típicos adolescentes americanos, o choque cultural fica evidente desde as primeiras páginas o que nos aproxima da personagem e consegue criar uma empatia quase que imediata.

Miss Marvel

Miss Marvel - colorindo nuvens

Sentindo-se sufocada por todas as regras impostas pelos pais e questionando o diferente tratamento dado entre ela e o irmão, Kamala decide ir a uma festa mesmo sem autorização, o que ela não imaginava era que tal ato iria mudar a sua trajetória para sempre.

Ao entrar em contato com a Névoa Terrigena a garota torna-se uma inumana, ganhando super poderes de metamorfose, como os da Capitã Marvel, personagem pela qual, Kamala era assumidamente fã. A partir dai o desenrolar da história segue a típica jornada do herói que precisa aprender a lidar e controlar as novas habilidades adquiridas, enquanto tenta esconder da família e amigos a sua nova identidade.

Miss Marvel - colorindo nuvens

Miss Marvel - colorindo nuvens

O mais interessante dessa transição, foi visualizar a personagem ganhando confiança em si mesma. Inicialmente Kamala busca total inspiração na Capitã Marvel, considerada o seu modelo de perfeição, e mesmo quando o alcança por alguns momentos, logo percebe que não se encaixa naquele padrão e dai em diante passa a buscar não se tornar outra pessoa, mas a melhor versão de si mesma.

A personalidade de Kamala também é outro ponto forte e é quase impossível não se identificar.  Ela é nerd, fã de super herói e adora escrever fanfics de seus personagens favoritos.

Miss Marvel - colorindo nuvens

Miss Marvel - colorindo nuvens

Miss Marvel – Nada Normal reúne as publicações do primeiro arco da série e foi escrita pela roteirista americana G. Willow Wilson, que se converteu ao islamismo enquanto estudava na Universidade de Boston. A arte, que por sinal, me agradou bastante fica por conta de Adrian Alphona, artista já conhecido por seus outros trabalhos com os quadrinhos da Marvel.

Está mais do que aparente que a nova Miss Marvel veio para diversificar colocando no centro das atenções uma personagem feminina muçulmana. A qualidade e importância da história também já foi reconhecida pela crítica e a HQ já concorreu a diversos prêmios, vencendo o Hugo Awards em 2015 e levando um dos principais prêmios no Festival de Angoulême esse ano.

Por se tratar de uma trama fechada, Miss Marvel – Nada Normal é um ótimo ponto de partida para quem não lê quadrinhos de super herói. Sem dúvida, recomendo a leitura!

Vocês já conheciam? Se interessaram pela leitura? Beijos e até mais!

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

 

36 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *