Resenha do Livro: A Garota no Trem de Paula Hawkins

Resenha de Livro - A garota no trem

A Garota no Trem lançado pela Editora Record foi um livro muito comentado durante o seu lançamento, inclusive o best-seller deu origem a um filme de mesmo nome estrelado por Emily Blunt.

A obra de Paula Hawkins é um thriller psicológico que traz a história de três mulheres: Rachel, Megan e Anna. O livro é contado em primeira pessoa pelo ponto de vista de cada uma das personagens, a autora tem uma maneira bem interessante de nos apresentar os fatos, alternando em passado e presente, e dividindo o dia em períodos.

A principal narradora do livro é Rachel, uma mulher que está com a vida completamente desestruturada e para afogar as suas mágoas e constante sensação de fracasso, afunda-se diariamente na bebida e pega religiosamente o trem das 8h04 de Ashbury com destino a Londres.

Resenha de Livro - A garota no trem

De vazio, eu entendo. Começo a achar que não há nada a se fazer para preenchê-lo. Foi o que percebi com as sessões de terapia: os buracos na sua vida são permanentes. É preciso crescer ao redor deles, como raízes de árvore ao redor do concreto; você se molda a partir das lacunas.

Resenha de Livro - A garota no trem

Ao realizar essa viagem todos os dias, como forma de despistar sua companheira de apartamento de uma demissão que ocorrera há meses, Rachel passa a observar obsessivamente os moradores de uma casa específica que encontra em seu trajeto. É no casal de vida aparentemente perfeita que a personagem relembra o dias felizes de seu casamento destruído.

Quando Rachel observa algo incomum acontecendo na sua tão familiar casa de número 15 e logo em seguida, a notícia do desaparecimento de sua bela moradora, resolve contribuir com todas as informações que puder e acaba se envolvendo muito mais do que deveria nessa história cheia de suspense e lacunas que precisam ser preenchidas.

Resenha de Livro - A garota no trem

Viver assim, como eu vivo hoje, é mais difícil no verão, quando o dia é mais longo e o abrigo na escuridão da noite é curto, quando há tanta gente na rua, a felicidade estampada no rosto. Isso é tão cansativo, e deixa a gente se sentindo mal por não fazer parte daquilo.

A história é construída com base em pequenos retalhos. Aos poucos vamos entendendo a ligação entre as personagens e buscando pistas para solucionar o principal mistério. A maneira com que a autora decidiu construir essa história fez toda a diferença para me prender a leitura, até porque, tive bastante dificuldade em me apegar as personagens e mesmo assim, não consegui largar o livro até o final.

A Rachel é uma personagem que faz muitas besteiras consigo mesma. As suas recaídas com a bebida, atitudes impulsivas e impensáveis a coloca em situações muito difíceis. Fica claro a sua total dependência emocional pelo ex-marido Tom, sem conseguir superar o término da relação, são muitas as situações em que a personagem se humilha por migalhas de atenção.

Resenha de Livro - A garota no trem

Não sei. Não sei onde foi parar aquela força, não me lembro do momento em que a perdi. Acho que, com o passar do tempo, ela foi se dissipando, pouco a pouco, pela vida, pelo fardo de vivê-la.

Essa abordagem, apesar de cansativa, acaba sendo interessante para analisar os tipos de relacionamentos abusivos e doentios que existem. Fica claro que Rachel precisa de ajuda profissional para superar uma depressão e o  alcoolismo, mas justamente por insistir nos mesmos erros e ter uma atitude tão autodepreciativa, fica difícil criarmos um laço mais forte com ela. Temos a sensação que ela simplesmente não quer ser ajudada, sabe?

A Garota no Trem é uma história com bastante reviravoltas, que conseguiu me surpreender em alguns aspectos. Além de proporcionar muito suspense e tensão psicológica, o livro é também um alerta sobre o poder emocional que uma pessoa pode ter sobre a outra, sendo capaz, até mesmo, de destruí-la. Vocês já leram esse livro? Assistiram a adaptação?

Título: A Garota no Trem | ISBN: 9788501104656 | Ano: 2015 | Especificações: 378 páginas | Editora: Record

Classificação do livro: 4 estrelas

[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]

Leia Também

16 Comment

  1. Oi oi passando aqui só pra manter contato haahah :)
    Eu queria seguir teu blog, mas não consegui o.O

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      Oi Váh! Dá pra assinar o feed do blog e receber as novidades por e-mail, também posto as novidades nas redes sociais ;) Beijos!!

  2. Oiii Dai!♥
    Gostei muito da sua resenha. Estava com muita vontade de ver a adaptação, mas não estava muito afim de ler o livro, maaaaaaas pelo que você contou parece uma leitura super boa. Fiquei curiosa. Só acho que vou ler em um momento bom da vida porque pelo que você disse, é bem deprezinho né?! haha

    Um beijooo

    1. Dai Castro says: Responder

      É um livro que trata desses assuntos mais tensos como alcoolismo e depressão, mas vale super a pena, o mistério prende a gente do começo ao fim :)

  3. Aiiii Dai! Ando tão atrasada com as leituras <3
    Esse livro está na minha lista há um bom tempo e acho que vou comprar com essa capa..

    1. Dai Castro says: Responder

      Também não curti muito essa capa, mas recomendo a leitura!! <3

  4. uauu!! amei a resenha,só vou ver o filme ,depois que eu ler esse livro.
    bjsss

    1. Dai Castro says: Responder

      Espero que goste :)

  5. Eu sou péssima pra saber que muitos filmes vieram de livros rsrs quando vi o trailer fiquei bem curiosa pra assistir mas, pelo o que vc falou da leitura acho que acabaria desistindo… acho que se u não me apego ao personagem não consigo passar mt tempo no livro sabe? vamos ver ^^ vou ver o filme primeiro vai que mudo de ideia e tomo coragem pra leitura não ^^? beijos linda ^^

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim sim! As vezes, quando estou em dúvida, vejo o filme primeiro para ver se me interesso! :) Depois você me conta se vai ler ou não haha Beijos!

  6. Gostei muito da sua resenha Dai!
    Eu andava numa super indecisão em relação a esse livro faz um tempo, mas como tô bem curiosa, decidi que vou ler (só não sei quando ainda rs). Mas preciso ler antes que acabe vendo o filme. Porque quando é uma história de suspense, acabo perdendo o interesse quando já sei o que vai acontecer. Fiz isso com “Garota Exemplar” e depois me arrependi de não ter lido.
    Acho que vou ter alguns probleminhas pra gostar da Rachel, mas como a história prende bastante, acho que vai tornar a leitura mais fácil.

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      É verdade, quando a história é de suspense, perde a graça já saber de todo os mistérios, né? Espero que goste da leitura, mas acredito que você também não vai gostar muito da personalidade dela não, viu? hahaha Beijos!

  7. sempre vejo muita gente falando desse livro, socorro! acho que tem até outra capa ou tô louca? haha estou muito interessada, vou tentar na versão digital! :**

    1. Dai Castro says: Responder

      Tem outra capa sim, mais bonita! :) Espero que goste!

  8. Eu li ele logo que lançou, achei super foda a história!
    O final me surpreendeu haha
    Tô louca pra ver o filmeeee (:

    1. Dai Castro says: Responder

      Preciso ver o filme também hahaha <3

Deixe uma resposta