Eu Fui – Exposição O Mundo de Tim Burton

mundo tim burton - colorindo nuvens

Sábado passado foi dia de ir conferir a exposição O Mundo de Tim Burton no MIS (Museu da Imagem e do Som). Foi um dia bem especial, estava com os ingressos em mãos desde Janeiro e as minhas expectativas eram altas por admirar o universo criado pelo cineasta.

Tim Burton
criou ao longo desses anos de carreira um universo completamente a parte, onde uma atmosfera macabra e o sentimento de melancolia são elementos constantes.

A minha admiração por suas obras começou ainda na infância com Edward, Mãos de Tesoura. Sempre fui fascinada pela história e pelo personagem e até hoje o considero um dos meus filmes favoritos.

mundo tim burton - colorindo nuvens

Click Toys - Colorindo Nuvensfonte

Na exposição temos a oportunidade de conhecer um outro lado de suas obras. O grande foco são os desenhos de sua autoria. Somos apresentados a uma infinidade de personagens que surgiram dos seus rabiscos, muitas vezes, feitos de maneira despretensiosa em guardanapos ou bloquinhos de anotações.

Achei muito legal a ideia de estarmos dentro das entranhas de um monstro, foi assim que me senti ao passar pela porta. Durante toda a exposição conhecemos quais foram as suas principais influências e primeiras manifestações artísticas, até a arte para as suas obras mais aclamadas como O Estranho Mundo de Jack, Batman, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Noiva Cadáver e tantos outros.

mundo tim burton - colorindo nuvens

mundo tim burton - colorindo nuvensfonte

As obras expostas fazem parte do acervo pessoal do artista, o que predomina são mesmo os desenhos, pinturas e pequenos contos criados por ele. Ainda podemos assistir a alguns curtas poucos conhecidos ou que jamais foram finalizados esteticamente.

Como não era permitido fotografar pesquisei algumas imagens na Internet para mostrar para vocês. Aliás, mesmo que fosse permitido o ambiente da exposição é bem escuro e tons de vermelho, roxo e preto predominam <3

mundo tim burton - colorindo nuvensfonte

mundotimburton-colorindonuvens

Como lembrança desse dia comprei na livraria do museu o livro O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Historias onde conhecemos diversos personagens infantis peculiares criados por Burton, muitos dos quais estavam expostos na mostra. Farei em breve a resenha do livro aqui no blog! :)

Apesar de ter gostado bastante da experiência confesso que fiquei um pouquinho desapontada. Assim que soube da exposição no ano passado imaginei uma série de coisas como reprodução fiel dos cenários dos filmes, exposição de figurinos ou quem sabe uma réplica em tamanho real do Edward Mãos de Tesoura? Mas, não foi isso que eu encontrei, já que não era o foco.

De qualquer forma foi incrível entrar no Mundo de Tim Burton! Vocês já foram a exposição? Pretendem ir? Beijos e até mais!

Facebook ♡ Twitter ♡ Instagram ♡ Bloglovin

34 comments

  • Ai, que legal que você foi! Também acho o Tim Burton sensacional e queria muito ter a oportunidade de ir, mas esse ano, não vai dar.
    Mas eu também achava que ia ter cenários dos filmes dele, pelo que você contou não foi bem assim? Que pena.
    Beijos
    Mari

  • Sério que não pode fotografar? Poxa :(
    Mas deve valer muito a pena guardar cada pedacinho da exposição na nossa mente, né? Pena que não tinha recriações dos cenários como na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum. Aliás, uma das coisas que eu mais odeio sobre o fato de não morar em São Paulo, é perder exposições como essas, só me resta os posts em blogs, haha, valeu pelo seu!!! <3

    • É.. morar muito longe de São Paulo não é muito legal se pensar por esse lado haha Então, pensei que seria algo no estilo da exposição do Castelo Ra-Tim-Bum mesmo, mas foi bem diferente rs! Beijos!

  • AI MEU CORAÇÃO, DAI! ;_____; Eu queria tanto, tanto, tanto visitar essa exposição e tô bem triste por saber que não vou ))):

    Não tinha pesquisado fotos na internet nem nada, então fiquei bem feliz por ver um pouquinho dela através do seu post. Obrigada por isso <3

    Fico no aguardo da resenha :333 Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li.

  • Daaiii <3

    Tô com os ingressos comprados e não vejo a hora de ver essa exposição.
    Eles fizeram um trabalho bem legal no MIS né?
    Adorei seu post, e fiquei triste porque COMO ASSIM NÃO TEM UM EDWARD MÃOS DE TESOURA GIGANTE. :(
    Muito triste cara.

    Um beijoo<3

  • Cara, que máximo *—* Tim Burton realmente consegue criar mundos fantásticos. Queria ter ido na exposição, mas infelizmente só fiquei sabendo através do seu post, rs. Acho que se eu fosse, eu não iria querer sair de lá, rs.
    Beijos ♥

  • Fui na expo quarta-feira! Mesmo não podendo tirar fotos, fui um pouco outlaw e o fiz ehe. Queria de verdade, ter filmado a descida no escorregador :(
    Fiquei sabendo que seria mais interativa, então o que me surpreendeu mesmo foi o escorregador. Fora isso, óbvio que fiquei encantada com os desenhos do acervo que ele liberou. Demorei 1h30 pra sair de lá de dentro, enquanto que eu via o pessoal passando tão rápido…
    | Blog A Bela, não a Fera |
    |‎Youtube TAG Pokemon |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    • Demorei muito pra sair lá de dentro também e ainda aproveitei o cineminha que tinha do lado de fora, já que não consegui assistir a todas as obras lá dentro! O escorregador foi demais <33

  • Poxa, que coisa não poder tirar fotos! Mas, pelo menos assim a gente aproveita para ver a exposição com mais calma e mais atenção, não é mesmo? Eu infelizmente não irei, pois moro longe e $$$. Hahaha. Mas tenho amigos que foram e adoraram. Confesso que também esperava algo de alusão ao Edward, devido a todo carinho que os fãs tem por esse filme. Mas mesmo assim fiquei com vontade de ir. <3

    Beijos!
    http://www.janeladesorrisos.com

  • Eu não conheço muito esse universo de Tim Burton mas acho que seria uma exposição legal de visitar e conhecer um pouco mais. Vi o pessoal falando bem e fiquei com vontade de ir mas os ingressos acabaram muito rápido! Não sei se é verdade mas vi no facebook que dia de terça-feira a entrada é gratuita. :D

    Ah, o que eu mais gostei mesmo foram as comprinhas. Vou querer ver a resenha depois. <3

    Beijos!

    • Sobre os ingressos gratuitos eu não sei viu, Bia. Mas seria uma oportunidade e tanto se for verdade, para mim não ia fazer muita diferença, tenho só o final de semana livre rs Pode deixar que vou resenhar o livrinho sim! Beijos!

  • Eu ainda não fui,espero que ainda tenha essa oportunidade.O Edward também é um dos meus personagens preferidos.Estou louca para conhecer um pouquinho mais sobre as obras de cineasta que sou mega fã.
    Beijos!

  • Eu achei legal a experiência de ir apreciar uma amostra de arte. Nunca tinha ido em um lugar apenas para ficar olhando quadros ou desenhos, é diferente, ficar procurando entender o que se passava na cabeça do autor quando ele fez a ilustração. Também devo confessar que esperava mais. Mais manequins e/ou figuras usadas nos filmes. Apesar dos pesares, achei o saldo positivo.

    • É verdade Re, acho que nunca tinhamos feito um passeio assim, foi um experiência diferente e apesar desses detalhes, gostei bastante <3 Obrigada pela companhia ;)

  • Eu confesso que também imaginava que o foco da exposição seria um pouco diferente, com objetos e cenários inspirados nas obras dele. Mas o que importa é que foi bacana e você curtiu, né?! :)
    Acho que provavelmente não conseguirei ir :( Mas quem sabe numa próxima!
    Adorei o livro e o marcador e ficarei no aguardo da resenha <3
    Beijos!

  • Não sei colocar emojis aqui, mas pode imaginar aquele chorando de emoção x 1 milhão, HAHA.

    Eu AMO os cenários e os desenhos do Tim Burton. Confesso que faz tempo que não curto um filme dele, acho que ele perdeu o brilho de A Fantástica Fábrica pra cá, mas os filmes e animações antigas são incríveis <3. Porém, ainda amo o clima e o cenário que só ele consegue criar.

    Eu tenho esse livro, mas em inglês. Os contos são lindos demais, hahahahaha, super macabrinhos! E as ilustrações são incríveis <3

    • Faz um bom tempo que ele não faz um filme realmente bom, né? Espero que ele recupere o brilho. Ameei esse livro, vou fazer um post dele em breve :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *