Resenha do Livro : A Guerra que Salvou a Minha Vida | Darkside Books

Acho muito gostosa a sensação de ler um livro e se apaixonar por cada detalhe, seja pela edição, pelos personagens ou pela história. A Guerra que Salvou a Minha Vida de Kimberly Brubaker Bradley se tornou pra mim esse tipo de obra, aquele livro inesquecível que a gente vai pegar para folhear de vez em quando, só para relembrar nossos trechos preferidos.

O livro é o primeiro lançamento do ano da linha Darklove e o primeiro livro que recebo da parceria renovada com a Darkside Books. Acho que não poderíamos ter começado de maneira mais positiva. A história é repleta de coisas que me agrada em uma leitura: tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial, é contada pelo ponto de vista de uma criança e há tanta superação envolvida em cada parágrafo que é quase impossível a gente não se inspirar.

Ela teve a chance que Anne Frank não teve. A Guerra que Salvou Minha Vida é um livro sobre as muitas batalhas que nós precisamos vencer para conquistar um lugar no mundo.

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

A Guerra que Salvou a Minha Vida: Uma história de superação

A Guerra que Salvou a Minha Vida tem como protagonista Ada, uma garota de aproximadamente 10 anos que nasceu com o pé direito torto. Com vergonha de ter uma filha “aleijada” a Mãe, decidiu trancafiá-la dentro de casa, e assim, Ada é privada de quase todas as coisas, inclusive o que seria o mais importante: o afeto da mãe.

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

Se eu conseguisse andar, talvez a Mãe não sentisse tanta vergonha de mim. Talvez pudéssemos disfarçar o meu pé aleijado. Talvez eu pudesse sair de casa e ficar com meu irmão, ou pelo menos ir onde ele estivesse, caso precisasse de mim.

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

Logo nas primeiras páginas conseguimos visualizar a realidade da família e acompanhamos Ada em sua luta solitária para aprender a andar sozinha. Enquanto a vida passa pela janela do humilde apartamento, o único elo de Ada com o mundo exterior, a Guerra chega a Inglaterra e várias crianças que moravam em Londres, são evacuadas para o interior, onde estariam mais seguras frente a um ataque iminente.

É ai que Ada, consegue embarcar com Jamie, o irmão mais novo, em um desses trens e a partir dessa atitude de muita coragem que a vida dessas duas crianças começam a mudar e Ada pode, finalmente, ver muito além do que a vista de sua janela alcançava. Um mundo cheio de possibilidades se abre para ela, mas as feridas do passado com a Mãe ainda estão abertas e precisam ser superadas.

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

Quando as folhas das árvores começaram a mudar de cor, fiquei assustada. A Susan jurou que aquilo acontecia todo ano. As folhas mudavam de cor e caíam, e as árvores passavam o inverno todo como se estivessem mortas, mas na verdade não morriam. Na primavera, novas folhas verdes tornavam a crescer. A Susan parou de se surpreender com o tanto de coisa que a gente não sabia.

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLoveKit de costura que recebi junto com o livro e as fotos

Apesar de abordar temas pesados como o abusos psicológicos à uma criança, desprezo maternal, preconceito e a  guerra em si, a escrita de Kimberly Brubaker Bradley consegue tornar tudo mais leve, a simplicidade de sua escrita nos faz criar um elo muito forte com Ada, Jamie e Susan (a jovem responsável por adotá-los temporariamente), como vemos toda a trama por conta do ponto de vista de uma criança, cabe a nós interpretarmos de uma maneira mais ampla o que esta sendo dito nas entrelinhas e assim, ter uma visão mais completa da situação.

Sobre a Edição

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

Essa edição da Darkside Books está extremamente delicada. O kit que recebi junto ao livro também me surpreendeu bastante, além de algumas fotos das crianças de Londres refugiadas, um poster sobre a Segunda Guerra Mundial, o livro veio em um saquinho de pano “feitos de retalhos” para combinar com a capa e um kit de costura que também tem bastante ligação com a história.

Antes de começar a ler é quase impossível não tirar alguns minutinhos para observar cada detalhe da edição. A ilustração da capa está maravilhosa, assim como a lombada do livro e os outros detalhes gráficos como a folha de guarda cheia de lavandas.

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

Resenha de Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida Darkside Books DarkLove

A Guerra que Salvou a Minha Vida é um livro triste, com personagens profundamente abalados emocionalmente, mas cheios de descobertas, afinal, o amor em família não depende necessariamente de laços de sangue. Um livro delicado, que todos deveriam conhecer.

Sorteio

Estou profundamente apaixonada por esse livro e gostaria que mais pessoas pudessem entrar em contato com essa obra, sendo assim, fiquei muito feliz quando surgiu a oportunidade de realizar o sorteio de um exemplar de A Guerra que Salvou a Minha Vida em parceria com a Darkside Books, confira as regras e participe!

Regras

  1. Curtir a página do Colorindo Nuvens no Facebook (Obrigatório)
  2. Visitar a página do facebook da Darkside books
  3. Residir em território nacional
  4. Preencher o formulário seguindo todas as regras

Observações:

  1. O sorteio será feito no dia 14/04 e o resultado, divulgado nesse post e em nossas redes sociais!
  2. O ganhador terá um prazo de 48h para nos enviar o endereço de entrega do livro, caso contrário, será realizado o sorteio de um novo ganhador.
  3. O prêmio será enviado pela Darkside Books em um prazo de até 30 dias.

Boa sorte!!!

Obrigada a todos que participaram! E o Ganhador(a) foi: Elis Bandeira!

Sorteio LIvro Guerra salvou a minha vida

Espero que tenham gostado da resenha pessoal! Até mais :)

classificação-favoritoTítulo: A Guerra que Salvou a Minha Vida | ISBN: 9788594540263 | Ano: 2017 | Especificações: 240 páginas | Editora: DarkSide Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

 

103 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *