Livro – O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias (Tim Burton)

Livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra - Tim Burton

Livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra - Tim Burton

Quando fui a exposição O Estranho Mundo de Tim Burton tive a oportunidade de conhecer um outro lado do artista que vai muito além das suas obras como cineasta. No livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias conhecemos uma coletânea de contos e ilustrações do autor, muitas das quais, estavam expostas na mostra.

Praticamente todos os poemas nos apresentam personagens desajustados, que de uma maneira ou de outra, não conseguem se encaixar na sociedade e por isso, trazem sempre um semblante deprimido, melancólico e trágico, elementos típicos das obras de Burton.

Apesar de ser contos infantis a atmosfera das histórias, muitas vezes, é pesada, pontuadas por humor negro, além de críticas a sociedade. A própria descrição do livro resume bem: É infantil, mas adulto.

Livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra - Tim Burton

Livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra - Tim Burton

Eu não sou acostumada a ler poesias, mas as rimas e a sonoridade dos contos é um ponto positivo a destacar. As ilustrações enriquece muito a leitura e nos ajuda a mergulhar de história em história e a nos envolver com a situação de cada personagem, nos fazendo rir ou nos espantar com o destino, muitas vezes, trágico que iremos encontrar na página seguinte.

Os poemas apresentam diversos temas atuais muitos deles referente ao próprio relacionamento humano. Burton destaca nessa obra o diferente, o peculiar, algo que sempre me encantou nos filmes de sua autoria. O livro é uma oportunidade de embarcar na mente criativa do cineasta e descobrir de onde surgiram personagens tão marcantes como Edward, mãos de tesoura, Jack Skellington e tantos outros.

Livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra - Tim Burton

Livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra - Tim Burton

De repente somos parte da Menina Trash, do Menino Múmia ou do próprio Menino Ostra que dá nome a obra. Ou quem sabe vivemos um pouquinho da realidade do Bebê âncora ou da menina de olhos fitos, encontramos muita humanidade em personagens excêntricos e porque não, desesperançosos.

Essa edição está bem caprichada e foi lançada pela Editora Girafinha. A diagramação me agradou bastante inclusive a maneira com que as páginas foram numeradas sendo dispostas na horizontal do livro.

É uma obra que todo fã do autor vai se orgulhar em ter na estante! Vocês já conheciam? Beijos e até mais!

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

Leia Também

22 Comment

  1. Eu sou louca pra comprar esse livro, mas queria em inglês. Gosto de ler os poemas na língua original (quando possível e quando sou capaz de compreender hahaha)
    Bjs

    1. Dai Castro says: Responder

      As vezes a tradução modifica um pouco a essência da história, né? Isso eu já não posso avaliar no livro mas gostei dele em português :)

  2. Adoro esse ar de “infantil, porém adulto” que o Tim passa, apesar de não curtir poesia, é um livro que eu teria fácil na estante só pelas ilustrações, hehe. Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      O que mais me encantou foram as ilustrações mesmo <3 beijos!

  3. Nossa, eu não sabia que ele era autor! Que surpresa agradável :) Pelo que percebi a essência das suas histórias é a mesma que ele leva para seus filmes, com seus personagens desajustados e com traços que são “totalmente Tim Burton” (sabe, aquela coisa que você bate o olho e já sabe quem é o autor).
    Gostei muito! Para quem é bem fã (ou não) do cara, parece ser um prato cheio! :)

    Beijo! ♥

    1. Dai Castro says: Responder

      Ele tem um estilo muito marcante, né? Eu também não conhecia o livro, só descobri ao vê-lo na livraria do MIS, local da exposição! Beijos!

  4. Eu quero! Eu quero! Eu quero! *_*
    Que livro lindinho <3

    1. Dai Castro says: Responder

      hahaha fofo, né? :)

  5. Acho que não existe obra do Tim Burton que eu não goste! Sou apaixonada por todas, e com essa não é diferente. Apesar de não ser leitora assídua de poesia, acho esse livro uma das coisas mais lindas que já li! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    1. Dai Castro says: Responder

      O Tim Burton,é demais, né? :) Esse é um livrinho muito interessante mesmo :)

  6. Depois da expo, fiquei muito curiosa na vida do Tim Burton. Necessito de uma biografia (ou auto biografia) para saber qualé a da melancolia dele.Ás vezes, acho que algo em sua infância foi algo muito muito sad.
    | A Bela, não a Fera || Turma da Mônica e o Escotismo|| FB Page A Bela, não a Fera|

    1. Dai Castro says: Responder

      Acho que tem um livro da biografia dele, não tem? hehe Só assim pra saber mais mesmo! :) Beijos!

  7. Não acredito que não sabia da existência dessa coisa linda o.o
    Que maravilhoso Dai, fiquei encantadíssima, e quero ver todas as ilustras <3

    1. Dai Castro says: Responder

      hahaha As ilustrações foi o que eu mais gostei do livro :D

  8. Ai, que livro mais lindo. Amo quando os livros vem todos caprichados desse jeito, e as ilustrações são maravilhosas.
    Beijos
    Mari

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu adoro o traço do Tim Burton e o livro é bem bonitinho sim :)

  9. Tava curiosa para saber mais sobre ele agora eu acho que ia gostar de ler. Também não costumo ler poesias mas mesmo que eu não gostasse ia ficar bonito na coleção, hahaha. Eu achava que só dava para comprar na exposição mas acho que tem como achar em outros lugares também, né? :D

    Beijo!

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim… dá para encontrar em outras livrarias também :)

  10. Eu também não estou muito habituada a ler poesias, mas fiquei bem curiosa com esse livro. Acho que a combinação da poesia com as ilustrações características do autor deve ter ficado incrível!

    E gosto bastante de personagens que fogem do convencional (apesar que o menino com prego nos olhos me deu uma aflição x.x).

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      hahaha também fiquei meio chocada quando vi! rs Mas, gosto de personagens assim :)

  11. Tim Burton <3
    Que inveja que você conseguiu ir na exposição dele! Eu desisti depois de os ingressos se esgotarem 435x. Adorei este post, claro.

    Bjs
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    1. Dai Castro says: Responder

      Olha, fiquei com medo de não conseguir ingresso! Que pena que você não conseguiu

Deixe uma resposta