HQ – Miss Marvel: Nada Normal, a super heroína muçulmana da Marvel

Miss Marvel

Miss Marvel

Miss Marvel -Nada Normal é a primeira HQ de super herói que leio em anos. Protagonizada por Kamala Khan, uma adolescente descendente de paquistaneses muçulmanos, a história vem quebrando alguns paradigmas e já é considerada por alguns, um grande marco nas histórias em quadrinhos da Marvel.

Kamala foge completamente do conhecido estereótipo de super herói. De origem muçulmana, a garota de 16 anos precisa aprender a lidar com os rígidos costumes impostos por sua família que preza pela tradição, além de enfrentar os conflitos naturais da idade.

Morando em New Jersey e convivendo diariamente com os típicos adolescentes americanos, o choque cultural fica evidente desde as primeiras páginas o que nos aproxima da personagem e consegue criar uma empatia quase que imediata.

Miss Marvel

Miss Marvel - colorindo nuvens

Sentindo-se sufocada por todas as regras impostas pelos pais e questionando o diferente tratamento dado entre ela e o irmão, Kamala decide ir a uma festa mesmo sem autorização, o que ela não imaginava era que tal ato iria mudar a sua trajetória para sempre.

Ao entrar em contato com a Névoa Terrigena a garota torna-se uma inumana, ganhando super poderes de metamorfose, como os da Capitã Marvel, personagem pela qual, Kamala era assumidamente fã. A partir dai o desenrolar da história segue a típica jornada do herói que precisa aprender a lidar e controlar as novas habilidades adquiridas, enquanto tenta esconder da família e amigos a sua nova identidade.

Miss Marvel - colorindo nuvens

Miss Marvel - colorindo nuvens

O mais interessante dessa transição, foi visualizar a personagem ganhando confiança em si mesma. Inicialmente Kamala busca total inspiração na Capitã Marvel, considerada o seu modelo de perfeição, e mesmo quando o alcança por alguns momentos, logo percebe que não se encaixa naquele padrão e dai em diante passa a buscar não se tornar outra pessoa, mas a melhor versão de si mesma.

A personalidade de Kamala também é outro ponto forte e é quase impossível não se identificar.  Ela é nerd, fã de super herói e adora escrever fanfics de seus personagens favoritos.

Miss Marvel - colorindo nuvens

Miss Marvel - colorindo nuvens

Miss Marvel – Nada Normal reúne as publicações do primeiro arco da série e foi escrita pela roteirista americana G. Willow Wilson, que se converteu ao islamismo enquanto estudava na Universidade de Boston. A arte, que por sinal, me agradou bastante fica por conta de Adrian Alphona, artista já conhecido por seus outros trabalhos com os quadrinhos da Marvel.

Está mais do que aparente que a nova Miss Marvel veio para diversificar colocando no centro das atenções uma personagem feminina muçulmana. A qualidade e importância da história também já foi reconhecida pela crítica e a HQ já concorreu a diversos prêmios, vencendo o Hugo Awards em 2015 e levando um dos principais prêmios no Festival de Angoulême esse ano.

Por se tratar de uma trama fechada, Miss Marvel – Nada Normal é um ótimo ponto de partida para quem não lê quadrinhos de super herói. Sem dúvida, recomendo a leitura!

Vocês já conheciam? Se interessaram pela leitura? Beijos e até mais!

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

 

Leia Também

36 Comment

  1. Que legal e diferente, faz anos que não leio nada de revistas em quadrinhos.

    Beijos e uma boa semana,
    DMulheres
    @dmulheres

    1. Dai Castro says: Responder

      Bem diferente, né? :) Beijos!

  2. Oi Dai! Não conhecia essa HQ, fiquei bem curiosa viu ainda mais por, como vc disse, se tratar de uma personagem que foge dos padrões, vou procurar saber mais ^^ Beijos! =*

    1. Dai Castro says: Responder

      Ela foge mesmo do estereótipo viu Bruna! Espero que goste :)

  3. Adorei a dica! Comecei no mundo de HQs com esses seriados e filmes de agora e estou muito interessada.
    Essa revista é de fácil compra? Vou dar uma olhada para comprar!

    Beijos!
    http://www.furosdecarol.com.br

    1. Dai Castro says: Responder

      Acho que sim Carol ^^ É que essa eu peguei emprestado de um amigo :)

  4. Nossa, faz séculos que não leio um hq, gostaria de começar a ler novamente ahhaha vc me indicaria algum?
    adorei a sua resenha, e realmente as ilustrações são lindas e a história deve ser melhor ainda.

    beijos :*

    1. Dai Castro says: Responder

      Bom, tudo vai depender do seu gosto, se você quer algo de super herói acho que seria legal começar por Miss marvel mesmo já que é uma história bem fechadinha. Outras que gosto bastante são as Graphics MSP tem cada história fofa :)

  5. Você sempre me aparece com uma HQ mais maravilhosa do que a outra, amo descobrir várias por aqui! Um beijo grande pra ti ♡

    1. Dai Castro says: Responder

      Haha Fico feliz que goste das minhas dicas de HQ <3 Beijos!

  6. Prefiro a Capitã Marvel :p

    1. Dai Castro says: Responder

      Ha Ha, bobo ¬¬

  7. Nossa Dai, que interessante essa história. Mesmo eu, que não sou muito fã desse universo de super heróis, fiquei bem interessada. Maravilhoso isso de explorar outras culturas, outras realidades…

    1. Dai Castro says: Responder

      Independente de ser ou não de universo de super herói a história é interessante por inovar com uma personagem que foge dos padrões e representa uma minoria :)

  8. Oi Dai =)

    Que HQ linda *-*. Sério,estou apaixonada!

    Adoro os heróis da Marvel, e essa personagem é uma das minha favoritas <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    1. Dai Castro says: Responder

      Essa HQ está muito linda mesmo e eu adorei conhecer a personagem <3

  9. Nunca li um HQ e tenho muita vontade! Meu namorado já leu alguns, ai ele me conta algumas partes e historias, principalmente quando estamos vendo os filmes, Capitão America, Thor, Homem Aranha, Guerra Civil, ele já me contou quase tudo o que acontece hahaha. Achei bem legal a ideia da Miss Marvel, é legal ter uma super heroína, onde não está com roupas coladas e é simbolo sexual.

    1. Dai Castro says: Responder

      O que eu mais gostei da hq foi justamente isso, essa “quebra de padrões”. Meu namorado também lê bastante quadrinhos e eu acabo conhecendo muita coisa através dele haha :) Beijos!

  10. Eu fiquei tão feliz quando vi que Ms Marvel ia ser publicada aqui no Brasil. Eu já tinha lido a HQ em inglês e achado a personagem absolutamente fantástica e diferente dos demais heróis. Achei a história muito legal e fico feliz que você também tenha gostado!
    Beijos
    Mari

    1. Dai Castro says: Responder

      Ah, eu adorei Mari :)

  11. Que HQ fantástico é esse? Eu ainda não conhecia, achei a história fascinante! Nunca li nenhum HQ, mas sabe quando uma história acabar chamando tanto a sua atenção? Então, estou sentindo assim! Marvel cada dia me surpreendendo mais e mais <33
    Beijinhos,

    1. Dai Castro says: Responder

      Fico feliz que tenha gostado!! O mais legal é que você não vai ficar perdida se começar a ler por essa, é uma história bem fechadinha :)

  12. Não tenho o costume de ler HQ, então não conhecia. Achei a proposta interessante por ser uma menina e descendente de paquistaneses muçulmanos. Espero que saibam aproveitar bem essas diferenças para criar uma história original nos próximos, ao invés de ficar apenas no básico de super-herói né?

    1. Dai Castro says: Responder

      Acho que a personagem renderia boas histórias, viu? Histórias até mais legais do que essa, vamos ver como vai ser :)

  13. Não sou de ler HQ, mas achei tão interessante, super diferente do que estamos acostumados, eu adoro propostas que saem do convencional.
    http://www.charme-se.com/

    1. Dai Castro says: Responder

      É bem diferente mesmo! :)

  14. Faz tanto tempo que não leio uma HQ, bateu uma saudade forte agora! Não conheço muito bem as histórias delas, mas achei super interessante o que você contou. É sempre legal ver que as HQs, aos poucos, estão abrindo espaços para heroínas mais parecidas com o público que as lê. Isso é incrível. <3 Um beijo!

    1. Dai Castro says: Responder

      É verdade Thay, o mais legal dessa HQ é justamente isso! :)

  15. Eu não conhecia a história da Miss Marvel, que incrível! Ai, agora fiquei super curiosa para ler também, já é bom ver personagens femininas fortes/ganhando força, que dirá com uma “trajetória posterior” diferente assim!

    1. Dai Castro says: Responder

      Fico feliz que tenha gostado Luly :)

  16. Cara, outro dia eu tava lá de boa comprando uma comic (chamada Nikkei, se você curte super heroínas quebradoras de paradigmas, recomendo muitíssimo esta) e o vendedor timidamente tentou me enfiar essa Miss Marvel guela abraixo, o que eu recusei por motivos de: não sou ryca pra comprar todas as hq’s do mundo.
    Mas agora lendo sua resenha eu to MUITO arrependida de ter recusado a compra, sério. Já apaixonei pela personagem, só pela sua descrição.
    Abraços!

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu gosto sim de personagens como a Kamala! Vou anotar a sua dica :) Espero que também goste dessa HQ!! Beijos!

  17. Vi sua resenha no dia que postou e nesse dia mesmo fui atrás mas não achei. Queria ter achado para falar o que achei e tal mas vou ver se acho amanhã, haha. De qualquer forma acho que é uma história bem bacana e como eu não sou muito de ler HQs de super heróis acho que vou acabar gostando, já que é uma história fechada. E por ser de uma heroína fiquei bem animada. :D

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu adorei a personagem e olha que também não sou muito de ler HQs de super heróis!Tomara que você encontre pra comprar ^^

  18. Apesar de gostar muito de quadrinhos, os de super heróis nunca foi os meus favoritos, mas a Capitã Marvel e a Miss Marvel, tem um espacinho especial no meu coração.

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu não conhecia e adorei a personagem também <3

Deixe uma resposta